Teorias e Práticas Artísticas Contemporâneas
Apresentação
Esta unidade curricular permite aos alunos aprofundarem conhecimentos no âmbito da arte moderna e contemporânea, numa perspetiva de equilíbrio entre teoria e prática. As aulas teóricas são, assim, sempre acompanhadas por projetos artísticos práticos a realizar pelos alunos, através dos quais se podem entender e experimentar as ideias e estratégias criativas previamente abordadas.
Disciplina do Curso
Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT573-11235
Disciplinas complementares recomendadas
Expressão Artística, Didática das Artes Plásticas I e II
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Objetivos
Objetivos: Competências a adquirir: Compreender a importância das vanguardas artísticas da primeira metade do século XX para a interpretação das práticas artísticas contemporâneas
Aprofundar a capacidade de análise das obras de arte contemporânea bem como de textos de teoria e crítica de arte fundamentais para a formação dos movimentos percursores das artes contemporâneas
Proporcionar a aquisição e exploração de determinados conceitos e metodologias artísticas
Conhecer a importância das novas tecnologias nas artes visuais contemporâneas
Capacidade de análise e reflexão sobre o mundo das artes contemporâneas, nas suas bases conceptuais e estéticas
Saber operar, na prática, com conceitos associados a diversas manifestações artísticas, através da exploração e experimentação das suas técnicas artísticas
Reconhecer e contextualizar experiências artísticas portuguesas no panorama mundial Capacidade de pesquisa e investigação na área
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino diversificadas: A avaliação reguladora do ensino/aprendizagem privilegia a dimensão formativa, promovida através de trabalhos individuais e de grupo. Parâmetros e os critérios de avaliação: Aulas expositivas sobre os conteúdos programáticos através de meios audiovisuais; participação ocasional de convidados em articulação com os temas tratados;
Aulas práticas através de trabalho individual e de grupo com apresentação à turma e debate
Orientação tutorial na elaboração dos trabalhos
Participação, assiduidade e cooperação (15%)
Realização de trabalho prático individual, numa perspetiva de trabalho de projeto ¿ a expressão artística como forma criativa de resposta aos desafios propostos pelos temas dados (45%);
Trabalho de grupo: criação de um material didático original para a planificação de uma aula de uma unidade de trabalho (a realizar em articulação com a unidade de Didática das Artes Plásticas) (40%)
Bibliografia principal
Bishop, C. (2014). Artificial hells . P articipatory art and the politics of spectatorship. London: Verso. Harrisson & Wood & Gaiger (eds) (2002). Art in Theory 1900-2000 - An Anthology of Changing Ideas . London: Blackwell Publishers Helguera, P.(2011) Education for Socially Engaged Art: A Materials and Techniques Handbook . New York: Pinto Books Hopkins, D. (2016) A Companion to Dada and Surrealism , Chichester and Oxford: Wiley Blackwell Kwon, M. (2004). One place after another . Cambridge, Mass.: MIT Press. Marcha¿n Fiz, S. (2012). Del arte objetual al arte de concepto . Madrid: Akal. Roberts, D. (2011). The total work of art in European modernism . Ithaca, N.Y.: Cornell University Press. Stiles, K., & Selz, P. (2012). Theories and documents of contemporary art . Berkeley: University of California Press.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala