-
Apresentação
Apresentação
Aulas de natureza teórico-prática com exposição dos conteúdos programáticos recorrendo ao uso de meios audiovisuais e informação documentada impressa (quando justificável). Preenchimento de fichas de trabalho ou inquéritos comportamentais que são analisados pelos estudantes e discutidos durante as aulas, procurando reforçar a importância da comunicação junto dos pares, e em hierarquia. Noções básicas estilos de comunicação, competências próprias na arte da comunicação, tanto como profissional como não profissional no mercado que se quer cada vez mais competitivo e inovador. Noções básicas para uma comunicação interpessoal, fundamental para o sucesso de líderes, profissionais, equipas e empresas, de uma forma geral, que evitam conflitos gerados por falhas e má interpretação, algo recorrente em meios corporativos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 2
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT478-24669
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conteúdos programáticos.
- A comunicação e as relações interpessoais
- Conceito, Características e Funções da Comunicação
- Obstáculos à comunicação
- Comunicação verbal e não verbal
- Estratégias para uma comunicação eficaz
- A comunicação organizacional
- Comunicação formal
- Comunicação Informal
- Importância da comunicação nas organizações
- Impacto da comunicação nos clientes internos
- As diferenças entre Gestão e liderança
- Regras para o desempenho de um grande gestor
- As características importantes para uma boa liderança
- Estilos de liderança
- Benéficos e obstáculos do trabalho em equipa
-
Objetivos
Objetivos
Conhecimentos:
- Compreender a importância da comunicação eficaz na medicina veterinária.
- Identificar os diferentes tipos de comunicação e as suas características.
- Desenvolver habilidades de comunicação verbal e não verbal.
- Aprender a lidar com situações de conflito e comunicação difícil.
- Conhecer os princípios da ética e da deontologia profissional na comunicação.
Aptidões:
- Saber comunicar de forma clara, concisa e eficaz com clientes, colegas e outros profissionais.
- Estabelecer e manter relações interpessoais positivas.
- Demonstrar empatia e respeito pela diversidade.
- Saber ouvir e interpretar as necessidades dos outros.
- Resolver conflitos de forma construtiva.
Competências:
- Ser capaz de comunicar de forma eficaz em diferentes contextos profissionais.
- Construir e manter relações interpessoais positivas com clientes, colegas e outros profissionais.
- Atuar de forma ética e profissional em todas as situações de comunicação.
- Ser um membro eficaz da equipa de saúde animal.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
1. Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP):
- Estudantes desenvolvem projetos práticos para solucionar problemas reais da área veterinária.
- Estimula autonomia, trabalho em equipa, criatividade e resolução de problemas.
2. Aprendizagem Baseada em Jogos (ABJ):
- Utilização de jogos e elementos de gamificação para tornar o aprendizado mais dinâmico e motivador.
- Promove a participação ativa, o engajamento e a retenção de conhecimento.
3. Simulações:
- Ambientes virtuais seguros para praticar habilidades e tomar decisões em situações complexas.
- Reduz riscos e permite aprendizado com erros.
4. Aprendizagem Personalizada: - Plataformas online adaptam o ritmo e a dificuldade dos conteúdos às necessidades individuais de cada aluno.
- Promove autonomia e responsabilidade pelo aprendizagem.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Comunicação Eficaz para Profissionais de Veterinária:
- Autores: Ana Lúcia de Oliveira e Silva, Maria José Costa
- Editora: Editora CRV, 2016
- ISBN: 978-85-7821-389-4
- Relações Interpessoais na Medicina Veterinária:
- Autor: Alexandre Panosso Netto
- Editora: Elsevier, 2017
- ISBN: 978-85-352-8132-0
- Comunicação Não Violenta:
- Autor: Marshall Rosenberg
- Editora: Editora Ática, 2006
- ISBN: 978-85-08-08178-4
- Comunicação Eficaz para Profissionais de Veterinária:
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não