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Universidade Lusófona

Anatomia Funcional II

Disciplina do Curso

Ciências Farmacêuticas

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura; Mestrado | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

100 | 45

Código

ULHT477-4257

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Noções de embriologia
2. Sistema Digestivo
3. Sistema Endocrino
4. Sistema Respiratorio
5. Sistema Cardiovascular
6. Sistema Linfatico
7. Sistema Nervoso e orgãos dos sentidos
8. Sistema Urinario
9. Sistema Genital masculino e feminino
10. Sistema Reprodutor

Objetivos

Esta unidade curricular é destinada a transmitir o conhecimento básico fundamental sobre a anatomia e fisiologia dos diferentes aparelhos e sistemas do corpo humano. Pretende capacitar os alunos para a compreensão da organização do corpo humano, compreendendo a distribuição dos seus órgãos num conceito funcional sistémico. Pretende-se também capacitá-los para observar, descrever e utilizar corretamente a nomenclatura anatómica. Iniciaremos, contudo, com breves noções de embriologia, de modo a
entender as relações fisiologicas e respetivas consequências nos diferentes estadios maturativos ao longo do ciclo vital.
Os sistemas focados na unidade curricular são: sistema digestivo, endócrino, respiratório,cardiovascular,linfático,nervoso,urinario,genital e aparelho reprodutor sempre numa perspetiva anatómica e funcional.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Após a conclusão do curso, o aluno deverá ser capaz de:
- Descrever a estrutura anatómica (macroscópica e histologia) e as funções dos vários órgãos, aparelhos e sistemas do corpo humano e sua fisiologia básica.
- Compreender a coordenação básica entre os diferentes sistemas.

Metodologias de ensino e avaliação

A UC compreende aulas teóricas(T) e teórico-práticas(TP).
Avaliação contínua- a nota final resulta da média ponderada do seguinte:
Aulas T (50%)
- 4 testes de resposta rápida com ponderação global de 10%, (duração máxima de 10 minutos),
- 2 frequências com ponderação de 40%.
Aulas TP (50%)
- 2 testes escritos com ponderação de 10% cada um: o 1º será efetuado até ás férias da Pascoa e o 2º no final do semestre - sem datação previa.
- Testes de resposta curta (10 minutos) com uma ponderação global de 10%.
- Discussão de trabalhos com uma ponderação de 20%
O aluno trabalhador-estudante que opte por avaliação contínua deverá cumprir com os requisitos acima definidos.
Regime de exame: aplica-se aos alunos que por ele optem ou não obtenham aproveitamento na avaliação contínua, abrangendo a totalidade dos conteúdos programáticos.
A melhoria de nota é realizada sob a forma de prova de avaliação oral, englobando a totalidade dos conteúdos programáticos.

Bibliografia principal

1. Netter, F.H. (2011). Atlas de anatomia humana (5ªed). Elsevier.
2. Seeley, R.R., et al., (2011). Anatomia & Fisiologia (8ª ed). Lisboa: Lusodidacta.
3. Van de Graaff, K.M. (2002) Human Anatomy (6th Ed). Boston: Mc Graw Hill International.
4. Young, B., Heath, J.W., (2014) Wheater´s functional histology: a text and colour atlas (6th Ed). Edinburgh: Churchill Livingstone.