Espaços Híbridos
Apresentação
A UC introduz a animação expandida para além das apresentações convencionais baseadas no ecrã, e concentra-se na utilização do 'espaço' como método de investigação dos conceitos para produção de animação. Através de contextos espaciais, abre a experiência dos estudantes de histórias não-liner, narrativas e abstraídas, e como tal, ajuda a reflectir sobre formas de contar histórias e partilhar experiências através contexto de animação documental.
Disciplina do Curso
Artes da Animação
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 8
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT2165-15907
Disciplinas complementares recomendadas
Animação Documental
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. Remediação em novos meios de comunicação
- Hibridização do analógico e digital na produção de arte
- Espaços imersivos e reino sensorial
- Projecções e sombras na Animação
2. Vitrinas (Filme e animação expandida)
- Mapeamento de vídeo / V-Jaying
- Vídeos Musicais e Animação
- Instalações interactivas
- Realidade Mista (Aumentada e Virtual)
3. Prática de Desenho
- Formulário de procura
- exploração de perspectiva e proporção, texturas e superfícies, cor e forma - Desenho Táctil
- Desenho Expandido e Desenho Projetado
- Desenho de Trezentos e Sessenta Graus
4. Projecto de instalação
- Abordagens teóricas e práticas de animação documental expandida
- Produção de instalação
Objetivos
Metodologias de ensino e avaliação
Através de métodos explicativos e experimentais, o professor guia activamente o trabalho, num processo de tutoria em presença e à distância (e-learning) centrado em temas como os novos meios de comunicação e as artes.
Conduzindo a instalações individuais de instalação de animação num contexto espacial (espaço híbrido) utilizando os materiais desenvolvidos durante o curso de Animação Documental.
Avaliação: através de instalações visuais e documentação escrita dos seus exercícios de desenho/movimento/paragem/animação/instalação dados durante o semestre e leitura dos textos do conjunto, ser-lhe-á pedido que produza 3 resultados:
1. Dois artigos sobre os textos do conjunto e uma crítica do artista (5% +5%+5%)
2. Um trabalho final sobre o estado da arte dos Espaços Híbridos/Animação e instalação. (35%)
3. Uma instalação durante o Over and Out que integra tecnologias espaciais híbridas com elementos de animação de temas seleccionados pelos estudantes (50%)
Bibliografia principal
HONESS ROE, A. (2013) Animated Documentary New York: Palgrave Macmillan. AA:VV. (2018). Experimental and Expanded Animation New Perspectives and Practices in Vicky Smith & Nicky Hamlyn (org.). New York: Palgrave Macmillan. BUCHAN, S. (2006). Animated Worlds. Eastleigh : John Libbey Publishing. BECKMAN, K. (org.) (2014) Animating Film Theory. Durham: Duke University Press. DOUGLAS, S. EAMON, C. (2009), Art of Projection. Ostfildern, HatjeCantz. GRAU, O. (2003) Virtual Art: From Illusion to Immersion. Cambridge:MIT Press.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala