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Universidade Lusófona

Análise Sócio-Histórica da Educação

Apresentação

Esta Unidade Curricular pretende introduzir o aluno na problemática do conhecimento histórico e social da educação.  O conhecimento  científico tem uma temporalidade, com as suas continuidades e descontinuidades, o que nos obriga a relacionar o presente com o passado e o futuro. Neste sentido, pretende-se despertar o aluno para a necessidade de aprendermos com o que já fizemos para melhor construirmos o que temos a fazer. Com isto, pretende-se promover o pensamento crítico, e desenvolver uma atitude de ponderação e de abertura ao diálogo, evitando o perigo dos dogmatismo.

 

Disciplina do Curso

Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULHT573-16124

Disciplinas complementares recomendadas

História, Sociologia e Filosofia.

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

 

1 - Teoria da História: 

1.1 - A particularidade da história da educação como ciência social 

2- História das instituições educativas

2.1- Olhar historiográfico sobre os espaços sociais destinados à educação

3 - O aluno

3.1  - A passagem da criança a aluno. As culturas juvenis.

4  - A profissão professor

4.1 - O passado e  o presente dos professores. O ser professor ao longo da idade. A relação do professor consigo, com o trabalho e com os outos.

5  A história do currículo

5.1 - O conhecimento como um saber historicamente formado . As regulações sociais e aprendizagem de uma relação com o mundo.

6  Direcção de turma (liderança grupo-turma)

6.1 - O desafio histórico à cooperação no trabalho educativo.

7  - O processo de profissionalização docente

7.1  - Os diferentes modelos de formação ao longo da sua história.

8  - O grupos disciplinares

8.1  - Afirmação e desenvolvimento profissional

9  - O Desporto Escolar

9.1 -  Os diferentes modelos de formação. Os valores e os comportamentos transmitidos.

Objetivos

- Interpretar criticamente o passado, distinguindo as tendências de longo, médio e curto prazo

- Reflectir sobre os pontos críticos da educaçãoo

- Conhecer as principais fontes para o trabalho de investigação sócio-histórica, técnicas e conceitos
- Utilizar as metodologias, técnicas e conceitos da investigação em sócio-história da Educação

- Discutir o processo educativo à luz de uma perpspectiva sócio-histórica

 

Metodologias de ensino e avaliação

O processo ensino-aprendizagem está organizado em aulas teóricas (T) e teórico-práticas (TP). Nas aulas (T) serão apresentados os conteúdos programáticos, com o objectivo de fazer o enquadramento conceptual das diferentes problemáticas. Nas aulas (TP) os alunos são organizados em grupos, tendo que fazer a apresentação oral e escrita de todos os temas apresentados nas aulas (T).  Este portefólio tem um peso de 40% no processo de avaliação. Para além disso, cada um dos grupos tem que desenvolver um tema em profundidade que é apresentado também de forma escrita e oral. No processo de avaliação tem um peso de 30%. Critérios de avaliação: Capacidade de pesquisa e de síntese. Domínio das matérias abordadas. Apresentação escrita: Clareza e correção na elaboração do texto. Apresentação oral: Clareza e correção na exposição e defesa do trabalho.  Prova final (Frequência) -  peso de 30% no processo de avaliação.

Bibliografia principal

Brás, J.V. Gonçalves, M.N. & Hernandez Dias, J. M. (2014). From Organic to Functional and Symbolic: Body Building in Civility Course Books in Portugal (1856-1919)  American Journal of Educational Research. 3(III), 391-395. Available at:http://www.aijssnet.com/index.php/archive.html

Brás, J. (2008). A higiene e o governo das almas: o despertar de uma nova relação, Revista Lusófona de Educação, 12, 113-138. 

Brás José & Gonçalves, M. N. (2008). Os saberes e poderes da Reforma de 1905, Revista Lusófona de Educação, 13, 101-121.

Brás, J.V. & Gonçalves, M.N (org,) (2011). O imperativo Republicano em Debate. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.

Carvalho, R. (1986). História do ensino em Portugal. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Fernandes, R. (1992). O pensamento pedagógico em Portugal. Lisboa: Instituto de Cultura de Língua Portuguesa.

Nóvoa, A. (1991). Profissão professor. Porto: Porto Editora.

Nóvoa, A. (1992). Vidas de professores. Porto: Porto Editora

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

José Brás

4ª feira: 17 -18h

Gabinete

 

 

 

 

 

 

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