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Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular pretende apresentar conceitos essenciais de Marketing e a sua transição para o conceito de Marketing Eco-empresarial, com vista à sua correta aplicação no contexto da Sustentabilidade.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
| Anual | 2.5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT2517-16880
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Sustentabilidade e Sustentabilidade Empresarial. Inovação Sustentável baseada em Ecodesign. O Pacto Ecológico Europeu como referente.
Os benefícios do Ecodesign como vantagem competiva. A comunicação empresarial e o Marketing. Marketing e Green-Washing. O Marketing-Mix (4 Ps)
O conceito de Marketing Verde e sua relação com o Ecodesign e o Ciclo de Vida. Os diferentes graus de Marketing Verde (Fraco e Forte). Comunicação orientada para produtos e serviços mais sustentáveis (Verdes). Características de Produtos Verdes. O Mix de Comunicação Verde: Above the Line, Below The Line e Beyond The Line.
A Sustentabilidade como Novo Paradigma e as suas consequências práticas. Factores que influenciam o Comportamento do Consumidor. O Consumidor Verde e a sua segmentação.Práticas erradas de Marketing Verde.
A evolução do conceito de Marketing Verde: do MKT Ecológico ao MKT Eco-empresarial. O MKT Operacional e suas estratégias principais. Exemplos e exercícios.
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Objetivos
Objetivos
Informar acerca dos principios básicos do Marketing e a sua importância para uma economia mais sustentável
Compreender a distinção entre Marketing e Marketing "Verde" e como comunicar produtos "verdes".
Interiorizar o conceito de Marketing-Mix Verde e sua aplicação.
Motivar no sentido de desenvolver produtos ou serviços mais sustentáveis e como os promover devidamente.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
- Aulas interativas
- Tecnologia de realidade virtual
- Inteligência artificial
- Aprendizado misto
- Impressão 3D
- Processo de design thinking
- Aprendizagem baseada em projetos
- Aprendizado baseado em perguntas
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
PAIVA, Teresa; PROENÇA, Reinaldo - Marketing Verde. Lisboa :Actual Editora, 2011. 978-989-694-011-9
AFONSO, Carolina - Green Target: as novas tendências do Marketing. 1ª Edição, Lisboa, SmartBook, 2010, 978-989-8297-48-8
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não