filmeu

Disciplina Instrumentos de Marketing Verde

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular pretende apresentar conceitos essenciais de Marketing e a sua transição para o conceito de  Marketing  Eco-empresarial, com vista à sua correta aplicação no contexto da Sustentabilidade. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Sustentabilidade e Sustentabilidade Empresarial. Inovação Sustentável baseada em Ecodesign. O Pacto Ecológico Europeu como referente. 

    Os benefícios do Ecodesign  como vantagem competiva. A comunicação empresarial e o Marketing. Marketing e Green-Washing. O Marketing-Mix (4 Ps)

    O conceito de Marketing Verde e sua relação com o Ecodesign e o Ciclo de Vida.  Os diferentes graus de Marketing Verde (Fraco e Forte). Comunicação orientada para produtos e serviços mais sustentáveis (Verdes). Características de Produtos Verdes. O Mix de Comunicação Verde:  Above the Line, Below The Line e Beyond The Line. 

    A  Sustentabilidade como Novo Paradigma e as suas consequências práticas. Factores que influenciam o Comportamento do Consumidor. O Consumidor Verde e a sua segmentação.Práticas erradas de Marketing Verde. 

    A evolução do conceito de Marketing Verde: do MKT Ecológico ao MKT Eco-empresarial. O MKT Operacional e suas estratégias principais. Exemplos e exercícios.

  • Objetivos

    Objetivos

    Informar acerca dos principios básicos do Marketing e a sua importância para uma economia mais sustentável

    Compreender a distinção entre Marketing e Marketing "Verde" e como comunicar produtos "verdes". 

    Interiorizar o conceito de Marketing-Mix Verde e sua aplicação. 

    Motivar no sentido de desenvolver produtos ou serviços mais sustentáveis e como os promover devidamente. 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    • Aulas interativas
    • Tecnologia de realidade virtual
    • Inteligência artificial
    • Aprendizado misto
    • Impressão 3D
    • Processo de design thinking
    • Aprendizagem baseada em projetos
    • Aprendizado baseado em perguntas
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    PAIVA, Teresa; PROENÇA, Reinaldo - Marketing Verde. Lisboa :Actual Editora, 2011. 978-989-694-011-9

    AFONSO, Carolina - Green Target: as novas tendências do Marketing. 1ª Edição, Lisboa, SmartBook, 2010, 978-989-8297-48-8

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios