Fisiologia do Esforço e Recuperação
Apresentação
Fisiologia do esforço e recuperação estuda o impacto fisiológico da carga de treino na adaptação funcional, bem como da relação entre a carga de treino e os processos de recuperação. Com base no conceito de adaptação, deseja-se desenvolver no aluno um conhecimento integrado da fisiologia humana na condição de treino, através de uma perspetiva sistémica que aborda níveis diferentes de complexidade. Os temas abordados na UC integram áreas do conhecimento multidisciplinar, com exigência no domínio prévio da anatomofisiologia, bioquímica e fisiologia do exercício e treino, para uma compreensão integrada da atividade física na perspetiva do desempenho atlético. Especificamente na avaliação, monitorização e controlo do treino e da competição no Futebol.
Disciplina do Curso
Futebol - da Formação à Alta Competição
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT2166-15901
Disciplinas complementares recomendadas
Sem precedências. Fisiologia do esforço e recuperação (esta UC desenvolve os conceitos básicos que serão trabalhados e aplicados)
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. Bionergética e metabolismo 2. Fisiologia cardiorrespiratória e muscular 3. Fadiga 4. Adaptação funcional em resultado do treino desportivo 5. Monitorização da carga de treino e competição 6. Estratégias de recuperação e prevenção da fadiga
Objetivos
Conhecer os principais mecanismos fisiológicos de adaptação e recuperação ao treino desportivo. Analisar de uma forma crítica os fatores fisiológicos e estratégias que determinam e, portanto, limitam ou aumentam, o rendimento desportivo no Futebol. Desenvolver capacidade de análise das exigências fisiológicas específicas do Futebol. Analisar o treino e competição de forma crítica e reflexiva, integrando o conhecimento científico.
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas compostas por uma parte expositiva e uma parte onde se aplica a aprendizagem experiencial, com colocação de problemas/trabalhos/fichas formativas/análise de artigos científicos em pequenos grupos de trabalho. É utilizado o sistema de b-learning, com base na plataforma moodle, onde se disponibilizam materiais de apoio para cada uma das aulas (slides, textos de apoio, artigos científicos, fichas formativas). A avaliação terá por base a realização de um trabalho em grupo (70%), seguida de apresentação e discussão (30%).
Bibliografia principal
Powers, S. & Howleys, E. (2017). Physiology of Exercise. Theory and Application to Fitness and Performance. 7th Edition. New-York: McGraw-Hill Companies, Inc. McArdle, W.D., Katch, F.I. & Katch, V.L. (2016). Exercise Physiology: Nutrition, Energy and Human Performance. 7th Edition. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins. Wilmore, J. & Costill, D.L. (2015). Physiology of Sport and Exercise. 4th Edition. Champaign, IL: Human Kinetics. Gore, C.J. (2000) Physiological Tests for Elite Athletes. Champaign: Human Kinetics. Banister, E.W. (1991). Modeling elite athletic performance. In: J.D. MacDougall, H.A. Wenger, & H.J. Green (eds.), Physiological testing of high-performance athlete (pp. 403-424). Champaign: Human Kinetics. Sousa, A., Ribeiro, J., & Figueiredo, P. (2019) Physiological Demands in Sports Practice. In: S. Rocha Piedade, A. Imhoff, M. Clatworthy, M. Cohen, & J. Espregueira-Mendes (eds.), The Sports Medicine Physician. Springer.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Pedro Figueiredo 2ª feira, 16h30-17h30 z.0.3; Online