Media e Educação: As Práticas Educativas e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
Apresentação
As novas literacias do século XXI. Concetualizações de Literacia para os Media no encontro da investigação académica e de uma economia assente nas tecnologias de Comunicação e Informação (TIC).
Disciplina do Curso
Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT573-9093
Disciplinas complementares recomendadas
Não Aplicável.
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos
Objetivos
Conhecer as principais políticas europeias e nacionais relativas à Educação para os Media. Adquirir competências de investigação em educação para os media e cidadania: - Conhecer os paradigmas educacionais que sustentam o uso e criação de media na Educação - Questões de investigação - Desenho de investigação - Elaborar um artigo científico.
Metodologias de ensino e avaliação
Na componente teórica, o método expositivo é utilizado para a introdução de conceitos mas também o demonstrativo (via utilização de imagens, vídeos e aplicações). Na componente prática são utilizados fundamentalmente métodos demonstrativos e ativos (realização de trabalhos). A avaliação sumativa ocorre via defesa de projecto individual. Os projetos têm vários momentos de avaliação, em que os alunos têm a oportunidade de melhorar as entregas parciais, garantindo assim que a entrega final é o resultado de um processo de melhoria contínua e maximizando-se o sucesso do resultado. Avaliação: Projeto em grupo (quatro elementos): artigo científico de revisão da literatura: 70% Individual: Recensão crítica e apresentação em aula de um paper científico: 30%
Bibliografia principal
Costa, C., Tyner, K., Henriques. S., & Sousa, C. (2018). Game Creation in Youth Media and Information Literacy Education. International Journal of Game-Based Learning, 8(2), 1-13. DOI: 10.4018/IJGBL.2018040101 Costa, C. Car, V., Papadimitriou, S., (2017). Good Practices and Emerging Trends. In Frau-Meigs, D., Flores, J., Velez, I., Public policies in media and information literacy in Europe: Cross-Country Comparisons. Routledge. ISBN: 9781138644373 Gee, J. (2008). Learning and Games. In: K. Salen (Ed.) The Ecology of Games: Connecting Youth, Games, and Learning, 1st ed. Cambridge: The MIT Press.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Maria da Conceição Gonçalves Costa diário a combinar via email Zoom