Razões para frequentar este curso
- É o único mestrado em Portugal, nesta área, de caráter rigorosamente não-confessional;
- Foi classificado oficialmente com a nota máxima e avaliado muito positivamente por alunos e ex-alunos;
- O corpo docente é altamente qualificado;
- Desenvolve permanentes atividades de investigação científica;
- Aposta na internacionalização de alunos e docentes e em parcerias com universidades estrangeiras.
Despacho do curso
Despacho n.º 6034/2007, de 23 de março, alterado pelo Despacho n.º 1594/2019, de 12 de fevereiro
Estado de acreditação pela A3ES
Acreditado - Deliberação da A3ES
Data da publicação
04/01/2019
Registo
R/A-Ef 196/2012
Auto-Avaliação
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Mestre | 4 Semestres | 120 ECTS
Direção do Curso
Secretariado
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;
b) titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente;
d) detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULHT como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.
Critérios de seriação:
- 50% nota da habilitação anterior
- 50% apreciação curricular
Candidatos sem habilitação anterior ou sem classificação da habilitação anterior:
- 75% apreciação curricular
- 25% Motivação e Justificação
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 120 ECTS
Objetivos
A criação deste ciclo de estudos enquadra-se na recente dinâmica internacional que levou à criação da European Association for the Study of Religions (2002) filiada na International Association for the History of Religions - IASR. Este 2º Ciclo em Ciência das Religiões da ULHT recebeu uma grande influência ao ter acolhido o secretário-geral da IASR em 2007.
A formulação deste curso tem como objetivo principal a pesquisa sobre a multiplicidade do fenómeno religioso, numa total liberdade de pesquisa e de respeito. Este curso surge como resposta à necessidade de formar investigadores com especiais ferramentas para trabalhar questões religiosas fora do âmbito confessional.
O 2º ciclo em Ciência das Religiões da ULHT é o único com estes objetivos em Portugal:uma total isenção religiosa. Assim, assume-se como fundamental objetivo o desenvolvimento de uma comunidade académica vocacionada para este objeto de estudo, diversificada em termos religiosos, mas sempre com um olhar científico.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
Competências a desenvolver no ciclo de estudos:
i) As competências a desenvolver por parte dos alunos implicam na docência uma constante preocupação com a interdisciplinaridade inerente à própria definição epistemológica da Ciência das Religiões, questão ainda mais importante quando uma parte significativa dos alunos frequentou o 1º ciclo noutra área do saber. Neste sentido, o formado no 2º ciclo em Ciência das Religiões deve conseguir pesquisar no campo do fenómeno religioso usando as diversas metodologias das Ciências Sociais e Humanas.
ii) Implicam ainda, por parte dos discentes, uma capacidade de diálogo e de respeito que esteja para além das crenças e das práticas religiosas de cada um. Na medida em que o trabalho do cientista das religiões é cada vez mais importante para o presente, mediante o estudo de movimentos e fenómenos atuais, o investigador deve conseguir fugir aos constrangimentos da sua educação ou fé. Esse exercício é a chave da validade de uma ciência que, como neste caso, implica uma leitura do presente, campo onde os preconceitos se desenvolvem com muita força;
iii) Para atingir as competências do diálogo e do respeito antes indicadas, os alunos devem adquirir competências mínimas na pesquisa em torno dos principais fenómenos religiosos e com as principais metodologias das Ciências Sociais e Humanas.
Operacionalização:
A operacionalização destes objetivos faz-se através de:
- prática docente interdisciplinar (unidades curriculares que não se encontram assentes numa única abordagem);
- programas das unidades curriculares que fomentam o questionamento e não na soma de conteúdos;
- visitas de estudo a locais de culto;
- encontros com líderes e com comunidades religiosas;
- participação e organização de debates;
- participação em atividades de investigação científica.
Equipamentos e Instalações
Sala de Aula, Biblioteca, Centro Trabalho Tecnológico, Salas de Estudo, Bares e Cantinas, Gabinetes.
Videoprojetor portátil (requisição), PC/Netbook Portátil, Retroprojetor.
Estudos Futuros
O grau de Mestre permite a candidatura a estudos pós-graduados, nomeadamente Doutoramentos.
Saídas Profissionais
Os nossos mestres apresentam ferramentas com significativa acuidade nos campos do trabalho editorial trabalho social, diplomacia, assessoria religiosa e cultural.
Atualmente, e seguindo os passos de vários outros países europeus, o quadro de docentes e demais colaboradores da área desenvolve um largo conjunto de atividades que tende a criar a imagem da necessidade da criação de uma disciplina sobre o fenómeno religioso no Ensino Secundário.
Áreas Científicas
Religião e teologia | Humanidades | Artes e humanidades