Gestão Operacional de Marketing
Apresentação
A disciplina de Gestão Operacional de Marketing apresenta uma visão especi¿fica do marketing, nomeadamente das decisões operacionais. Esta disciplina explora as possibilidades táticas para a implementação das estratégias de marketing definidas pelas empresas. Nesta perspetiva, a disciplina fornece ferramentas de análise para permitir especificar as decisões que são tomadas e apresenta as diferentes variáveis a considerar para ter sucesso no contexto empresarial. Por último, alia a teoria à prática, estudando os diferentes conceitos teóricos do marketing mix para que os estudantes desenvolvam uma capacidade crítica / analítica e sejam capazes de considerar diferentes abordagens.
Disciplina do Curso
Comunicação, Marketing e Media Digitais (M)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 6
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT6354-15416
Disciplinas complementares recomendadas
O aluno deve dominar as áreas da matemática e inglês. Idealmente, o aluno deve ter conhecimentos sobre Marketing Estratégico.
Recomendam-se a aquisição de competências comportamentais e conhecimentos em áreas relacionadas com a gestão. Sugerem-se ainda noções básicas da vida empresarial.
É relevante o acompanhamento das noticias divulgadas pelos órgãos de comunicação social sobre as novas tendências de negócios e das novas tecnologias.
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. Marketing introduction 2. Operational decisions 3. Market research 4. Marketing-Mix 4.3. Price policies 4.4. Distribution models and sales channels policies 4.5. Communication and advertising plans 5. Operational marketing case studies
2.1. From the company
2.2. From the market
3.1. Applied to the sector
3.2. Applied to the business
4.1. Product policies
Life cycle and BCG matrix
4.2. Services variables
People, productivity, processes and physical evidence
Importance of experience
Concept of price and value
Price methodologies
Prices for new product
Choice of channels
Negotiation with channels
Distributor brand
Communication techniques
Objetivos
A unidade curricular tem os seguintes objetivos: - Apresentar os principais conceitos de marketing e os seus princípios teóricos; - Compreender as dinâmicas do mercado e a sua influência na estratégia empresarial; - Apresentar as principais variáveis do marketing operacional e como se desenvolvem para atingir os objetivos estratégicos de marketing definidos pela empresa; - Introduzir e debater as principais decisões associadas a estes conceitos, desenvolvendo uma consciência crítica de modo a analisar as estruturas e os processos de marketing; - Desenvolver o conhecimento e as competências necessárias à análise das atividades de marketing.
Metodologias de ensino e avaliação
Os alunos terão uma exposição teórica dos temas que englobam o marketing com exemplos práticos do mercado nacional e internacional que permitem a sua ligação com a prática. As aulas teóricas são suportadas por documentação on-line no Moodle com artigos científicos (teoria), de imprensa (prática) e por vídeos. Os alunos farão dois case studies (15% cada um) e um trabalho (70%). A presença dos alunos é obrigatória em 75% das aulas. Apenas os alunos inscritos previamente poderão realizar os exames. O exame consiste na realização de um trabalho semelhante à avaliação contínua. Não existem case studies nesta avaliação.
Bibliografia principal
Kotler, P., Keller, E., Hansen, T., Brady, M. e Goodman, M. (2016) - Marketing Administration. Pearson Education Limited, 3rd edition. Baynast, A., Lendrevie, J.; Lévy, J., D.; Dionísio, P.; Rodrigues, V. (2018), Mercator - 25 Anos - O Marketing na Era Digital. 1ª Edição, Publicações D. Quixote.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Sempre que os alunos solicitarem, a combinar no final de cada aula.