Logotipo da Universidade Lusófona
  • email
  • colibri
  • office365
  • colaborador
  • ficha docente
  • moodle
  • netpa
  • Intranet
  • Admissões
  • Cursos
  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Cursos Livres
  • Informações Académicas
  • Calendários
  • Ação Social e Bolsas
  • Protocolos
  • Documentos
  • Impressos
  • Regulamentos
  • Investigação
  • Centros e Unidades
  • Repositório Científico
  • Revistas Científicas
  • Contacto
  • PT
  • EN
  • Início
  • Mestrados
  • Mestrado em Ciências da Educação

Universidade Lusófona

Mestrado em Ciências da Educação

Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração

Candidatar-me a este curso

Apresentação do Curso

O curso de mestrado em Ciências da Educação da Universidade Lusófona de Lisboa é uma oportunidade de formação para todos aqueles que querem compreender os percursos educativos das pessoas e das comunidades e encontrar e construir respostas adequadas aos contextos atuais.
O seu objetivo principal consiste na formação para a pesquisa científica socialmente relevante, de docentes e investigadores, de formadores, de técnicos e especialistas nas áreas do planeamento, administração, de educação de adultos, de supervisão pedagógica e de educação inclusiva.
A atual estrutura do curso de mestrado em Ciências da Educação da Universidade Lusófona de Lisboa oferece 4 áreas de especialização para além de uma formação generalista comum a todas elas: especialização em Políticas Públicas e Contextos Educativos; especialização em Formação de Adultos e Intervenção Comunitária; especialização em Supervisão Pedagógica; especialização em Educação Inclusiva.

Razões para frequentar este curso

  • O Mestrado de Ciências da Educação permite-lhe aprofundar a diversidade de olhares sobre a educação.
  • Permite-lhe compreender o percurso educativo do homem no seu dever histórico e entender os contextos educativos e as políticas públicas de educação.
  • Com o Mestrado de Ciências da Educação aprende a orientar os diversos atores educativo assim como a lutar conta a exclusão educativa e social.

Despacho do curso

Despacho n.º 15847/2009, de 10 de julho, alterado pelo Despacho n.º 7111/2013, de 31 de maio

Estado de acreditação pela A3ES

Acreditado - Deliberação da A3ES

Data da publicação

28/07/2016

Registo

R/A-Ef 3026/2011

Auto-Avaliação

Relatório Auto-Avaliação

Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS

Mestre | 4 Semestres | 120 ECTS

Direção do Curso

Carla Galego

Secretariado

Anabela Martins

Condições de Ingresso

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;
b) titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente;
d) detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULHT como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.

Critérios de seriação:
- 50% nota da habilitação anterior
- 50% apreciação curricular
Candidatos sem habilitação anterior ou sem classificação da habilitação anterior:
- 75% apreciação curricular
- 25% Motivação e Justificação

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 120 ECTS

Objetivos

Fornecer uma formação para a pesquisa científica como bem social, e o estudo dos processos de mudança das práticas educativas e sociais de docentes e investigadores, de formadores e animadores, de técnicos e especialistas nas áreas do planeamento, de educação de adultos, de supervisão pedagógica e de educação inclusiva;
Proporcionar uma formação especializada em duas das quatro áreas para responder a novas funções emergentes nos sistemas de educação e formação para os quais propõe os seguintes objetivos específicos:
Compreender o impacto das Políticas Públicas na definição de conceções e práticas educativas generalizadas;
Adequar o desafio de uma educação ao longo da vida na perspetiva da educação permanente e das trocas de saberes pertinentes para os contextos e vidas de adultos;

Destinatários

Docentes e investigadores, de formadores e animadores socioeducativos, de técnicos e especialistas nas áreas do planeamento, de educação de adultos, de supervisão pedagógica e de educação inclusiva

