Apresentação do Curso
O curso de mestrado em Administração Educacional e Regulação da Educação da Universidade Lusófona, com o conjunto de unidades curriculares que oferece, qualifica os estudantes para o exercício da Administração Educacional desenvolvendo capacidades de análise crítica, de investigação e difusão de conhecimento sobre processos e práticas de gestão, liderança, regulação e inspecção de instituições educativas.
Razões para frequentar este curso
- Desejar ser um bom gestor da educação a nível dos serviços centrais, no planeamento e administração da educação, seu acompanhamento, avaliação e regulação;
- Desejar ser um bom gestor da educação a nível de instituições escolares;
- Desejar ser um bom gestor da educação a nível das autarquias;
- Desejar ser um bom inspetor da educação;
- Desejar ser um bom investigador sobre problemas da gestão pedagógica;
- Desejar ser um bom investigador sobre problemas do desenvolvimento dos recursos humanos, da rede escolar e dos recursos financeiros.
Auto-Avaliação
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Mestre | 4 Semestres | 120 ECTS
Direção do Curso
Secretariado
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se à frequência deste Curso de Mestrado em Administração, Acompanhamento e Regulação da Educação:
a) titulares do grau de licenciado ou equivalente legal com formação anterior na área de Ciências da Educação;
b) titulares do grau de licenciado noutra área mas com experiência profissional em educação/formação;
c) titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos
organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo com experiência profissional na área da educação/ formação;
d) detentores de um curriculum escolar, científico ou profissional reconhecido como atestando capacidade para realização do mestrado.
Critérios de seriação:
- 50% nota da habilitação anterior
- 50% apreciação curricular
Candidatos sem habilitação anterior ou sem classificação da habilitação anterior:
- 75% apreciação curricular
- 25% Motivação e Justificação
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 120 ECTS
Objetivos
1. Promover o estudo aprofundado, a pesquisa e a produção de conhecimento sobre as questões ligadas à administração educativa, com especial incidência na organização e gestão de serviços e escolas e respetivos mecanismos de regulação;
2. Preparar os mestrandos para o exercício de funções de direção e coordenação em agrupamentos escolares e organismos de administração central e municipal com funções educativas
Destinatários
Diretores de escola, detentores de funções intermédias de administração (diretores de departamento, coordenadores de turma, outros), inspetores, diretores de centros de formação e todos os licenciados com prática em educação e interesse em assumir funções relacionadas com as áreas do mestrado.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
Desenvolver nos estudantes competências relativas ao planeamento e administração da educação, seu acompanhamento, avaliação e regulação;
Desenvolver nos estudantes a capacidade de fazer investigação sobre problemáticas educativas.
Equipamentos e Instalações
O curso de mestrado em Administração Educacional e Regulação da Educação funciona nas instalações da Universidade Lusófona, Campo Grande. 376, 1749-024, Lisboa:
- Sala de Aula, Laboratório de Informática, Biblioteca, Centro Trabalho Tecnológico, Salas de Estudo, Bares e Cantinas e Gabinetes.
- Videoprojetor fixo, PC Desktop HP5800 - Core duo 3.0GHz - RAM 2 Gb - HD 250Gb, PC/Netbook Portátil (requisição) e Retroprojetor (requisição).
Estudos Futuros
Doutoramento em Educação.
Saídas Profissionais
Direção e gestão em agrupamentos escolares ou escolas privadas
Coordenação de grupos disciplinares ou direção de turma
Direção de serviços educativos
Direção no Ministério da Educação, em departamentos municipais de educação ou em instituições com funções educativas
Investigação
Os estudantes do curso de mestrado em Administração Educacional e Regulação da Educação da Universidade Lusófona são integrados nas diferentes Linhas de Investigação e parcerias do CeiED onde poderão desenvolver projectos na área deste ciclo de estudos. http://www.ceied.ulusofona.pt/
A grande maioria dos docentes deste ciclo de estudos são investigadores do CeiEd.
Observações
Após conclusão do 1º ano curricular será atribuído um diploma de Formação Especializada na área de Administração Escolar para docentes com mais de 5 anos de serviço.
Acreditação pelo CCPFC/CFE com 12 créditos.
Docentes Convidados
Docentes com Doutoramento:
Mariana Conceição Dias
Vítor Manuel Neves Duarte Teodoro
João Pinhal
Ana Paula Lopes da Silva
Docentes do ciclo de estudos
António Neves Duarte Teodoro (Diretor)
Ana Benavente
José Bernardino Duarte
José Gregório Viegas Brás
Maria Neves Gonçalves
Óscar de Sousa
Áreas Científicas
Ciências da educação | Formação de professores/formadores e ciências da educação | Educação