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Apresentação
Apresentação
Com uma abordagem transversal à história das imagens e dos media óticos, a UC de Arqueologia dos Media, pretende dar um enfoque especial às mediações dos dispositivos da imagem em movimento e do cinema.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6353-23330
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. As imagens técnicas: do inconsciente ótico às caixas negras
2. O espanto e a estranheza: a técnica enquanto novidade
3. Os fenómenos óticos e a perceção humana
4. As projeções luminosas das lanternas mágicas: do científico ao obscurantismo
5. A performatividade da imagem em movimento e os espetáculos de Étienne-Gaspard Robertson
6. A ilusão ótica e o movimento aparente: os brinquedos óticos e os laboratórios do século XIX
7. As diversões óticas no contexto português
8. Remediações (artísticas) na prática cinematográfica
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Objetivos
Objetivos
A perspetiva arqueológica desta UC, ainda que privilegiando o campo do cinema e das suas realizações, pretende olhar para a imagem em movimento dentro de uma cultura visual que se cruza com a história dos media. Contribuindo desse modo, através de uma análise aos seus programas e efeitos, para o reconhecimento de movimentos recursivos e diferentes processos de remediação dos media.
É igualmente o seu objectivo produzir um conhecimento aprofundado em torno dos dispositivos óticos, ao valorizar uma aproximação histórica ao seu contexto de produção, focada tanto nas suas realizações técnicas como artísticas.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nesta UC existirá uma abordagem teórica expositiva aos conceitos emergentes na aproximação arqueológica aos media, a qual será complementada através da discussão em aula de textos selecionados. Em alguns momentos também se privilegiará a relação directa com estes dispositivos e a sua experimentação.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
AUMONT, J. (2009). A Imagem. Lisboa: Texto & Grafia.
FLUSSER, V. (1998). Ensaio sobre a Fotografia: para uma filosofia da técnica. Lisboa: Relógio d'Água.
FRIEDBERG, A. (2006). The Virtual Window: from Alberti to Microsoft. Cambridge, Mass.: The MIT Press.
GUNNING, T. (1986). The Cinema of Attractions: Early Film, Its Spectator and the Avant-Garde. Wide Angle. Vol. 8, n.º 3 & 4 (Fall), p.63-70.
MACHADO, A. (1997). Pré-cinemas & Pós-cinemas. Campinas, São Paulo: Papirus.
MANNONI, L. (2003). A Grande Arte da Luz e da Sombra: Arqueologia do Cinema. São Paulo: SENAC.
ELSAESSER, T. (2016). Film History As Media Archaeology, Tracking Digital Cinema. Amsterdam: Univ. Press.
HUHTAMO, E. e PARIKKA, J. (2011). Media Archaeology. Approaches, Applications and Implications. Berkeley: Univ. of California Press.
ZIELINSKI, S. (2008). Deep Time of the Media: Toward an Archaeology of Hearing and Seeing by Technical Means. Cambridge, Mass.: The MIT Press.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim