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Universidade Lusófona

Biologia Celular I

Disciplina do Curso

Ciências Farmacêuticas

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura; Mestrado | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

100 | 60

Código

ULHT477-3070

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1 A célula
1.1 Teoria celular
1.2 Composição química
1.3 A célula procariota e eucariota
1.4 Mecanismos de transporte
2 Estruturas e organelos celulares ¿ relação estrutura-função
2.1 Membranas biológicas
2.2 Núcleo
2.3 RE, RER e complexo de Golgi
2.4 Mitocôndria
2.5 Cloroplasto
2.6 Citoesqueleto
2.7 MEC
3 Comunicação e adesão intercelular
3.1 Adesão célula-substrato e célula-célula
3.2 Vias de sinalização
4 Genoma
4.1 Dogma central da Biologia
4.2 Diferentes ordens de empacotamento da cromatina
4.3 Genoma procariota versus genoma eucariota
4.4 Conceito de gene
5 Replicação, transcrição e tradução
5.1 Processo de replicação do DNA, garfo de replicação, DNA polimerases
5.2 O processo de transcrição, RNA polimerases
5.3 Processamento dos transcritos primários
5.4 Código genético
5.5 tRNAs e ribossoma
5.6 Produção da cadeia polipeptídica
6 Regulação da expressão génica
6.1 Porquê e como regular a expressão dos genes?
6.2 Diferenciação celular
7 Ciclo celular

Objetivos

Após frequência da UC o estudante conhecerá a estrutura e função de diferentes tipos de células e dos elementos que as constituem, bem como a dinâmica da célula como uma unidade independente ou como elemento de um organismo. O estudante deverá compreender a relação entre a estrutura e a função das células e dos seus constituintes, tal como a importância dos mecanismos de regulação de processos celulares. Compreenderá os mecanismos de armazenamento e transmissão da informação genética.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

A aquisição dos conhecimentos acima referidos são de extrema importância para a futura compreensão dos mecanismos celulares de acção farmacológica. Adquirirá ainda competências em técnicas de manuseamento e análise de células. A promoção da autonomia e responsabilidade no laboratório, bem como a apresentação de um trabalho de pesquisa, irão contribuir para o desenvolvimento de capacidades de organização, trabalho em grupo e pesquisa bibliográfica.

Metodologias de ensino e avaliação

O ensino assenta na exposição teórica, na resolução de exercícios e na discussão em aula, incluindo vários instrumentos baseados no ensino presencial magistral/tutorial e em ferramentas não-presenciais (e.g. moodle). No ensino tutorial são aprofundados conceitos fundamentais do programa através da execução de trabalhos laboratoriais que permitem consolidar a matéria leccionada.

A aprovação requer uma classificação mínima de 9,5 valores.
A)Regime de avaliação contínua ¿ nota final resulta da média ponderada dos seguintes componentes:
¿ Dois testes abrangendo toda a matéria leccionada nas aulas teóricas e laboratoriais (componentes T1 e T2) ¿ 35% x2
¿ Desempenho nas aulas laboratoriais ¿ 10%(A)
¿ Assiduidade e pontualidade (TL) ¿ 5%(B)
¿ Apresentação (+ discussão) de trabalho ¿ 15%(C)

Nota Final = T1(35%) + T2(35%) + A(10%) + B(5%) + C(15%)

B) Regime de exame e exame de melhoria
¿ Prova escrita englobando a totalidade dos conteúdos programáticos, leccionados.

Bibliografia principal

1. Lodish, H et al. (2012), Molecular Cell Biology, 7th Ed, W. H. Freeman and Co. (Informação complementar online: http://bcs.whfreeman.com/lodish7e/#t_800911____)
2. Reece, J. B, Urry, L. A., Cain, L. C., Wasserman, S. A., Minorsky, P. V., Jackson, R.B., (2013) Campbell Biology, 10th ed., Pearson Education, Inc.
3. Campos, L.S. (2008); Entender a Bioquímica, 5ªed. Escolar Editora.