Detecção e Orientação de Talentos
Apresentação
O talento constitui uma das condições fundamentais para acender à excelência no desporto de competição e a sua deteção/identificação representam o primeiro passo de um longo processo de especialização que permite selecionar os atletas certos.A UC proporciona um conjunto de instrumentos científicos que promovem a reflexão crítica e autonomia do aluno na construção e aplicação de um modelo de deteção, identificação, seleção e desenvolvimento para o futebol jovem.
Disciplina do Curso
Futebol - da Formação à Alta Competição
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT2166-10884
Disciplinas complementares recomendadas
No plano da coerência vertical e horizontal em Unidades Curriculares, Deteção e Orientação de Talentos partilha fortes afinidades, no que respeita a alguns conteúdos programáticos, com as Unidades Curriculares de Conceção e Operacionalização de Métodos de Treino, Observação e Análise de Treino e Competição e Organização e Planeamento do Treino e Competição.
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. Bases teóricas: 1.1. Talento desportivo e talento motor; 1.2. Deteção, identificação, desenvolvimento e seleção de talentos desportivos; 1.3. Programas de identificação e desenvolvimento de talentos desportivos; 1.4. Sistemas de recrutamento e de promoção de talentos desportivos; 2. Modelo básico e operativo: 2.1. Determinantes básicos do futebol; 2.2. Perfil de características do atleta. 3. Metodologia e controlo das variáveis que condicionam o sucesso desportivo: 3.1. Bateria de testes utilizada em programas de identificação de talentos desportivos no futebol; 3.2. O efeito do tamanho, composição corporal e maturação biológica sobre o desempenho funcional e motor dos atletas. 3.3. Qual a influência do treino sobre o crescimento e maturação dos atletas? 4. Orientação de talentos: 4.1. Períodos sensíveis para o desenvolvimento das capacidades funcionais e das habilidades motoras gerais e específicas; 4.2. Etapas de preparação desportiva a longo prazo.
Objetivos
1. Desenvolver a reflexão crítica sobre os diferentes modelos de referência e fases do processo de identificação e desenvolvimento de talentos desportivos; 2. Identificar as interdependências entre os processos de crescimento, maturação biológica e adaptações ao treino desportivo; 3. Desenvolver competências e autonomia para a avaliar o potencial desportivo dos atletas em situação de treino e/ou competição; 4. Conhecer e desenvolver modelos e etapas de preparação desportiva a longo prazo.
Metodologias de ensino e avaliação
No início da UC serão utilizadas técnicas expositivas, onde se trabalham os conceitos-chave. Numa segunda fase, trabalha-se o modelo básico e operativo (em grupo), com referência no futebol. O racional teórico do modelo é construído com suporte em artigos científicos, justificando assim as opções do aluno no processo que culmina com a construção dum protocolo de avaliação específico para o futebol. Numa terceira fase, trabalham-se modelos de referência de deteção e desenvolvimento de talentos desportivos, devendo o estudante refletir sobre estes e construir um modelo operacional para o futebol (em grupo). A avaliação decorre da apresentação e discussão do racional teórico do modelo básico e operativo e da defesa de um modelo operacional para a deteção e orientação de talentos numa modalidade desportiva previamente definida enquadrado na lógica de etapas de preparação desportiva a longo prazo. O aluno terá de comparecer a 75% das aulas para aceder a esta apresentação.
Bibliografia principal
Ford, P. R., Bordonau, J., Bonanno, D., Tavares, J., Groenendijk, C., Fink, C., . . . Di Salvo, V. (2020). A survey of talent identification and development processes in the youth academies of professional soccer clubs from around the world. Journal of Sports Sciences, 38(11-12), 1269¿1278. https://doi.org/10.1080/02640414.2020.1752440 Gouvêa, M. A., Cyrino, E. S., Valente-Dos-Santos, J., Ribeiro, A. S., Silva, D., Ohara, D., . . . Ronque, E. (2017). Comparison of Skillful vs. Less Skilled Young Soccer Players on Anthropometric, Maturation, Physical Fitness and Time of Practice. International Journal of Sports Medicine, 38(5), 384¿395. https://doi.org/10.1055/s-0042-122815 Valente-dos-Santos, J., Coelho-e-Silva, M. J., Simões, F., Figueiredo, A. J., Leite, N., Elferink-Gemser, M. T., . . . Sherar, L. (2012). Modeling developmental changes in functional capacities and soccer-specific skills in male players aged 11-17 years. Pediatric ExerciseScience, 24(4), 603¿621.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala João Valente dos Santos Segunda-Feira; 08h00m-09h00m H1.1.