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

- Ser capaz de conhecer e utilizar corretamente conceitos específicos de várias unidades curriculares do Curso;
- Ser capaz de ler criticamente pesquisas na área de Ciências Sociais, nomeadamente na área da educação e formação;
- Ser capaz de analisar e compreender factos e processos educativos em qualquer contexto, quer em grupo, quer individualmente, propor soluções e intervir direta ou indiretamente na mudança;
- Ser capaz de conceber, planificar, incrementar e avaliar projetos educativos, formais ou não formais, tendo em conta as necessidades das pessoas ou das comunidades e os contextos onde se inserem;
- Ser capaz de trabalhar individualmente e em grupo;
- Ser capaz de identificar um problema e construir um projeto de pesquisa adequado.

Equipamentos e Instalações

O curso de mestrado em Ciências da Educação da Universidade Lusófona de Lisboa dispõe das seguintes instalações de apoio às atividades letivas: Centro de Trabalho Tecnológico, Biblioteca e Salas de Estudos. Todas as nossas salas estão igualmente equipadas com: Videoprojetor portátil, PC/Netbook portátil e retroprojetor.

Estudos Futuros

Entendido como uma formação avançada para a pesquisa, o curso de mestrado em Ciências da Educação da Universidade Lusófona de Lisboa está articulado com o Programa de Doutoramento em Educação, podendo os estudantes no final da parte escolar (1º e 2º semestres), em certas condições académicas, seguir diretamente para o Curso de Doutoramento.

Saídas Profissionais

De acordo com os objetivos de formação os Mestrados em Ciências de Educação possuem formação para intervir:
. na Administração central, regional ou autárquica;
. nos estabelecimentos de ensino superior, na docência, na assessoria;
. na animação comunitária, educação familiar, formação de adultos, na supervisão pedagógica;
. nos centros e gabinetes de formação;
. nos centros de recursos educativos;
. nas práticas sócio-educativas associadas ao trabalho, à saúde, aos tempos livres;
. na investigação;

Docentes Convidados

- Prof. Doutor André Robert (U. Lumière Lyon 2, França)
- Prof. Doutor Carlos Alberto Torres (UCLA, EUA)
- Prof. Doutor José Eustáquio Romão (IPF, Brasil)
- Prof. Doutor Michel Develey (U. Lumière Lyon 2, França)

Áreas Científicas

Ciências da educação | Formação de professores/formadores e ciências da educação | Educação

Plano de Estudos

Despacho n.º 15847/2009, de 10 de julho, alterado pelo Despacho n.º 7111/2013, de 31 de maio
1.º Ano/ Tronco ComumSemestre ECTS
Epistemologia das Ciências da Educação1º Semestre5
Metodologias de Investigação - Projeto de Investigação1º Semestre10
História da Educação2º Semestre5
Psicologia da Educação2º Semestre5
Sociologia da Educação2º Semestre5
1.º Ano/ Especialização em Políticas Públicas e Contextos EducativosSemestre ECTS
Análise de Políticas Públicas1º Semestre5
Educação e Desenvolvimento Humano1º Semestre5
Observação de Contextos Educativos e Diferenciação Pedagógica1º Semestre5
Educação Comparada. Metodologias e Problemáticas2º Semestre5
Inclusão Social e Educativa2º Semestre5
Teorias da Mudança Social e a Mudança Educativa2º Semestre5
1.º Ano/ Especialização em Formação de Adultos e Intervenção ComunitáriaSemestre ECTS
Animação Sociocultural e Desenvolvimento Local2º Semestre5
Aprendizagem ao Longo da Vida e Reconhecimento e Validação de Competências2º Semestre5
Educação e Formação de Adultos: Planeamento e Organização de Projetos de Formação de Adultos2º Semestre5
Escola, Família e Comunidade: Dinâmicas de Interação e Estratégias de Cooperação2º Semestre5
Globalização, Etnias e Identidade na Educação para a Cidadania2º Semestre5
Teorias de Educação e Formação de Adultos2º Semestre5
1.º Ano/ Especialização em Educação InclusivaSemestre ECTS
Desenvolvimento Pessoal e Social e Cidadania2º Semestre5
Diversidade, Equidade e Inclusão Socioeducativa2º Semestre5
Educação Inclusiva: Conceptualização, Políticas e Práticas2º Semestre5
Educação Inclusiva: Gestão Curricular Contextualizada2º Semestre5
Educação Inclusiva: Metodologias de Intervenção na Sala de Aula2º Semestre5
Inclusão Digital2º Semestre5
2.º Ano/ Tronco ComumSemestre ECTS
Dissertação CientíficaAnual50
Seminário de InvestigaçãoAnual10

