Apresentação do Curso
O curso de mestrado em Ciências da Educação da Universidade Lusófona de Lisboa é uma oportunidade de formação para todos aqueles que querem compreender os percursos educativos das pessoas e das comunidades e encontrar e construir respostas adequadas aos contextos atuais.
O seu objetivo principal consiste na formação para a pesquisa científica socialmente relevante, de docentes e investigadores, de formadores, de técnicos e especialistas nas áreas do planeamento, administração, de educação de adultos, de supervisão pedagógica e de educação inclusiva.
A atual estrutura do curso de mestrado em Ciências da Educação da Universidade Lusófona de Lisboa oferece 4 áreas de especialização para além de uma formação generalista comum a todas elas: especialização em Políticas Públicas e Contextos Educativos; especialização em Formação de Adultos e Intervenção Comunitária; especialização em Supervisão Pedagógica; especialização em Educação Inclusiva.
Razões para frequentar este curso
- O Mestrado de Ciências da Educação permite-lhe aprofundar a diversidade de olhares sobre a educação.
- Permite-lhe compreender o percurso educativo do homem no seu dever histórico e entender os contextos educativos e as políticas públicas de educação.
- Com o Mestrado de Ciências da Educação aprende a orientar os diversos atores educativo assim como a lutar conta a exclusão educativa e social.
Despacho do curso
Despacho n.º 15847/2009, de 10 de julho, alterado pelo Despacho n.º 7111/2013, de 31 de maio
Estado de acreditação pela A3ES
Acreditado - Deliberação da A3ES
Data da publicação
28/07/2016
Registo
R/A-Ef 3026/2011
Auto-Avaliação
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Mestre | 4 Semestres | 120 ECTS
Direção do Curso
Secretariado
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;
b) titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente;
d) detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULHT como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.
Critérios de seriação:
- 50% nota da habilitação anterior
- 50% apreciação curricular
Candidatos sem habilitação anterior ou sem classificação da habilitação anterior:
- 75% apreciação curricular
- 25% Motivação e Justificação
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 120 ECTS
Objetivos
Fornecer uma formação para a pesquisa científica como bem social, e o estudo dos processos de mudança das práticas educativas e sociais de docentes e investigadores, de formadores e animadores, de técnicos e especialistas nas áreas do planeamento, de educação de adultos, de supervisão pedagógica e de educação inclusiva;
Proporcionar uma formação especializada em duas das quatro áreas para responder a novas funções emergentes nos sistemas de educação e formação para os quais propõe os seguintes objetivos específicos:
Compreender o impacto das Políticas Públicas na definição de conceções e práticas educativas generalizadas;
Adequar o desafio de uma educação ao longo da vida na perspetiva da educação permanente e das trocas de saberes pertinentes para os contextos e vidas de adultos;
Destinatários
Docentes e investigadores, de formadores e animadores socioeducativos, de técnicos e especialistas nas áreas do planeamento, de educação de adultos, de supervisão pedagógica e de educação inclusiva
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
- Ser capaz de conhecer e utilizar corretamente conceitos específicos de várias unidades curriculares do Curso;
- Ser capaz de ler criticamente pesquisas na área de Ciências Sociais, nomeadamente na área da educação e formação;
- Ser capaz de analisar e compreender factos e processos educativos em qualquer contexto, quer em grupo, quer individualmente, propor soluções e intervir direta ou indiretamente na mudança;
- Ser capaz de conceber, planificar, incrementar e avaliar projetos educativos, formais ou não formais, tendo em conta as necessidades das pessoas ou das comunidades e os contextos onde se inserem;
- Ser capaz de trabalhar individualmente e em grupo;
- Ser capaz de identificar um problema e construir um projeto de pesquisa adequado.
Equipamentos e Instalações
O curso de mestrado em Ciências da Educação da Universidade Lusófona de Lisboa dispõe das seguintes instalações de apoio às atividades letivas: Centro de Trabalho Tecnológico, Biblioteca e Salas de Estudos. Todas as nossas salas estão igualmente equipadas com: Videoprojetor portátil, PC/Netbook portátil e retroprojetor.
Estudos Futuros
Entendido como uma formação avançada para a pesquisa, o curso de mestrado em Ciências da Educação da Universidade Lusófona de Lisboa está articulado com o Programa de Doutoramento em Educação, podendo os estudantes no final da parte escolar (1º e 2º semestres), em certas condições académicas, seguir diretamente para o Curso de Doutoramento.
Saídas Profissionais
De acordo com os objetivos de formação os Mestrados em Ciências de Educação possuem formação para intervir:
. na Administração central, regional ou autárquica;
. nos estabelecimentos de ensino superior, na docência, na assessoria;
. na animação comunitária, educação familiar, formação de adultos, na supervisão pedagógica;
. nos centros e gabinetes de formação;
. nos centros de recursos educativos;
. nas práticas sócio-educativas associadas ao trabalho, à saúde, aos tempos livres;
. na investigação;
Docentes Convidados
- Prof. Doutor André Robert (U. Lumière Lyon 2, França)
- Prof. Doutor Carlos Alberto Torres (UCLA, EUA)
- Prof. Doutor José Eustáquio Romão (IPF, Brasil)
- Prof. Doutor Michel Develey (U. Lumière Lyon 2, França)
Áreas Científicas
Ciências da educação | Formação de professores/formadores e ciências da educação | Educação