Dissertação / Trabalho de Projeto
Apresentação
Criação de competências para a particpação em estudo e projectos de I&D.
Disciplina do Curso
Ciberterapia e Reabilitação Neurocognitiva
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 20
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULHT776-13506
Disciplinas complementares recomendadas
Métodos de Investigação. Seminários Temáticos.
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. Métodos de investigação 1.1. Seleção de uma área temática 1.2. Pesquisa bibliográfica 1.3. Formulação dos objetivos e das hipóteses 1.4. Seleção da amostra 1.5. Seleção das medidas de avaliação 1.6. Planeamento do estudo 1.7. Recolha e arquivo de dados 1.8. Análise de dados 1.9. Representação escrita e gráfica dos resultados 1.10. Interpretação dos resultados 1.11. Redação da investigação 2. Projetos I&D em Ciberterapia e Reabilitação Neurocognitiva 2.1. Perturbações de ansiedade 2.2. Reabilitação neurocognitiva 2.3. Modelos terapêuticos online 2.4. O futuro da Ciberterapia e Reabilitação Neurocognitiva 3. Elaboração da Dissertação
Objetivos
A UC apresenta os seguintes objetivos: - OA1: criação de competências ao nível das metodologias e dos métodos de investigação necessárias para a realização da dissertação. Para atender este objetivo serão ministrados os conceitos que permitem suportar metodologicamente os trabalhos conducentes à dissertação. OA2- apresentação, discussão e reflecção acerca de estudos de referência através de seminários temáticos dedicados à ciberterapia, reabilitação neurocognitiva e técnicas avançadas. - OA3: elaboração da dissertação. No intuito de satisfazer estes objetivos, os estudantes devem elaborar um projeto de I&D que garanta que todas as fases um estudo empírico são observadas, nomeadamente a seleção de um modelo teórico e formulação de hipóteses de acordo com este, escolha de medidas, recolha de dados, análise e redação da tese.
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologia de incidência demonstrativa (MD), em são apresentadas as diferentes metodologias de investigação que são usualmente utilizadas no âmbito deste ciclo de estudos. Apresentação e discussão de diferentes casos práticos onde estas metodologias foram utilizadas e de estudos de casos-modelo na área de atuação deste ciclo de estudos. Acompanhamento semanal dos estudantes através de um seminário. Será ainda realizada uma avaliação intermédia onde os alunos apresentam em sessão pública a componente teórica e a estrutura metodológica do seu plano de trabalhos. A avaliação final consiste na apresentação, discussão e posterior apreciação, por parte de um júri de docentes/investigadores com trajeto científico na área de conhecimento do ciclo de estudos, de uma dissertação.
Bibliografia principal
Creswell, J. & Creswell, D. (2018). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. ISBN-10: 1506386709. Field, A. (2017). Discovering Statistics Using IBM SPSS Statistics: North American Edition. ISBN-10: 9781526436566. Fodor, L. A., Cote¿, C. D., Cuijpers, P., Szamoskozi, ¿., David, D., & Cristea, I. A. (2018). The effectiveness of virtual reality-based interventions for symptoms of anxiety and depression: A meta-analysis. Scientific reports, 8, 1-13. doi: 10.1038/s41598-018-28113-6 Howard, M. C. (2017). A meta-analysis and systematic literature review of virtual reality rehabilitation programs. Computers in Human Behavior, 70, 317-327. doi: https://doi.org/10.1016/j.chb.2017.01.013 Mildred L. Patten, M., Michelle Newhart, M. (2017). Understanding Research Methods: An Overview of the Essentials. ISBN-10: 0415790522.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Pedro Gamito 10.0 - 11.00h, quartas D1.3