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Universidade Lusófona

Farmacoterapia

Disciplina do Curso

Ciências Farmacêuticas

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura; Mestrado | Trimestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

4 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 60

Código

ULHT477-4553

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Unidade 1 Doenças cardiovasculares
1.1 Hipertensão arterial
1.2 Insuficiência cardíaca
1.3 Doenças vasculares

Unidade 2 Endocrinologia
2.1 Diabetes mellitus
2.2 Disfunção tiróideia
2.3 Menopausa
2.4 Contraceção hormonal

Unidade 3 Doenças respiratórias
3.1 Asma
3.2 Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica
3.3 Doenças do sistema respiratório superior

Unidade 4 Doenças gastrointestinais
4.1 Refluxo gastro-esofágico e úlcera péptica
4.2 Diarreia e obstipação
4.3 Doenças inflamatórias do intestino

Unidade 5 Doenças genito-urinárias

Unidade 6 Psiquiatria e Neurologia

Unidade 7 Reumatologia
7.1 Osteoartrite
7.2 Artrite reumatóide
7.3 Osteoporose
7.4 Gota

Unidade 8 Infeções bacterianas, fúngicas e virais

Unidade 9 Oncologia

Unidade 10 Anemias

Unidade 11 Dor

Objetivos

Na unidade curricular de Farmacoterapia serão abordadas as medidas e os esquemas terapêuticos a aplicar nas patologias de maior prevalência na prática clínica, tendo por base as normas de orientação clínica. Desta forma, pretende-se que o aluno domine os nomes dos princípios ativos de maior relevância para o exercício da profissão farmacêutica e que os associe com a respectiva indicação terapêutica. O aluno deverá adquirir conhecimento integrado dos conceitos de posologia, compliance, associações e interações medicamentosas, contraindicações e racionalidade terapêutica.
Esta unidade curricular pretende capacitar os alunos de conhecimentos e atitudes que conduzam à obtenção, em contexto real, das mais favoráveis relações risco/benefício decorrentes da seleção e da utilização dos medicamentos.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Pretende-se que o aluno desenvolva diversas competências técnicas e científicas na área da Farmacoterapia, de acordo com os objetivos da UC acima descritos. Para além destas competências específicas, a UC contribuirá para o desenvolvimento de competências transversais tais como a capacidade de trabalhar em grupo, o espírito crítico e a exposição e comunicação de temas científicos.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas teóricas expositivas dialogadas. Aulas teórico-práticas que visam a aplicação prática dos conceitos abordados nas aulas teóricas. Baseiam-se numa aprendizagem ativa, recorrendo à consulta de fontes bibliográficas para resolução, apresentação e discussão de casos clínicos. A análise crítica de normas de orientação clínica e a validação terapêutica também estão contempladas. Os alunos farão ainda um estágio observacional de 4 h, no qual acompanharão a atividade de um farmacêutico comunitário.
Avaliação:
A) Em regime de avaliação contínua, consideram-se os elementos:
- Um teste escrito -A
- Estágio observacional, apresentação e discussão de casos clínicos de farmácia comunitária -B
- Exercícios e casos clínicos -C
- Assiduidade e participação -D
Classificação final: CF = 0,65*A + 0,15*B + 0,1*C + 0,1*D

B) Regime de exame: exame escrito englobando a totalidade do programa
C) Melhoria: exame oral englobando a totalidade do programa

Bibliografia principal

1. Ministério da Saúde/INFARMED. Prontuário Terapêutico. Disponível online.
2. Guidelines das Sociedades da especialidade (portuguesas, europeias e americanas)
3. Alldredge, B., Corelli, R., Ernst, M.; Jr, J. G., Jacobson, P.; Kradjan, W., Williams, B. (2012). Koda-Kimble and Young's Applied Therapeutics: The Clinical Use of Drugs. (Wolters Kluwer, Ed.) (10th ed.). Wolters Kluwer.
4. Brunton, L. (2011). Goodman & Gilman ' s The Pharmacological Basis of Therapeutics. In Goodman & Gilman's The Pharmacological Basis of Therapeutics (12th ed., pp. 417-55).