Teoria e Práticas de Estúdio
Apresentação
A disciplina Teoria e Práticas de Estúdio visa favorecer a consolidação de conhecimentos e competências em torno dos equipamentos de estúdio, técnicas mistura e masterização nos contextos da produção audiovisual e musical.
Disciplina do Curso
Produção e Tecnologias do Som (M)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT2722-17419
Disciplinas complementares recomendadas
Devido a conteúdos associados à produção musical no que se refere às etapas de pré-produção, mistura e masterização de projectos discográficos, recomenda-se a frequência e aprovação prévia das disciplinas de Captação para Produção de Som e Desogn e Composição Sonora.
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Objetivos
Esta disciplina visa favorecer a aquisição de conhecimentos e competências no que respeita especificamente às tecnologias e aos processos (técnicos e estéticos) associados às práticas da mistura e masterização. A disciplina permite igualmente desenvolver e potenciar a criatividade, quer na capacidade para inovar e aprofundar estratégias na consolidação de projectos musicais e audiovisuais, quer através da capacidade de analisar criticamente estratégias comunicacionais e compreender o papel do som no contexto das artes dos media. Deste modo, os mestrandos deverão demonstrar autonomia quer no domínio dos processos de mistura e masterização de projetos musicais e audiovisuais quer no desenvolvimento de estratégias e soluções inovadoras/ criativas que acrescentem valor ao estado da arte no domínio de especialização
Metodologias de ensino e avaliação
Estratégias ensino-aprendizagem assentes em sessões teóricas de exposição oral apoiados por tecnologias audiovisuais. Disponibilização de documentação (PowerPoint, PDF) de apoio via plataformas e-learning (Moodle). Sessões teórico-práticas (TP) de tutoria com projecção vídeo e sistemas de sonorização fixas, assistidos por estações informáticas individuais (iMac) correndo aplicações de edição e mistura (Avid Pro tools). Sessões de orientação tutorial de apoio. Desenvolvimento de exercícios de aplicação para autonomização de competências. Disponibilização de dois estúdios de produção de som: estéreo e 5.1 bem como duas salas de edição e montagem. Critérios de Avaliação: a) mistura e masterização de projectos musicais (30%) + exercícios de pós-produção audiovisual/ multimédia (30%); b) projecto final (40%)
Bibliografia principal
IZHAKI. Roey (2008), Mixing Audio: concepts, practices and tools, Burlington, MA, Focal Press-Elsevier; KATZ, Bob (2002), Mastering Audio: the art and science, Burlington, Focal Press; MOYLAN, William (2007), Understanding and Crafting the Mix: The Art of Recording, Burlington, Focal Press ¿ Elsevier; OWSINSKI, Bobby (2014), The Mixing¿s Engineers Handbook (3rd Edition), Boston, Course Technology-Cengage Learning; SAVAGE, Steve (2014), Mixing and Mastering in the Box, Oxford University Press, Oxford; ZAK, Albin (2001), The Poetics of Rock: Cutting Tracks, Making Records, Berkeley, California University Press;
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Hedisson Mota 4ª feira 11h00-13h00 U.1.2