Estratégias de Promoção
Apresentação
Seminários e acompanhamento tutorial: unidade curricular orientada para o desenvolvimento de uma estratégia de promoção do projecto final, para organização de candidaturas a festivais, exposições e disseminação do projecto final em especifico e do trabalho individual do aluno no geral.
Disciplina do Curso
Artes da Animação
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULHT2165-15911
Disciplinas complementares recomendadas
Produção
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. Noções de práticas de Promoção: - Desenvolvimento de dossier de promoção do Projecto Final; - Desenvolvimento da componente visual da promoção (posters, lay-outs para capas de DVD ou outros formatos); - Promoção online: Estratégias para promoção do projecto e do trabalho do aluno no geral. 2. Promoção de Filmes em Festivais: - Desenvolvimento do processo de candidatura a festivais; 3. Técnicas de Marketing aplicadas a animação - cálculos de investimento (Marketing ROI) - Franchise Marketing 4. Propriedade e proprietários em animação: - Visão geral de leis de propriedade aplicada a projectos de animação; - Orçamento e custos com pessoal; - Financiamento de projetos e submissões a programas Media (comunidade Europeia); 5. Estudos de caso aplicados a animação
Objetivos
No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes de definir uma estratégia e de promover a sua obra nacional e internacionalmente em eventos de divulgação de artes da animação.
Metodologias de ensino e avaliação
Exposição das várias fases de promoção de um projecto de animação, tomando como caso concreto o trabalho dos alunos e projectos profissionais. A avaliação consiste: - na apresentação de um caso de estudo (40%) - na preparação de um dossier de promoção e suas componentes (60%).
Bibliografia principal
CASTRO, I.(2004). Animação Portuguesa: Conversas com. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa. KERLOW, I. (2009). The Art of 3D Computer Animation and Effects, New Jersey: John Wiley & Sons. HARDSTAFF, J. & WELLS, P. (2011). Re-Imagining Animation: The Changing Face of the Moving Image. Lausanne: AVA Publishing. LENSKOLD, (2003). Marketing ROI: The Path to Campaign, Customer, and Corporate Profitability. New York: McGraw-Hill. LORD, P. & SIBLEY, B. (2004). Cracking Animation. London: Thames & Hudson. (cota: AV/137-BC ULHT 32701). ODELL, C. & Le Blanc, M. (2009). Studio Ghibli. Herts: Kamera Books. RAUGUST, K. (2011). The Animation Business Handbook, New York: St. Martin Press. WELLS, P. (2007). Understanding Animation. London: Routeledge.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala