Acústica, Análise e Instrumentação
Apresentação
Disciplina que visa dar a conhecer os principais fundamentos da Acústica Musical e Arquitectónica.
Disciplina do Curso
Produção e Tecnologias do Som (M)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 6
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT2722-16189
Disciplinas complementares recomendadas
Eng. Acústica e Acústica Musical.
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
I - Conceitos Ba¿sicos 1. Feno¿menosvibrato¿rios: definico¿es II - Psicoacu¿stica 1- Freque¿ncia de resposta 2- Campo auditivo III - Acu¿stica Arquitecto¿nica 1. Breve histo¿ria de acu¿stica de salas 7. Medic¿o¿es acu¿sticas
2. Ondas de som e tipos de ondas
3. Freque¿ncia, comprimento de onda e peri¿odo
4. Acidentes de propagac¿a¿o
5. Energia e pote¿ncia (watt e dB)
6. Ni¿vel de pressa¿o, pote¿ncia e intensidade sonora 7. Direccionalidade de fontes sonoras
3 - Se¿rie dos Harmo¿nicos 4 - Intervalos acu¿sticos
2. Som e propagac¿a¿o em salas
3. Reverberac¿a¿o e EDT
4. Outros factores objetivos: C80, D50, STI, BR e Br
5. RT O¿ptimos: orquestras, ensembles, teatros, pop/rock, estu¿dios 6. modos acu¿sticos e ondas estaciona¿rias
8. Isolamento acu¿stico (princi¿pios ba¿sicos) 9. Paine¿is absorsores
10. Paine¿is difusores
11. Acu¿stica ambiental - Lei e rui¿do.
Objetivos
Adquirir conceitos ba¿sicos de acu¿stica;
Calcular Lp e Lw;
Diferenciar caracteristicas sonoras de fontes emissoras e directividade.
Calcular grandezas relacionadas com acu¿stica musical
Calcular tempos de reverberac¿a¿o.
Calcular modos acu¿sticos de salas
Estudar dados avaliativos de caracterizac¿a¿o acu¿sticas de sala.
Acu¿stica Ambiental - Leis e rui¿do.
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas práticas de captação de som, com trios, quartetos, ensembles e Orquestras ¿ exposição da material a experienciar. Demonstrar como se ouve, capta o instrumento musical. Saber escutar e intervir no sentido de captar o ¿melhor som possível¿ ¿ o mais fiel - face às condições acústicas existentes. Parametrizar e avaliar acusticamente uma sala de concerto/teatro ou estudio. A avaliação é continua, pois a U.C. é essencialmente prática. Frequência = 70% Trabalho prático individual = 30% uma frequência (F); um trabalho prático com relatório (TP) Sessões práticas (SP) A nota da avaliação é obtida de acordo com o seguinte cálculo: AV = (Fx0,7) + (TPx0,3) O limite mínimo de sessões presenciais para os alunos é de 75% das efectivamente leccionadas (estes limites não se aplicam os alunos que tenham estatuto de trabalhador estudante).
Avaliação:
Bibliografia principal
HENRIQUE, L., ¿Acústica Musical¿, Gulbenkian, 1º edição, 2002; EARGLE, J., ¿The microphone book¿, Focalpress, 2005; RUNSTEIN, R. & HUBER, D., ¿Modern Recording techniques¿, 7th edition; GIBSON, D., ¿The art of mixing¿, Mixbooks, 1997; WHITE, G., ¿The Audio dictionary¿, Washington press, 2nd edition, 1995;
BERANEK, L. L.; VE¿R, I. L. ¿Noise and vibration control engineering: principles and applications¿, 4. ed. New York.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala