Gestão da Comunicação
Apresentação
A Unidade Curricular Gestão da Comunicação insere-se no campo de ação da comunicação organizacional atuando ao nível da comunicação interna e externa relacionando as áreas clássicas das Relações Publicas englobando áreas mais recentes como a gestão da informação nas redes sociais. Esta UC é pertinente no CIclo de Estudos uma vez que permite aos discentes percecionarem a importância da Gestão da Comunicação entre as diferentes vertentes.
Disciplina do Curso
Comunicação, Marketing e Media Digitais (M)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 6
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT6354-5033
Disciplinas complementares recomendadas
NA
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos
Objetivos
Dotar os alunos de conhecimentos referentes ao conceito global da Gestão da Comunicação e permitir a aquisição de capacidades ao nível da comunicação interna e externa. Trabalhar para que os alunos adquiram competências especificas na Gestão de “CommunicationTools”. Os objetivos da Unidade Curricular Gestão da Comunicação são os seguintes: O1- Compreender a comunicação de forma holística através de uma estratégia global interna e externa. O2- Entender a comunicação interna como uma mais valia para o sucesso da comunicação externa. O3- Percecionar a comunicação externa de forma estratégica com base numa gestão da comunicação eficaz. O4- Apreender as técnicas de comunicação interna e externa do ponto de vista estratégico. O5 – Perspetivar os novos media e perceber o seu papel na comunicação integrada.
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino compreendem aulas expositivas com espaço para debate, bem como aulas de análise e resolução de estudos de caso e de outros exercícios. Haverá espaço para a análise de artigos de académicos. A metodologia de avaliação compreende um trabalho individual (50%) e um trabalho de grupo (50%).
Bibliografia principal
Apolo, D. (2017). Corporate Communication Management: Considerations for the approach to its study and practice. Revista Latina de Comunicación Social, 72 – pp. 521 to 539. Carvalho, A., & Santana, C. (2020). A Integração da Comunicação Digital no Processo de Gestão da Comunicação Organizacional. XIV Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas. de Oliveira, F. N. S. (2018). Comunicação das Organizações: Um olhar sobre a importância da Comunicação Interna. Media & Jornalismo, 18(33), 61-74. Ewing, M., Men, L. R., & O’Neil, J. (2019). Using social media to engage employees: Insights from internal communication managers. International Journal of Strategic Communication, 13(2), 110-132. Kitchen, P. J. (2020). Marketing communications. In A reader in marketing communications (pp. 1-9). Routledge. Quesenberry, K. A. (2020). Social media strategy: Marketing, advertising, and public relations in the consumer revolution. Rowman & Littlefield Publishers.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala