Logotipo da Universidade Lusófona
  • email
  • colibri
  • office365
  • colaborador
  • ficha docente
  • moodle
  • netpa
  • Intranet
  • Admissões
  • Cursos
  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Cursos Livres
  • Informações Académicas
  • Calendários
  • Ação Social e Bolsas
  • Protocolos
  • Documentos
  • Impressos
  • Regulamentos
  • Investigação
  • Centros e Unidades
  • Repositório Científico
  • Revistas Científicas
  • Contacto
  • PT
  • EN
  • Início
  • Disciplinas
  • Didática das Artes Visuais II

Universidade Lusófona

Didática das Artes Visuais II

Apresentação

Aliando a teoria à prática trata da pedagogia do ensino das artes, tendo como principal referente  o mundo das imagens das formas e dos seus recursos. Convoca os conhecimentos mais atuais da área das artes visuais, bem como metodologias e estratégias de ensino, no sentido de os colocar ao serviço da aprendizagem dos alunos. Desenvolve competências e aptidões para a reflexão crítica sobre o ensino das artes na contemporaneidade e para a prática de processos de inovação pedagógica.Área de preenchimento obrigatório.

Disciplina do Curso

Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 10

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULHT573-23574

Disciplinas complementares recomendadas

Expressão artística; Teorias e Práticas da Arte Contemporânea

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1.  A obra de arte na sala de aula :
A obra de arte - a inteligência e experiência estética Etapas de desenvolvimento estético na sua apreciação
Integração da obra de arte na programação das atividades - estratégias e obstáculos Educação artística e os projetos educativos dos museus e outras instituições
2.  Artes e multidisciplinaridade:
Importância da integração com outras áreas e projectos comuns Exemplos da prática
3.  Arte e criatividade :
Componentes e fases do pensamento criativo Métodos e técnicas para o seu desenvolvimento Avaliação da criatividade
Ensino na pósmodernidade :
Debates contemporâneos, perspectivas e desafios  ligações à arte contemporânea; inclusão, multiculturalidade;Teorias de ensino: a cultura visual, e os significados das imagens na cultura. Novos meios de criação artística (desenho, fotografia, cinema e tecnologias informáticas)
Desenvolvimento da investigação em educação artística

Objetivos

-Compreender e debater as artes visuais no contexto histórico das culturas e os desafios colocados à educação artistica na pósmodernidade.
-Revelar conhecimentos sobre as etapas de desenvolvimento estético na compreensão da obra de arte -Compreender e utilizar nos projetos pedagógicos a obra de arte de modo sincrónico e diacrónico,
adaptada às temáticas escolhidas com abordagens adequadas ao nível etário dos alunos
-Conhecer  as  características,  componentes  e  fases  do  processo  criativo  e  estratégias  de desenvolvimento da criatividade no processo pedagógico
-Demonstrar aptidões e conhecimentos para a prática de processos de inovação pedagógica, tendo em conta a multidisciplinaridade e a realidade multicultural dos contextos educativos atuais
-Reconhecer as especificidades da investigação em educação artística e ser capaz de formular projetos de pesquisa na áreaÁrea de preenchimento obrigatório.

Metodologias de ensino e avaliação

Metodologias de ensino diversificadas:
- Aulas expositivas (método expositivo) em que se apresentam os conteúdos programáticos com apoio de meios audiovisuais, textos relevantes fornecidos aos alunos, materiais pedagógicos, manuais, etc); participação ocasional de convidados peritos em temas a tratar
- Aulas práticas (método discursivo) através de trabalho de grupo com apresentação à turma e debate - Orientação tutorial na elaboração dos trabalhos (método investigativo)
A avaliação reguladora do ensino/aprendizagem priveligia a dimensão formativa, promovida através de trabalhos individuais e de grupo. Os parâmetros e os critérios de avaliação são os seguintes:
-Participação, assiduidade e cooperação (10%)
-Realização de trabalho individual de recensão crítica dos textos dados (35%) -Trabalho de grupo (55%)

Bibliografia principal

  • Aguirre, I. (2005). Teorias Y Práticas en Educación artística. Ideas para una revisión pragmatista de la experiencia estética. Pamplona: universidade de Navarra.
  • Eça, T. & Mason, R. (Eds)) (2008). International Dialogues about Visual Culture. Education and Art. UK:L Intellect books
  • Efland, A. D., Freedman, K & Stuhr, P. (2003). La educación en el arte posmoderna. Barcelona: Paidós.
  • Fróis, J. P. (coord) (2008). Educação Estética e Artística: Abordagens Transdisciplinares. Lisboa: Fundação Gulbenkian.
  • Gaudelius, Y & Speirs, P. (2002). Contemporary issues in art education. New Jersey: Prentice Hall.
  • Hetland. L., Winner, E., Veenema, S., Sheridan, K. M. & Perkins, D. N. (2007). The Real Benefits of Visual Art Education. N Y: Teachers College Press.
  • Hernandez, F. (2010). Educación y Cultura Visual . Barcelona: Octaedro.
  • Vasconcelos, M. C.., Duarte, J. & Bahía, S. (Coord). (2014).Dossier artes Visuais na Escola. Revista Lusófona de Educação, 26.  

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não precisa de ser aluno do ensino superior para frequentar as nossas disciplinas!

Saiba como realizar a sua candidatura como Aluno Externo para Frequência de unidades curriculares avulso na Universidade Lusófona.

Cursos

  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Formação livre
  • Ver todos os cursos

Courses

  • UnderGraduate
  • Masters
  • Integrated Masters
  • PhD's
  • Post-Graduations
  • Open Courses
  • See all Courses

See also...

  • ECTS Guide

Eventos, campanhas, notícias e muito mais. Subscreve a nossa Newsletter

Redes Sociais

  • Logotipo do Youtube
  • Logotipo do Linkedin
  • Logotipo do RSS
  • Logotipo do Facebook
  • Logotipo do Twitter
  • Logotipo do Instagram

Contacto WhatsApp 963640100

Logotipo WhatsApp

Estamos também no

Logotipo WhatsApp

Agenda

  • A Road for Adaptation of Bridges to Climate Change
  • 86th International Scientific Conference ESD
  • Pensar os Média na Lusofonia
  • Novos Paradigmas de Ensino e Formação
  • Over & Out 2022

Notícias

  • Programa Fazer+: Apoio à Ciência e Inovação - Prémios 3ª Edição
  • Investigadora da Lusófona co-edita Livro sobre a História das Revistas em Portugal
  • Estudante Lusófona conquista medalha nos Jogos do Mediterrâneo
  • Lusófona University THInC 2022 Summer School - We did it!
  • Início do Processo de Compostagem na Universidade Lusófona

Serviços

  • Perdidos e achados
  • Alteração | Recuperação de password
  • Biblioteca
  • Email
  • Gabinete de Tradução
  • Lusofona Mobile
  • Moodle
  • Office 365
  • Portal Emprego
  • Perdidos e achados
  • Projecto Play
  • Recil
  • Secretaria Online
  • Trabalha connosco
  • Web VPN
Logotipo

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Campo Grande, 376
1749-024 Lisboa - Portugal
Tel: 217 515 500
info@ulusofona.pt
A Universidade Lusófona de Lisboa é um espaço único de ensino superior, uma instituição que articula ensino e investigação num campus de excelência PRR Logotipo do Livro de Reclamações online

Consulte a Política de Privacidade em vigor na Universidade Lusófona.

Copyright © 2022 Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Todos os direitos reservados.