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Disciplina Técnicas Avançadas de Reabilitação Cognitiva

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular pretende apresentar e desenvolver no estudantes as principais técnicas de reabilitação cognitiva da neuropsicolologia, necessárias para o recurso a metodologioas avançadas e de base digital na reabilitação cognitiva.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Comportamento em ambientes digitais 

    1. Aspetos psicológicos;

    2. Interação social;

    3. Grupos e comunidades; 

    4. Personalidade.

    A Realidade Virtual 

    1. A tecnologia;

    2. Imersão; 

    3. Interação; 

    4. Presença.

    Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica 

    1. Demências

    2. Perturbações da Linguagem

    3. Traumatismos Crânio-encefálicos

    4. Acidentes Vasculares Cerebrais

    5. Doenças Degenerativas

    6. Perturbações Globais do Desenvolvimento 

    7. Paralisia Cerebral

    Efeitos Secundários e Contra-indicações

    Considerações Éticas

    O Futuro da Reabilitação Cognitiva: Novas aplicações.

  • Objetivos

    Objetivos

    Criar competências ao nível das principais técnicas de reabilitação cognitiva de um ponto de vista da neuropsicologia, incluíndo as competências gerais baseadas em sistemas digitais e interactivos para a reabilitação cognitiva. Especificamente, 1) conhecer diferentes programas de reabilitação cognitiva e identificar a adequação dos mesmos consoante a finalidade desejada em termos de reabilitação cognitiva; 2) Planear e aplicar diferentes programas de reabilitação cognitiva numa perspetiva focada num domínio único cognitivo ou multidomínio. 

     

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Gamito P., Oliveira J, Morais D., Rosa P, Saraiva T. (2011). Serious Games for Serious problems: from Ludicus to Therapeuticus. In Kim JJ. (Ed.) Virtual Reality . InTech, Publishing. 527-548

     

    Pons, J. & Torricelli, D. (Eds). (2014). Emerging Therapies in Neurorehabilitation (Biosystems & Biorobotics). Springer.

     

    Rogers, J. M., Foord, R., Stolwyk, R. J., Wong, D., & Wilson, P. H. (2018). General and domain-specific effectiveness of cognitive remediation after stroke: systematic literature review and meta-analysis. Neuropsychology Review, 28(3), 285-309.

     

    Slater, M., and Sanchez-Vives, M. V. (2016). Enhancing our lives with immersive virtual  reality. Front. Robot. AI 3:74. 

     

    Wilson, B. (2011). ‘Cutting Edge’ Developments in Neuropsychological Rehabilitation and Possible Future Directions. Brain Impairment, 12(1), 33-42.  

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