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Disciplina Dinâmicas Psicológicas dos Atores Políticos

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular assume uma perspetiva psicologica e desenvolvimentista, partindo de teorias classicas do desenvolvimento cognitivo, sociocultural e sociomoral (Piaget, Flavell, Kohlberg, Vygotski).

    Compreender alguns componentes psicologicos e socioculturais da motivacao, do pensamento e da conduta dos atores politicos.

    Fomentar um espaco de debate e reflexao sobre componentes psicologicos e socioculturais dos atores politicos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Abordagem psicologica, porque continua a fazer sentido? Sociedades modernas, agentes de socializacao e metodologias de promocao e avaliacao do pensamento e acao politica.

    2. Componentes e desenvolvimento cognitivo, sociocognitivo e moral dos atores politicos: Piaget e construcao cognitiva; Flavell e descentracao sociocognitiva; Vygotski e emergencia sociocultural do pensamento-consciencia; Kholberg, Rest e outros estudiosos do pensamento e acao moral; implicacoes para o pensamento e acao politica.

  • Objetivos

    Objetivos

    A unidade curricular pretende fundamentalmente promover:

    Aquisicao de conhecimentos, introdutorios e relevantes, sobre o desenvolvimento psicologico, particularmente nos dominios cognitivo, sociocognitivo e sociocultural;

    Capacidade de refletir criticamente sobre este corpo de conhecimentos cientificos e, particularmente, de os aplicar a compreensao e interpretacao dos fenomenos sociais e politicos;

    O espirito critico dos estudantes no sentido de favorecer o seu proprio desenvolvimento psicologico e a sua qualificacao profissional no ambito da intervencao politica.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Exposicao e debate com os estudantes de materia teorica e teorico-pratica.

    Apresentacao, analise e discussao de textos e/ou de tematicas sugeridas pelos estudantes.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Aguiar, M. S. (2010). Riscos e desafios da avaliação psicológica em contexto educativo. In J. Ferreira (Org.), A intervenção psicológica em problemas de educação e de desenvolvimento humano. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.

    Ferreira, J. (2013). O que nos leva a ser morais? A psicologia da motivação moral. Lisboa: Climepsi.

    Lourenço, O. (2002). Psicologia de desenvolvimento cognitivo: Teoria; dados e implicações (2ª ed). Coimbra: Almedina. 

INSCRIÇÃO AVULSO
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