x Logotipo WhatsApp

Contacto WhatsApp 963640100

Logotipo da Universidade Lusófona
  • email
  • office365
  • ficha docente
  • moodle
  • netpa
  • Admissões
  • Cursos
  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Cursos Livres
  • Informações Académicas
  • Calendários
  • Ação Social e Bolsas
  • Protocolos
  • Documentos
  • Impressos
  • Regulamentos
  • Investigação
  • Centros e Unidades
  • Repositório Científico
  • Revistas Científicas
  • Contacto
  • PT
  • EN
  • Início
  • Disciplinas
  • Retórica e Argumentação

Universidade Lusófona

Retórica e Argumentação

Disciplina do Curso

Comunicação nas Organizações (M)

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 45

Código

ULHT257-11567

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Introdução: da Retórica antiga à Argumentação na comunicação e nas organizações;
2,Breve história da Retórica clássica; O sistema retórico: grandes partes da Retórica, provas, géneros retóricos, lugares, figuras e tropos;
2. Dimensões lógicas fundamentais da Argumentação: validade dedutiva e força indutiva dos argumentos;
3. Conhecimento das principais falácias, com vista a práticas argumentativas eficazes, designadamente no contexto de mudanças organizacionais nas empresas.

Objetivos

Pretende-se que, no final do semestre, o mestrando saiba identificar, em discursos presenciais e textos, a força persuasiva das figuras e lugares retóricos mais relevantes, bem como a dos argumentos utilizados, designadamente por eventuais contraditores; bem como saiba ele próprio recorrer criativamente àqueles dispositivos retóricos e meios de persuasão, oralmente ou por escrito

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Conhecimento do essencial do sistema retórico e das respectivas técnicas de persuasão (provas, lugares e figuras/tropos); capacidade de construir argumentos fortes e formalmente válidos, bem como capacidade de detectar os erros formais (falácias e paradoxos) contidos nos discursos e textos de eventuais contraditores, em situações concretas.

Metodologias de ensino e avaliação

Quatro trabalhos (testes) práticos, em princípio, em aula: dois sobre Retórica e dois sobre Argumentação.

Bibliografia principal

- Aristóteles (1998), Retórica, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, Lisboa;
- Barilli, Renato (1985), Retórica, Editorial Presença, Lisboa;
- Barthes, Roland (1987), ¿A Retórica Antiga¿ in A Aventura Semiológica, Edições 70, Lisboa;
- Collard, M. (1999), A Arte de se Exprimir em Todas as Circunstâncias, Editorial Estampa, Lisboa;
- Bowell, Tracy e Kemp, Gary (2006), Critical Thinking ¿ A Concise Guide, Routledge, Londres e Nova Iorque;
- Enciclopédia de termos lógico-filosóficos (2006), Edição de João Branquinho, Desidério Murcho e Nelson Gonçalves Gomes, Martins Fontes, São Paulo;
- Kennedy, George A., (1998), Comparative Rhetoric ¿ An historical and cross-cultural introduction, Oxford University Press, New York e Oxford;
- Perelman, Chaïm e Olbrechts-Tyteca, L. (2006), Tratado de Argumentação, Instituto Piaget, Lisboa;
- Perelman, Chaïm (1999) O Império Retórico, Edições Asa, Porto;
- Proença de Moura, Paulo (2005), Persuacção, Edições Sílabo, Lisboa;

Não precisa de ser aluno do ensino superior para frequentar as nossas disciplinas!

Saiba como realizar a sua candidatura como Aluno Externo para Frequência de unidades curriculares avulso na Universidade Lusófona.

Cursos

  • Candidaturas 2018-19
  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Formação livre
  • Ver todos os cursos

Eventos, campanhas, notícias e muito mais. Subscreve a nossa Newsletter

Redes Sociais

  • Logotipo do Youtube
  • Logotipo do Linkedin
  • Logotipo do RSS
  • Logotipo do Facebook
  • Logotipo do Twitter
  • Logotipo do Instagram

Contacto WhatsApp 963640100

Logotipo WhatsApp

Estamos também no

Logotipo WhatsApp

Agenda

  • Mentorado Kick off Meeting 2º Semestre
  • 7ª Semana de Comunicação, Artes e Tecnologias
  • Trajetórias de Vidas Sentidas e com Sentido
  • A constelação como visibilidade?
  • Safety and Regulation of the Engineering Nanomaterials

Notícias

  • LABTEC - Lusófona já tem um FABLAB
  • Curta Lusófona vence prémio AIP
  • Concurso Escolar Violência no Namoro e na Família
  • Comissão Europeia avalia cursos do DCAM
  • Concurso de Fotografia "Integração e Emigração"

Serviços

  • Secretaria Online
  • Moodle
  • Email
  • Biblioteca
  • Pedido de evento
  • Lusofona Mobile
  • Gabinete de Tradução
  • Edições Universitárias Lusófonas
  • Perdidos e achados
  • Projecto Play
  • Recil
  • Trabalha connosco
  • Web VPN
  • Office 365
  • Portal Emprego
Logotipo

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Campo Grande, 376
1749-024 Lisboa - Portugal
Tel: 217 515 500
Fax: 217 577 006
info@ulusofona.pt
Logotipo da Universidade Lusófona

Consulte a Política de Privacidade em vigor na Universidade Lusófona.

Copyright © 2019 Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Todos os direitos reservados.