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Universidade Lusófona

Media e Educação: As Práticas Educativas e as Tecnologias da Informação e da Comunicação

Apresentação

As novas literacias do século XXI. Concetualizações de Literacia para os Media no encontro da investigação académica e de uma economia assente nas tecnologias de Comunicação e Informação (TIC).

  1. Literacia para os media e educação para os media. Concetualização
  2. Literacia para os media no contexto da Educação formal e informal; boas práticas.
  3. Literacia para os media, identidade e cidadania.
  4. Criação de media no contexto do currículo das Artes Visuais, numa ótica centrada no aluno, em que este é o agente ativo da sua aprendizagem e no âmbito de um projeto de investigação ação.

Disciplina do Curso

Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULHT573-9093

Disciplinas complementares recomendadas

Não Aplicável.

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Descrição dos conteúdos

  1. Concetualizações de literacia mediática
    1. A comunicação e a partilha de significados num mundo altamente mediatizado requer múltiplas literacias, muitas das vezes denominadas de literacia mediática, literacia da informação, literacia visual, literacia multimodal ou literacia digital. 
  2. A aprendizagem baseada em jogos
    1. Os jogos como fator de motivação
    2. Os jogos como ambientes activos de aprendizagem
    3. A criação de jogos pelos alunos, potenciando múltiplas literacias
    4. Os research-based educational games
    5. Como fazer uma Revisão Sistemática da Literatura sobre a aprendizagem baseada em jogos e a Educação em Artes Visuais.

Objetivos

Conhecer as principais políticas europeias e nacionais relativas à Educação para os Media.

Adquirir competências de investigação em educação para os media e cidadania:

- Conhecer os paradigmas educacionais que sustentam o uso e criação de media na Educação

- Questões de investigação

- Desenho de investigação

- Elaborar um artigo científico.

 

Metodologias de ensino e avaliação

Na componente teórica, o método expositivo é utilizado para a introdução de conceitos mas também o demonstrativo (via utilização de imagens, vídeos e aplicações). Na componente prática são utilizados fundamentalmente métodos demonstrativos e ativos (realização de trabalhos). A avaliação sumativa ocorre via defesa de projecto individual. Os projetos têm vários momentos de avaliação, em que os alunos têm a oportunidade de melhorar as entregas parciais, garantindo assim que a entrega final é o resultado de um processo de melhoria contínua e maximizando-se o sucesso do resultado.

Avaliação:

Projeto em grupo (quatro elementos): artigo científico de revisão da literatura: 70%

Individual: Recensão crítica e apresentação em aula de um paper científico: 30%

Bibliografia principal

  • Costa, C., Tyner, K., Henriques. S., & Sousa, C. (2018). Game Creation in Youth Media and Information Literacy Education. International Journal of Game-Based Learning, 8(2), 1-13. DOI: 10.4018/IJGBL.2018040101

  • Costa, C. Car, V., Papadimitriou, S., (2017). Good Practices and Emerging Trends. In Frau-Meigs, D., Flores, J., Velez, I., Public policies in media and information literacy in Europe: Cross-Country Comparisons. Routledge. ISBN: 9781138644373

    https://www.routledge.com/Public-Policies-in-Media-and-Information-Literacy-in-Europe-Cross-Country/Frau-Meigs-Velez-Michel/p/book/9781138644373

  • Gee, J. (2008). Learning and Games. In: K. Salen (Ed.) The Ecology of Games: Connecting Youth, Games, and Learning, 1st ed. Cambridge: The MIT Press.

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Maria da Conceição Gonçalves Costa

diário a combinar via email

Zoom

 

 

 

 

 

 

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