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Disciplina Comportamento, Bem-Estar e Proteção Animal

  • Apresentação

    Apresentação

    Reconhecer o comportamento normal das principais espécies domésticas e exóticas.
    Identificar algumas das alterações comportamentais mais frequentes no cão e gato.
    Conhecer os principais problemas de bem-estar em animais de companhia, de produção, de laboratório e selvagens.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução ao Comportamento e Bem-estar Animal
    Conceitos gerais e história da Etologia
    Mecanismos base do Comportamento Animal
    Métodos de amostragem e registo do comportamento
    Aprendizagem, memória e Motivação
    Teorias da Aprendizagem
    Conceitos gerais e legislação de Bem-estar animal (BEA)
    Indicadores de BEA
    Respostas de Stresse
    Etologia das principais espécies domésticas e de novos animais de companhia
    Problemas de Bem-estar Animal em diferentes espécies
    Clínica e Terapêutica comportamental
    Patologia Comportamental de Cães
    Patologia Comportamental de Gatos
    Modificação comportamental
    Clínica Pet-friendly
    Técnicas de Maneio e Contenção dos Animais de Companhia

  • Objetivos

    Objetivos

    Estar familiarizado com as diferentes abordagens ao estudo do comportamento animal e as suas principais questões
    Conhecer o comportamento natural das principais espécies domésticas.
    Compreender o processo de domesticação, a seleção natural e artificial e os seus efeitos no comportamento.
    Avaliar a influência do inato vs adquirido no desenvolvimento de problemas comportamentais.
    Compreender a importância da relação homem-animal.
    Reconhecer, avaliar e documentar estados emocionais das espécies domésticas mais comuns.
    Conhecer a principal legislação e recomendações sobre bem-estar animal.
    Conhecer os principais problemas de bem-estar que envolvem animais de laboratório, produção, companhia, etc.
    Ser capaz de propor planos de enriquecimento ambiental adaptados à espécie e necessidades.
    Saber avaliar alterações comportamentais de forma crítica e objetiva; identificar a melhor forma de fazer o maneio da situação e de estabelecer um plano de tratamento.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino empregues baseiam-se em aulas teóricas magistrais com exposição de conhecimento, recorrendo a exemplos práticos. Esta será complementada com recurso a metodologias ativas que se baseiam no princípio da aquisição de conhecimento de forma autónoma, de forma a complementar as aprendizagens. São aplicadas metodologias de ensino ativas nas aulas práticas. São ainda utilizadas metodologias de ensino híbrido com recurso a plataformas de ensino on-line como: zoom, moodle e genially.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Landsberg, G. M., Hunthausen, W. L., & Ackerman, L. J. (2012). Behavior Problems of the Dog and Cat :. Elsevier Health Sciences.
    • Tynes, V. V. (Ed.). (2010). Behavior of exotic pets . John Wiley & Sons.
    • Broom, D. M., & Fraser, A. F. (2015). Domestic animal behaviour and welfare . CABI.
    • Burch, M. R., & Bailey, J. S. (1999). How dogs learn. New York, NY: Howell Book House.
    • Yin, S. A. (2009). Low stress handling, restraint and behavior modification of dogs & cats. CattleDog Pub..

     

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