Logotipo da Universidade Lusófona
  • email
  • colibri
  • office365
  • colaborador
  • ficha docente
  • moodle
  • netpa
  • Intranet
  • Admissões
  • Cursos
  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Cursos Livres
  • Informações Académicas
  • Calendários
  • Ação Social e Bolsas
  • Protocolos
  • Documentos
  • Impressos
  • Regulamentos
  • Investigação
  • Centros e Unidades
  • Repositório Científico
  • Revistas Científicas
  • Contacto
  • PT
  • EN
  • Início
  • Disciplinas
  • Relatório da Prática de Ensino Supervisionada

Universidade Lusófona

Relatório da Prática de Ensino Supervisionada

Apresentação

A unidade curricular funciona como uma peça de investigação independente relacionada com a Prática Supervisionada, utilizando a metodologia da investigação-ação e a ser defendida publicamente perante um júri.

Disciplina do Curso

Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Grau|Semestres|ECTS

| Anual | 20

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULHT573-23575

Disciplinas complementares recomendadas

Prática Supervisionada; Metodologias de investigação; Didáticas específicas e outras unidades do curso

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Investigação em ensino das artes visuais hoje: Importância do paradigma do professor investigador Linhas de investigação priveligiadas
Características da investigação em educação artística Instituições principais de investigação no domínio das artes
Elaboração de proposta de pesquisa e seu desenvolvimento na educação artística Revisão de literatura relevante na área
Definição da problemática e questões de partida
Escolha de metodologia adequada - enfoques quantitativos e qualitativos (orientação histórica, descritiva, experimental)
Aplicação da metodologia de investigação ação Recolha, análise e tratamento de dados
Conclusões pertinentes ao encontro das questões de partida Elaboração do relatório, defesa e disseminação Bibliografia normas APA

Objetivos

- Desenvolver uma atitude positiva e comprometida para com atividades de investigação em educação artística
-  Perceber a importância da investigação-ação em educação artística na melhoria da qualidade das atividades docentes e aprendizagem dos alunos
- Distinguir os processos de investigação em educação artística de outras atividades profissionais -  Conhecer e usar as principais referências de investigação em educação artística (textos e livros seminais, revistas da especialidade)
- Comparar a diversidade de enfoques, métodos e instrumentos em investigação sobre o ensino artístico
- Apetrechar os alunos de competências e conhecimentos para a pesquisa em educação artística

Metodologias de ensino e avaliação

Os alunos são acompanhados na elaboração do seu Relatório da Prática Supervisionada por um orientador doutorado, expert na temática escolhida em regime tutorial. As sessões de Seminários que se articulam com esta unidade curricular visam o acompanhamento e enriquecimento do Relatório da Prática, através da participação de experts ligados a temas de investigação em artes visuais. O debate proporcionado por estas sessões clarifica as questões de investigação em curso.
A avaliação do Relatório da Prática é feita em sessão pública de acordo com a legislação em vigor, com juri nomeado para o efeito. 

Bibliografia principal

Agirre, I. (2000). Teorias y Práticas en Educación Artística: Ideas para una revisión pragmatista da la experiencia estéticTa. Pamplona: Universidad de Navarra
Efland, A. (2002). Art and Cognition: Integrating the Visual Arts in the Curriculum. New York: College Press
Eisner, E. W. (2002). The Arts and the Creation of Mind. New haven & London: Yale University
Freedman, K. (2003). Teaching Visual Culture. New York & London: Teachers College Press.

Gaudelius, Y. & Speirs, P. (2002). Contemporary Issues in Art Education. New Jersey: Pearson Education, Inc.Education, Inc.
Hernandez, F. (2000).Educación y Cultura Visual. Barcelona: Octaedro.
Latorre (2005). La Investigación-Acción: Conocer y Cambiar la Práctica Educativa. Barcelona: Graó

Marín, R. V. (2005) (eds). Investigación en Educación Artística: Temas, métodos y técnicas de indagación sobre el aprendizage y la ensenanza delas artes y culturas visuais.
 Universidad de Granada y Universidad de Sevilla.

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

 

As reuniões com o orientador do Relatório, são agendadas sempre que considerado necessário.

 

 

 

 

 

 

 

Não precisa de ser aluno do ensino superior para frequentar as nossas disciplinas!

Saiba como realizar a sua candidatura como Aluno Externo para Frequência de unidades curriculares avulso na Universidade Lusófona.

Cursos

  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Formação livre
  • Ver todos os cursos

Courses

  • UnderGraduate
  • Masters
  • Integrated Masters
  • PhD's
  • Post-Graduations
  • Open Courses
  • See all Courses

See also...

  • ECTS Guide

Eventos, campanhas, notícias e muito mais. Subscreve a nossa Newsletter

Redes Sociais

  • Logotipo do Youtube
  • Logotipo do Linkedin
  • Logotipo do RSS
  • Logotipo do Facebook
  • Logotipo do Twitter
  • Logotipo do Instagram

Contacto WhatsApp 963640100

Logotipo WhatsApp

Estamos também no

Logotipo WhatsApp

Agenda

  • A Road for Adaptation of Bridges to Climate Change
  • 86th International Scientific Conference ESD
  • Pensar os Média na Lusofonia
  • Novos Paradigmas de Ensino e Formação
  • Over & Out 2022

Notícias

  • Programa Fazer+: Apoio à Ciência e Inovação - Prémios 3ª Edição
  • Investigadora da Lusófona co-edita Livro sobre a História das Revistas em Portugal
  • Estudante Lusófona conquista medalha nos Jogos do Mediterrâneo
  • Lusófona University THInC 2022 Summer School - We did it!
  • Início do Processo de Compostagem na Universidade Lusófona

Serviços

  • Perdidos e achados
  • Alteração | Recuperação de password
  • Biblioteca
  • Email
  • Gabinete de Tradução
  • Lusofona Mobile
  • Moodle
  • Office 365
  • Portal Emprego
  • Perdidos e achados
  • Projecto Play
  • Recil
  • Secretaria Online
  • Trabalha connosco
  • Web VPN
Logotipo

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Campo Grande, 376
1749-024 Lisboa - Portugal
Tel: 217 515 500
info@ulusofona.pt
A Universidade Lusófona de Lisboa é um espaço único de ensino superior, uma instituição que articula ensino e investigação num campus de excelência PRR Logotipo do Livro de Reclamações online

Consulte a Política de Privacidade em vigor na Universidade Lusófona.

Copyright © 2022 Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Todos os direitos reservados.