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Universidade Lusófona

Gestão Operacional de Marketing

Apresentação

A disciplina de Gestão Operacional de Marketing apresenta uma visão especi¿fica do marketing, nomeadamente das decisões operacionais. Esta disciplina explora as possibilidades táticas para a implementação das estratégias de marketing definidas pelas empresas. 

 

Nesta perspetiva, a disciplina fornece ferramentas de análise para permitir especificar as decisões que são tomadas e apresenta as diferentes variáveis a considerar para ter sucesso no contexto empresarial.

 

Por último, alia a teoria à prática, estudando os diferentes conceitos teóricos do marketing mix para que os estudantes desenvolvam uma capacidade crítica / analítica e sejam capazes de considerar diferentes abordagens.

Disciplina do Curso

Comunicação, Marketing e Media Digitais (M)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULHT6354-15416

Disciplinas complementares recomendadas

O aluno deve dominar as áreas da matemática e inglês. Idealmente, o aluno deve ter conhecimentos sobre Marketing Estratégico. 


Recomendam-se a aquisição de competências comportamentais e conhecimentos em áreas relacionadas com a gestão. Sugerem-se ainda noções básicas da vida empresarial.


É relevante o acompanhamento das noticias divulgadas pelos órgãos de comunicação social sobre as novas tendências de negócios e das novas tecnologias.

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Marketing introduction

 

2. Operational decisions
2.1. From the company
2.2. From the market 

 

3. Market research
3.1. Applied to the sector
3.2. Applied to the business 

 

4. Marketing-Mix
4.1. Product policies
       Life cycle and BCG matrix

 


4.2. Services variables
       People, productivity, processes and physical evidence
       Importance of experience

 

4.3. Price policies
       Concept of price and value
       Price methodologies
       Prices for new product

 

4.4. Distribution models and sales channels policies 
       Choice of channels
       Negotiation with channels
       Distributor brand

 

4.5. Communication and advertising plans
       Communication techniques

 

5. Operational marketing case studies

Objetivos

A unidade curricular tem os seguintes objetivos:

- Apresentar os principais conceitos de marketing e os seus princípios teóricos;

- Compreender as dinâmicas do mercado e a sua influência na estratégia empresarial;

- Apresentar as principais variáveis do marketing operacional e como se desenvolvem para atingir os objetivos estratégicos de marketing definidos pela empresa;

- Introduzir e debater as principais decisões associadas a estes conceitos, desenvolvendo uma consciência crítica de modo a analisar as estruturas e os processos de marketing;

- Desenvolver o conhecimento e as competências necessárias à análise das atividades de marketing. 

Metodologias de ensino e avaliação

Os alunos terão uma exposição teórica dos temas que englobam o marketing com exemplos práticos do mercado nacional e internacional que permitem a sua ligação com a prática.

 

As aulas teóricas são suportadas por documentação on-line no Moodle com artigos científicos (teoria), de imprensa (prática) e por vídeos.

 

Os alunos farão dois case studies (15% cada um) e um trabalho (70%).

 

A presença dos alunos é obrigatória em 75% das aulas.

 

Apenas os alunos inscritos previamente poderão realizar os exames. O exame consiste na realização de um trabalho semelhante à avaliação contínua. Não existem case studies nesta avaliação.

Bibliografia principal

 

Kotler, P., Keller, E., Hansen, T., Brady, M. e Goodman, M. (2016) - Marketing Administration. Pearson Education Limited, 3rd edition.

 

Baynast, A., Lendrevie, J.; Lévy, J., D.; Dionísio, P.; Rodrigues, V. (2018), Mercator - 25 Anos - O Marketing na Era Digital. 1ª Edição, Publicações D. Quixote.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

 

Sempre que os alunos solicitarem, a combinar no final de cada aula.

 

 

 

 

 

 

 

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