Corpo Docente

Lista de Professores do Curso, Habilitações e Regime de Tempo
DocenteHabilitações AcadémicasRegime
Carla Cristina Marques GalegoDoutoramentoTempo Integral
José Bernardino Pereira DuarteDoutoramentoTempo Integral
José Gregório Viegas BrásDoutoramentoTempo Integral
Maria Odete Pereira Da Silva Emygdio Da SilvaDoutoramentoTempo Integral
Oscar Conceição De SousaDoutoramentoTempo Integral
Vitor Manuel Neves Duarte TeodoroDoutoramentoTempo Integral

Valores

Candidatura

2022/23
Titular de curso superior 150 €
Titulares de Curso Superior Estrangeiro 350 €

Matrícula e Inscrição

2022/23
Matrícula e Inscrição230 €
Seguro Escolar40 €

Propinas

2022/23
Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 278,4 €
Valor por ECTS 9,28 €

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona para o presente ano letivo

  • Candidaturas 2022-23
  • Alunos externos
  • Calendários Académicos
  • Estudante Internacional
  • Realizar candidatura
  •  
  • Apresentação
  • Condições de Ingresso
  • Objetivos
  • Competências
  • Saídas Profissionais
  • Plano de Estudos
  • Docentes

O estacionamento é gratuito no campus da Universidade Lusófona para todos os alunos de pós-graduação, mestrado e doutoramento do período noturno. Ler mais

Eventos, campanhas, notícias e muito mais. Subscreve a nossa Newsletter

Redes Sociais

  • Logotipo do Youtube
  • Logotipo do Linkedin
  • Logotipo do RSS
  • Logotipo do Facebook
  • Logotipo do Twitter
  • Logotipo do Instagram

Contacto WhatsApp 963640100

Logotipo WhatsApp

Estamos também no

Logotipo WhatsApp

Agenda

  • Arte e Turismo: uma relação valorosa?
  • Práticas de Ensino Inclusivo
  • Projetos 1.º Ano Arquitetura | Exposição de Trabalhos
  • A Economia de Cabo Verde no Pós-Covid
  • Wireless Power Transfer for Biomedical Applications

Notícias

  • Prémio Estudante de Excelência - João das Regras
  • PIECIT - Our Inclusive Schools
  • Ano Letivo 22/23 | Sessões de Boas-Vindas e Atividades de Integração de Novos Estudantes
  • Estudantes de Moda Selecionadas para Concurso Portuguese Fashion News
  • Curta da Lusófona Vence Prémio Sophia Estudante 2022

Serviços

  • Perdidos e achados
  • Alteração | Recuperação de password
  • Biblioteca
  • Email
  • Gabinete de Tradução
  • Lusofona Mobile
  • Moodle
  • Office 365
  • Portal Emprego
  • Perdidos e achados
  • Projecto Play
  • Recil
  • Secretaria Online
  • Trabalha connosco
  • Web VPN
Logotipo

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Campo Grande, 376
1749-024 Lisboa - Portugal
Tel: 217 515 500
info@ulusofona.pt
A Universidade Lusófona de Lisboa é um espaço único de ensino superior, uma instituição que articula ensino e investigação num campus de excelência PRR Logotipo do Livro de Reclamações online

Consulte a Política de Privacidade em vigor na Universidade Lusófona.

Copyright © 2022 Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Todos os direitos reservados.