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Disciplina Comunicação e Relações Interpessoais

  • Apresentação

    Apresentação

    Aulas de natureza teórico-prática com exposição dos conteúdos programáticos recorrendo ao uso de meios audiovisuais e informação documentada impressa (quando justificável). Preenchimento de fichas de trabalho ou inquéritos comportamentais que são analisados pelos estudantes e discutidos durante as aulas, procurando reforçar a importância da comunicação junto dos pares, e em hierarquia. Noções básicas estilos de comunicação, competências próprias na arte da comunicação, tanto como profissional como não profissional no mercado que se quer cada vez mais competitivo e inovador. Noções básicas para uma comunicação interpessoal, fundamental para o sucesso de líderes, profissionais, equipas e empresas, de uma forma geral, que evitam conflitos gerados por falhas e má interpretação, algo recorrente em meios corporativos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conteúdos programáticos.

    1. A comunicação e as relações interpessoais
    2. Conceito, Características e Funções da Comunicação
    3. Obstáculos à comunicação
    4. Comunicação verbal e não verbal
    5. Estratégias para uma comunicação eficaz
    6. A comunicação organizacional
    7. Comunicação formal
    8. Comunicação Informal
    9. Importância da comunicação nas organizações
    10. Impacto da comunicação nos clientes internos
    11. As diferenças entre Gestão e liderança
    12. Regras para o desempenho de um grande gestor
    13. As características importantes para uma boa liderança
    14. Estilos de liderança
    15. Benéficos e obstáculos do trabalho em equipa
  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecimentos:

    • Compreender a importância da comunicação eficaz na medicina veterinária.
    • Identificar os diferentes tipos de comunicação e as suas características.
    • Desenvolver habilidades de comunicação verbal e não verbal.
    • Aprender a lidar com situações de conflito e comunicação difícil.
    • Conhecer os princípios da ética e da deontologia profissional na comunicação.

    Aptidões:

    • Saber comunicar de forma clara, concisa e eficaz com clientes, colegas e outros profissionais.
    • Estabelecer e manter relações interpessoais positivas.
    • Demonstrar empatia e respeito pela diversidade.
    • Saber ouvir e interpretar as necessidades dos outros.
    • Resolver conflitos de forma construtiva.

    Competências:

    • Ser capaz de comunicar de forma eficaz em diferentes contextos profissionais.
    • Construir e manter relações interpessoais positivas com clientes, colegas e outros profissionais.
    • Atuar de forma ética e profissional em todas as situações de comunicação.
    • Ser um membro eficaz da equipa de saúde animal.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    1. Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP):

    • Estudantes desenvolvem projetos práticos para solucionar problemas reais da área veterinária.
    • Estimula autonomia, trabalho em equipa, criatividade e resolução de problemas.

    2. Aprendizagem Baseada em Jogos (ABJ):

    • Utilização de jogos e elementos de gamificação para tornar o aprendizado mais dinâmico e motivador.
    • Promove a participação ativa, o engajamento e a retenção de conhecimento.

      3. Simulações:

    • Ambientes virtuais seguros para praticar habilidades e tomar decisões em situações complexas.
    • Reduz riscos e permite aprendizado com erros.

      4. Aprendizagem Personalizada:
    • Plataformas online adaptam o ritmo e a dificuldade dos conteúdos às necessidades individuais de cada aluno.
    • Promove autonomia e responsabilidade pelo aprendizagem.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Comunicação Eficaz para Profissionais de Veterinária:
      • Autores: Ana Lúcia de Oliveira e Silva, Maria José Costa
      • Editora: Editora CRV, 2016
      • ISBN: 978-85-7821-389-4
    • Relações Interpessoais na Medicina Veterinária:
      • Autor: Alexandre Panosso Netto
      • Editora: Elsevier, 2017
      • ISBN: 978-85-352-8132-0
    • Comunicação Não Violenta:
      • Autor: Marshall Rosenberg
      • Editora: Editora Ática, 2006
      • ISBN: 978-85-08-08178-4

     

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