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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Política Digital apresenta as várias formas como as novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) e as plataformas digitais podem contribuir para a reconfiguração do espaço político nas sociedades contemporâneas.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
| Anual | 2
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT2321-23109
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Sistemas de média e transformação do conceito de democracia na era digital
- Transformação da comunicação (interna e externa) das instituições políticas
- Campanhas eleitorais e o impacto da COVID-19. A transição do offline para o online e os apelos dos candidatos num contexto sem mediador
- Redes sociais, manipulação, desinformação e fake news
- Participação política, preferências, ação coletiva e discriminação racial na era 4.0
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Objetivos
Objetivos
1. Compreender os conceitos básicos no estudo da política digital, social media e
democracia.2. Aplicar alguns desses conceitos para entender/explicar como a política e o digital
estão interligadas nos dias de hoje;
3. Descrever com clareza os desafios impostos pelos docentes social media ao funcionamento
tradicional das democracias liberais, bem como as abordagens que têm sido
seguidas para mitigar tais constrangimentos.
4. Analisar algumas das questões-chave na perspetiva da política digital (por exemplo,
eleições, governação atual e a pandemia).
5. Refletir sobre o impacto da inteligência artificial e dos poderes digitais sobre si
próprios, a sua autonomia, e sobre a sustentabilidade da democracia representativa.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Ensino e-learning com aulas teórico práticas. A exposição dos conteúdos programáticos pelos docentes é acompanhada de textos de apoio sobre a matéria e de discussão com os alunos.
A classificação de ensino-aprendizagem varia entre 0 e 20 e é calculada através dos seguintes elementos e respetiva ponderação:
- 50% – ensaio escrito.
- 40% – apresentação oral do ensaio escrito.
- 10% – assiduidade e participação pertinente nas aulas.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Coleman, S., & Freelon, D. (2015). Introduction: Conceptualizing Digital Politics. In Coleman, S., & Freelon, D. (Eds.). Handbook of Digital Politics (pp. 1-14). Cheltenham: Edward Elgar
- Feezell, J. T. (2018). Agenda setting through social media: The importance of incidental news exposure and social filtering in the digital era. Political Research
Quarterly, 71(2), 482-494. - santana-Pereira, J., Ferrinho Lopes, H., & Nina, S. R. (2023). Sailing Uncharted Waters with Old Boats? COVID-19 and the Digitalization and Professionalization of Presidential Campaigns in Portugal. Social Sciences, 12(1), 45.
- Gibson, R. K., & McAllister, I. (2015). Normalising or equalising party competition? Assessing the impact of the web on election campaigning. Political studies, 63(3),
529-547.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
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Mobilidade
Mobilidade
Sim