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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular assume uma perspetiva psicologica e desenvolvimentista, partindo de teorias classicas do desenvolvimento cognitivo, sociocultural e sociomoral (Piaget, Flavell, Kohlberg, Vygotski).
Compreender alguns componentes psicologicos e socioculturais da motivacao, do pensamento e da conduta dos atores politicos.
Fomentar um espaco de debate e reflexao sobre componentes psicologicos e socioculturais dos atores politicos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
| Anual | 2
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT2321-16404
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Abordagem psicologica, porque continua a fazer sentido? Sociedades modernas, agentes de socializacao e metodologias de promocao e avaliacao do pensamento e acao politica.
2. Componentes e desenvolvimento cognitivo, sociocognitivo e moral dos atores politicos: Piaget e construcao cognitiva; Flavell e descentracao sociocognitiva; Vygotski e emergencia sociocultural do pensamento-consciencia; Kholberg, Rest e outros estudiosos do pensamento e acao moral; implicacoes para o pensamento e acao politica.
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Objetivos
Objetivos
A unidade curricular pretende fundamentalmente promover:
Aquisicao de conhecimentos, introdutorios e relevantes, sobre o desenvolvimento psicologico, particularmente nos dominios cognitivo, sociocognitivo e sociocultural;
Capacidade de refletir criticamente sobre este corpo de conhecimentos cientificos e, particularmente, de os aplicar a compreensao e interpretacao dos fenomenos sociais e politicos;
O espirito critico dos estudantes no sentido de favorecer o seu proprio desenvolvimento psicologico e a sua qualificacao profissional no ambito da intervencao politica.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Exposicao e debate com os estudantes de materia teorica e teorico-pratica.
Apresentacao, analise e discussao de textos e/ou de tematicas sugeridas pelos estudantes.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Aguiar, M. S. (2010). Riscos e desafios da avaliação psicológica em contexto educativo. In J. Ferreira (Org.), A intervenção psicológica em problemas de educação e de desenvolvimento humano. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
Ferreira, J. (2013). O que nos leva a ser morais? A psicologia da motivação moral. Lisboa: Climepsi.
Lourenço, O. (2002). Psicologia de desenvolvimento cognitivo: Teoria; dados e implicações (2ª ed). Coimbra: Almedina.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim