filmeu

Disciplina Instrumentos de Marketing Verde

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular pretende apresentar conceitos essenciais de Marketing e a sua transição para o conceito de  Marketing  Eco-empresarial, com vista à sua correta aplicação no contexto da Sustentabilidade. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Sustentabilidade e Sustentabilidade Empresarial. Inovação Sustentável baseada em Ecodesign. O Pacto Ecológico Europeu como referente. 

    Os benefícios do Ecodesign  como vantagem competiva. A comunicação empresarial e o Marketing. Marketing e Green-Washing. O Marketing-Mix (4 Ps)

    O conceito de Marketing Verde e sua relação com o Ecodesign e o Ciclo de Vida.  Os diferentes graus de Marketing Verde (Fraco e Forte). Comunicação orientada para produtos e serviços mais sustentáveis (Verdes). Características de Produtos Verdes. O Mix de Comunicação Verde:  Above the Line, Below The Line e Beyond The Line. 

    A  Sustentabilidade como Novo Paradigma e as suas consequências práticas. Factores que influenciam o Comportamento do Consumidor. O Consumidor Verde e a sua segmentação.Práticas erradas de Marketing Verde. 

    A evolução do conceito de Marketing Verde: do MKT Ecológico ao MKT Eco-empresarial. O MKT Operacional e suas estratégias principais. Exemplos e exercícios.

  • Objetivos

    Objetivos

    Informar acerca dos principios básicos do Marketing e a sua importância para uma economia mais sustentável

    Compreender a distinção entre Marketing e Marketing "Verde" e como comunicar produtos "verdes". 

    Interiorizar o conceito de Marketing-Mix Verde e sua aplicação. 

    Motivar no sentido de desenvolver produtos ou serviços mais sustentáveis e como os promover devidamente. 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    • Aulas interativas
    • Tecnologia de realidade virtual
    • Inteligência artificial
    • Aprendizado misto
    • Impressão 3D
    • Processo de design thinking
    • Aprendizagem baseada em projetos
    • Aprendizado baseado em perguntas
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    PAIVA, Teresa; PROENÇA, Reinaldo - Marketing Verde. Lisboa :Actual Editora, 2011. 978-989-694-011-9

    AFONSO, Carolina - Green Target: as novas tendências do Marketing. 1ª Edição, Lisboa, SmartBook, 2010, 978-989-8297-48-8

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios