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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular pretende apresentar e desenvolver no estudantes as principais técnicas de reabilitação cognitiva da neuropsicolologia, necessárias para o recurso a metodologioas avançadas e de base digital na reabilitação cognitiva.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT789-15957
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Comportamento em ambientes digitais
1. Aspetos psicológicos;
2. Interação social;
3. Grupos e comunidades;
4. Personalidade.
A Realidade Virtual
1. A tecnologia;
2. Imersão;
3. Interação;
4. Presença.
Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica
1. Demências
2. Perturbações da Linguagem
3. Traumatismos Crânio-encefálicos
4. Acidentes Vasculares Cerebrais
5. Doenças Degenerativas
6. Perturbações Globais do Desenvolvimento
7. Paralisia Cerebral
Efeitos Secundários e Contra-indicações
Considerações Éticas
O Futuro da Reabilitação Cognitiva: Novas aplicações.
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Objetivos
Objetivos
Criar competências ao nível das principais técnicas de reabilitação cognitiva de um ponto de vista da neuropsicologia, incluíndo as competências gerais baseadas em sistemas digitais e interactivos para a reabilitação cognitiva. Especificamente, 1) conhecer diferentes programas de reabilitação cognitiva e identificar a adequação dos mesmos consoante a finalidade desejada em termos de reabilitação cognitiva; 2) Planear e aplicar diferentes programas de reabilitação cognitiva numa perspetiva focada num domínio único cognitivo ou multidomínio.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias expositivas e demonstrativas.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Gamito P., Oliveira J, Morais D., Rosa P, Saraiva T. (2011). Serious Games for Serious problems: from Ludicus to Therapeuticus. In Kim JJ. (Ed.) Virtual Reality . InTech, Publishing. 527-548
Pons, J. & Torricelli, D. (Eds). (2014). Emerging Therapies in Neurorehabilitation (Biosystems & Biorobotics). Springer.
Rogers, J. M., Foord, R., Stolwyk, R. J., Wong, D., & Wilson, P. H. (2018). General and domain-specific effectiveness of cognitive remediation after stroke: systematic literature review and meta-analysis. Neuropsychology Review, 28(3), 285-309.
Slater, M., and Sanchez-Vives, M. V. (2016). Enhancing our lives with immersive virtual reality. Front. Robot. AI 3:74.
Wilson, B. (2011). ‘Cutting Edge’ Developments in Neuropsychological Rehabilitation and Possible Future Directions. Brain Impairment, 12(1), 33-42.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não