Captação para Produção de Som
Apresentação
A produção sonora assume um papel de relevo em praticamente todos os domínios das artes dos média. Com a evolução exponencial das tecnológias de informação/ comunicação multimédia as estratégias de gravação e reprodução de som têm vindo a desenvolver-se de modo a responder às necessidades dos novos desafios dos media e do mundo do espectáculo. Deste modo, a disciplina visa transferir um conjunto de referências técnicas e criativas no sentido de dotar os alunos com conhecimentos e competências que permitam consolidar projectos musicais e multimédia com elevado grau de autonomia. Para isso, é necessário abordar as mais recentes e inovadoras tecnologias de gravação e estratégias de captação mono, estéreo e multicanal. A exposição a projectos de investigação em curso nos domínios da gravação e reprodução sonoras favorece o conhecimento em torno do estado da arte das tecnologias do som no contexto específico das artes dos media.
Disciplina do Curso
Produção e Tecnologias do Som (M)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 7
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT2722-16192
Disciplinas complementares recomendadas
Devido à abordagem associada a alguns conteúdos teóricos referentes aos princípios físicos do som, análise de gráficos e tecnologias áudio, pode ser exigido algum esforço logico-matemático na compreensão de alguns conceitos. Deste modo, recomenda-se conhecimentos básicos de física e matemática.
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. Sistemas de transdução dinâmica e electroestática; 2. Microfones: estudo de especificidades técnicas e aplicabilidade; 3. Sistemas de pré-amplificação: estudo de especificidades técnicas e aplicabilidade; 4. Conceitos associados ao áudio digital, sistemas de conversão AD/DA e configuração de sistemas; 5. Sistemas AVID Pro tools HDX: configuração de setups; 6. Signal flow e análise de especificações técnicas de equipamentos de estúdio; 7. Técnicas avançadas de edição, montagem e design sonoro; 8. Metodologias de investigação: análise de gráficos; 9. Técnias de restauro sonoro; 10. Técnicas de captação mono, estéreo e multicanal; 11. Técnicas avançadas de captação e registo para audiovisuais, multimédia e produção musical;: exercícios de aplicação; 12. Captação para produção de ambientes imersivos: surround, binaural 3D, Ambisonics; 13. Investigação, desenvolvimento e tendências tecnológicas futuras; 14. Desenvolvimento de projecto;
Objetivos
Esta disciplina visa favorecer a aquisição de conhecimentos e competências no que respeita especificamente às tecnologias do som e aos processos (técnicos e artísticos) associados à captação e registo de sinais. A disciplina permite igualmente desenvolver e potenciar a criatividade, quer na capacidade para inovar e aprofundar estratégias na consolidação de narrativas sonoras, quer através da capacidade de analisar criticamente estratégias comunicacionais e compreender o papel do som no contexto das artes dos media. A partir das referências técnicas aquiridas, os alunos deverão demonstrar automonia na consolidação criativa de projectos audiovisuais e musicais quer ao nível da planificação de estratégias de captação e gravação, quer ao nível do edição, tratamento e mistura, acrescentando assim, valor ao estado da arte no seu domínio de especialização;
Metodologias de ensino e avaliação
Estratégias de processos ensino-aprendizagem assentes em sessões teóricas de exposição oral apoiados por tecnologias audiovisuais. A disponibilização de documentação (PowerPoint, PDF) de apoio ao estudo é acedido via plataforma e-learning (Moodle). As sessões teórico-práticas (TP) em contexto de sala de aula contam com projecção vídeo, sistemas de sonorização fixas, assistidos por estações informáticas individuais correndo aplicações de análise, edição e mistura. As sessões de gravação são em contexo de estúdio de gravação. Exercícios de aplicação para autonomização de competências. Avaliação: 35% - dossier de produção técnica; exercícios de avaliação contínua - 25%; projecto final - 40%; Só obterão aprovação alunos com pelo 75% de presenças (excpeto estudantes com estatuto de trabalhadores-estudantes);
Bibliografia principal
HENRIQUE, Luis (2002), Acústica Musical, Lisboa, Fundação C. Gulbenkian. HUBER, David M., RUNSTEIN, Robert E. (2005), Modern Recording Techniques, Oxford, Focal Press-Elsevier. OWSINSKY, Bobby (2009), The Recording Engineers Handbook, Boston, Thompson Course Technology. RUMSEY, Francis, McCORMICK, Tim (2009), Sound and Recording, Oxford, Focal Press-Elsevier.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Hedisson Mota 4ª feira 9h00-13h00 U.1.2.