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Disciplina Arquelogia dos Media e Comunicação

  • Apresentação

    Apresentação

    Com uma abordagem transversal à história das imagens e dos media óticos, a UC de Arqueologia dos Media, pretende dar um enfoque especial às mediações dos dispositivos da imagem em movimento e do cinema.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. As imagens técnicas: do inconsciente ótico às caixas negras

    2. O espanto e a estranheza: a técnica enquanto novidade

    3. Os fenómenos óticos e a perceção humana

    4. As projeções luminosas das lanternas mágicas: do científico ao obscurantismo 

    5. A performatividade da imagem em movimento e os espetáculos de Étienne-Gaspard Robertson

    6. A ilusão ótica e o movimento aparente: os brinquedos óticos e os laboratórios do século XIX

    7. As diversões óticas no contexto português

    8. Remediações (artísticas) na prática cinematográfica

     

  • Objetivos

    Objetivos

    A perspetiva arqueológica desta UC, ainda que privilegiando o campo do cinema e das suas realizações, pretende olhar para a imagem em movimento dentro de uma cultura visual que se cruza com a história dos media. Contribuindo desse modo, através de uma análise aos seus programas e efeitos, para o reconhecimento de movimentos recursivos e diferentes processos de remediação dos media.

    É igualmente o seu objectivo produzir um conhecimento aprofundado em torno dos dispositivos óticos, ao valorizar uma aproximação histórica ao seu contexto de produção, focada tanto nas suas realizações técnicas como artísticas.


     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nesta UC existirá uma abordagem teórica expositiva aos conceitos emergentes na aproximação arqueológica aos media, a qual será complementada através da discussão em aula de textos selecionados. Em alguns momentos também se privilegiará a relação directa com estes dispositivos e a sua experimentação.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AUMONT, J. (2009). A Imagem. Lisboa: Texto & Grafia.  

    FLUSSER, V. (1998). Ensaio sobre a Fotografia: para uma filosofia da técnica. Lisboa: Relógio d'Água. 

    FRIEDBERG, A. (2006). The Virtual Window: from Alberti to Microsoft. Cambridge, Mass.: The MIT Press. 

    GUNNING, T. (1986). The Cinema of Attractions: Early Film, Its Spectator and the Avant-Garde. Wide Angle. Vol. 8, n.º 3 & 4 (Fall), p.63-70. 

    MACHADO, A. (1997). Pré-cinemas & Pós-cinemas. Campinas, São Paulo: Papirus. 

    MANNONI, L. (2003). A Grande Arte da Luz e da Sombra: Arqueologia do Cinema. São Paulo: SENAC. 

    ELSAESSER, T. (2016). Film History As Media Archaeology, Tracking Digital Cinema. Amsterdam: Univ. Press. 

    HUHTAMO, E. e PARIKKA, J. (2011). Media Archaeology. Approaches, Applications and Implications. Berkeley: Univ. of California Press. 

    ZIELINSKI, S. (2008). Deep Time of the Media: Toward an Archaeology of Hearing and Seeing by Technical Means. Cambridge, Mass.: The MIT Press. 

     

     

     

     

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