Consulta e Avaliação Psicológica e Neuropsicológica
Apresentação
Esta unidade curricular é de grande pertinência pelo facto de englobar todos os aspetos relevantes que acompanham o processo de avaliação clínica, desde o contacto inicial com o cliente/paciente, até ao momento de devolução dos resultados da avaliação psicológica e da formulação clínica do caso, que expressa a compreensão da etiologia e significado dos problemas apresentados pelo cliente adulto. Assim, pretende transmitir aos estudantes todas as competências necessárias, desde o primeiro contacto com o cliente até ao momento em que é feita a ponte com a intervenção a efetuar, em diferentes contextos.
Disciplina do Curso
Ciberterapia e Reabilitação Neurocognitiva
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT776-13503
Disciplinas complementares recomendadas
Psicologia da Personalidade
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
A estruturação da consulta psicológica
Estabelecimento da relação terapêutica (consentimento informado e contrato)
Fases da intervenção (triagem, avaliação, intervenção, alta, follow up ) e estrutura da
consulta.
Consulta psicológica mediada pela tecnologia (online, telefónica)
A avaliação clínica psicológica e a prática baseada na evidência
Avaliação clínica e psicopatológica na idade adulta
Instrumentos de avaliação clínica
Critérios para seleção dos instrumentos e procedimentos de administração,
cotação e interpretação
Entrevista Estruturada
Avaliação dimensional
Observação comportamental
Desenvolvimento cognitivo/intelectual
Avaliação neuropsicológica
Avaliação da intensidade e interferência dos problemas
Conceptualização clínica
Formulação integrativa do caso
Definição do protocolo de intervenção
Comunicação de resultados de avaliação clínica
Avaliação do tratamento
Eficácia, efetividade e eficiência
Objetivos
No final da UC, é esperado que o/as estudantes sejam capazes de:
Metodologias de ensino e avaliação
Nas aulas teórico-práticas complementa-se a exposição de conteúdos com uma forte componente prática uma vez que se pretende treinar as competências a adquirir através de treino supervisonado, de modelagem e role-play. A avaliação contínua é composta por três modalidades avaliativas, de carácter obrigatório, com as seguintes ponderações: A presença nas aulas é obrigatória.
A época de recurso consiste num exame escrito com ponderação de 100% na nota final, que incidirá sobre a totalidade dos conteúdos teóricos e práticos. Como nota final, o estudante deverá obter a classificação mínima de 10 valores.
Bibliografia principal
psychological disorders . New York: Guilford Press.
Butler, G. (2000). Clinical formulation. In A. S. Bellack, & M. Hersen (Eds.). Comprehensive Clinical
Psychology , pp 1-24. U.S.A.: Pergamon.
Corcoran, K. & Fischer, J. (Eds.). (2013). Measures for clinical practice and research: A sourcebook (5 th
Ed.). New York: Free Press.
Graham, J., & Naglieri, J. (Eds.). (2010) Handbook of psychology (Vol. 10) (2 \ ed.). New Jersey: John
Wiley & Sons.
Groth-Marnat, G. (2009). Handbook of psychological assessment (5th ed.). New Jersey: Wiley.
Lichtenberg, E., Mather, N., Kaufman, N., & Kaufman, A. (2004). Essentials of assessment report writing.
New Jersey: Wiley.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala