Retórica e Argumentação
Disciplina do Curso
Comunicação nas Organizações (M)
Grau|Semestres|ECTS
Mestrado | Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)
125 | 45
Código
ULHT257-11567
Disciplinas complementares recomendadas
Não aplicável
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Precedências
Não
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. Introdução: da Retórica antiga à Argumentação na comunicação e nas organizações;
2,Breve história da Retórica clássica; O sistema retórico: grandes partes da Retórica, provas, géneros retóricos, lugares, figuras e tropos;
2. Dimensões lógicas fundamentais da Argumentação: validade dedutiva e força indutiva dos argumentos;
3. Conhecimento das principais falácias, com vista a práticas argumentativas eficazes, designadamente no contexto de mudanças organizacionais nas empresas.
Objetivos
Pretende-se que, no final do semestre, o mestrando saiba identificar, em discursos presenciais e textos, a força persuasiva das figuras e lugares retóricos mais relevantes, bem como a dos argumentos utilizados, designadamente por eventuais contraditores; bem como saiba ele próprio recorrer criativamente àqueles dispositivos retóricos e meios de persuasão, oralmente ou por escrito
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
Conhecimento do essencial do sistema retórico e das respectivas técnicas de persuasão (provas, lugares e figuras/tropos); capacidade de construir argumentos fortes e formalmente válidos, bem como capacidade de detectar os erros formais (falácias e paradoxos) contidos nos discursos e textos de eventuais contraditores, em situações concretas.
Metodologias de ensino e avaliação
Quatro trabalhos (testes) práticos, em princípio, em aula: dois sobre Retórica e dois sobre Argumentação.
Bibliografia principal
- Aristóteles (1998), Retórica, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, Lisboa;
- Barilli, Renato (1985), Retórica, Editorial Presença, Lisboa;
- Barthes, Roland (1987), ¿A Retórica Antiga¿ in A Aventura Semiológica, Edições 70, Lisboa;
- Collard, M. (1999), A Arte de se Exprimir em Todas as Circunstâncias, Editorial Estampa, Lisboa;
- Bowell, Tracy e Kemp, Gary (2006), Critical Thinking ¿ A Concise Guide, Routledge, Londres e Nova Iorque;
- Enciclopédia de termos lógico-filosóficos (2006), Edição de João Branquinho, Desidério Murcho e Nelson Gonçalves Gomes, Martins Fontes, São Paulo;
- Kennedy, George A., (1998), Comparative Rhetoric ¿ An historical and cross-cultural introduction, Oxford University Press, New York e Oxford;
- Perelman, Chaïm e Olbrechts-Tyteca, L. (2006), Tratado de Argumentação, Instituto Piaget, Lisboa;
- Perelman, Chaïm (1999) O Império Retórico, Edições Asa, Porto;
- Proença de Moura, Paulo (2005), Persuacção, Edições Sílabo, Lisboa;