Didática das Artes Visuais II
Apresentação
Aliando a teoria à prática trata da pedagogia do ensino das artes, tendo como principal referente o mundo das imagens das formas e dos seus recursos. Convoca os conhecimentos mais atuais da área das artes visuais, bem como metodologias e estratégias de ensino, no sentido de os colocar ao serviço da aprendizagem dos alunos. Desenvolve competências e aptidões para a reflexão crítica sobre o ensino das artes na contemporaneidade e para a prática de processos de inovação pedagógica.Área de preenchimento obrigatório.
Disciplina do Curso
Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 10
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT573-23574
Disciplinas complementares recomendadas
Expressão artística; Teorias e Práticas da Arte Contemporânea
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. A obra de arte na sala de aula :
A obra de arte - a inteligência e experiência estética Etapas de desenvolvimento estético na sua apreciação
Integração da obra de arte na programação das atividades - estratégias e obstáculos Educação artística e os projetos educativos dos museus e outras instituições
2. Artes e multidisciplinaridade:
Importância da integração com outras áreas e projectos comuns Exemplos da prática
3. Arte e criatividade :
Componentes e fases do pensamento criativo Métodos e técnicas para o seu desenvolvimento Avaliação da criatividade
Ensino na pósmodernidade :
Debates contemporâneos, perspectivas e desafios ligações à arte contemporânea; inclusão, multiculturalidade;Teorias de ensino: a cultura visual, e os significados das imagens na cultura. Novos meios de criação artística (desenho, fotografia, cinema e tecnologias informáticas)
Desenvolvimento da investigação em educação artística
Objetivos
-Compreender e debater as artes visuais no contexto histórico das culturas e os desafios colocados à educação artistica na pósmodernidade.
-Revelar conhecimentos sobre as etapas de desenvolvimento estético na compreensão da obra de arte -Compreender e utilizar nos projetos pedagógicos a obra de arte de modo sincrónico e diacrónico,
adaptada às temáticas escolhidas com abordagens adequadas ao nível etário dos alunos
-Conhecer as características, componentes e fases do processo criativo e estratégias de desenvolvimento da criatividade no processo pedagógico
-Demonstrar aptidões e conhecimentos para a prática de processos de inovação pedagógica, tendo em conta a multidisciplinaridade e a realidade multicultural dos contextos educativos atuais
-Reconhecer as especificidades da investigação em educação artística e ser capaz de formular projetos de pesquisa na áreaÁrea de preenchimento obrigatório.
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino diversificadas:
- Aulas expositivas (método expositivo) em que se apresentam os conteúdos programáticos com apoio de meios audiovisuais, textos relevantes fornecidos aos alunos, materiais pedagógicos, manuais, etc); participação ocasional de convidados peritos em temas a tratar
- Aulas práticas (método discursivo) através de trabalho de grupo com apresentação à turma e debate - Orientação tutorial na elaboração dos trabalhos (método investigativo)
A avaliação reguladora do ensino/aprendizagem priveligia a dimensão formativa, promovida através de trabalhos individuais e de grupo. Os parâmetros e os critérios de avaliação são os seguintes:
-Participação, assiduidade e cooperação (10%)
-Realização de trabalho individual de recensão crítica dos textos dados (35%) -Trabalho de grupo (55%)
Bibliografia principal
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala