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Apresentação
Apresentação
Reconhecer o comportamento normal das principais espécies domésticas e exóticas.
Identificar algumas das alterações comportamentais mais frequentes no cão e gato.
Conhecer os principais problemas de bem-estar em animais de companhia, de produção, de laboratório e selvagens.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT478-8505
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução ao Comportamento e Bem-estar Animal
Conceitos gerais e história da Etologia
Mecanismos base do Comportamento Animal
Métodos de amostragem e registo do comportamento
Aprendizagem, memória e Motivação
Teorias da Aprendizagem
Conceitos gerais e legislação de Bem-estar animal (BEA)
Indicadores de BEA
Respostas de Stresse
Etologia das principais espécies domésticas e de novos animais de companhia
Problemas de Bem-estar Animal em diferentes espécies
Clínica e Terapêutica comportamental
Patologia Comportamental de Cães
Patologia Comportamental de Gatos
Modificação comportamental
Clínica Pet-friendly
Técnicas de Maneio e Contenção dos Animais de Companhia
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Objetivos
Objetivos
Estar familiarizado com as diferentes abordagens ao estudo do comportamento animal e as suas principais questões
Conhecer o comportamento natural das principais espécies domésticas.
Compreender o processo de domesticação, a seleção natural e artificial e os seus efeitos no comportamento.
Avaliar a influência do inato vs adquirido no desenvolvimento de problemas comportamentais.
Compreender a importância da relação homem-animal.
Reconhecer, avaliar e documentar estados emocionais das espécies domésticas mais comuns.
Conhecer a principal legislação e recomendações sobre bem-estar animal.
Conhecer os principais problemas de bem-estar que envolvem animais de laboratório, produção, companhia, etc.
Ser capaz de propor planos de enriquecimento ambiental adaptados à espécie e necessidades.
Saber avaliar alterações comportamentais de forma crítica e objetiva; identificar a melhor forma de fazer o maneio da situação e de estabelecer um plano de tratamento.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino empregues baseiam-se em aulas teóricas magistrais com exposição de conhecimento, recorrendo a exemplos práticos. Esta será complementada com recurso a metodologias ativas que se baseiam no princípio da aquisição de conhecimento de forma autónoma, de forma a complementar as aprendizagens. São aplicadas metodologias de ensino ativas nas aulas práticas. São ainda utilizadas metodologias de ensino híbrido com recurso a plataformas de ensino on-line como: zoom, moodle e genially.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Landsberg, G. M., Hunthausen, W. L., & Ackerman, L. J. (2012). Behavior Problems of the Dog and Cat :. Elsevier Health Sciences.
- Tynes, V. V. (Ed.). (2010). Behavior of exotic pets . John Wiley & Sons.
- Broom, D. M., & Fraser, A. F. (2015). Domestic animal behaviour and welfare . CABI.
- Burch, M. R., & Bailey, J. S. (1999). How dogs learn. New York, NY: Howell Book House.
- Yin, S. A. (2009). Low stress handling, restraint and behavior modification of dogs & cats. CattleDog Pub..
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não