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Universidade Lusófona

Métodos Analíticos II

Disciplina do Curso

Ciências Farmacêuticas

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura; Mestrado | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

150 | 75

Código

ULHT477-3582

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1.Métodos electroanalíticos:
1.1. Condutimetria: princípios e instrumentação.
1.2. Métodos de análise condutimétrica: Condutimetria directa e Titulações condutimétricas
1.3 Electroquímica e introdução aos métodos electroanalíticos.
1.4. Potenciometria: introdução e instrumentação. Potenciometria directa e titulações potenciométricas.
1.5. Técnicas electroanalíticas: Introdução à electrólise. Fundamentos e aplicações: análise electrogravimétrica, coulometria, amperometria e voltametria.
2. Métodos cromatográficos: introdução e optimização da separação cromatográfica. Fundamentos e aplicações: cromatografia de partição, cromatografia planar, cromatografia de permuta iónica e cromatografia em gel.
2.1. Instrumentação e aplicações: Cromatografia em fase líquida de elevada resolução, Cromatografia em fase gasosa e Cromatografia com fluídos supercríticos.
3. Técnicas hifenadas: Conceitos e aplicações.

Objetivos

A unidade curricular de Métodos Analíticos II pretende, na sequência da unidade curricular de Métodos Analíticos I, complementar os conhecimentos já adquiridos nesta área com outros métodos igualmente importantes no âmbito das Ciências Farmacêuticas. Assim, serão abordados métodos analíticos envolvendo a condutimetria, a potenciometria, a electrogravimetria e a coulometria. Por último serão estudados os métodos de separação cromatográficos, com especial relevância para a cromatografia gás-líquido e para a cromatografia líquido-líquido de alta resolução (HPLC), sendo abordada por último a cromatografia com fluídos supercríticos e as técnicas hifenadas.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

As competências desta unidade curricular compreendem o conhecimento dos fundamentos associados às cromatografias e métodos electroanalíticos leccionados e das possibilidades analíticas permitidas por cada uma das técnicas leccionadas. Pretende-se também que os alunos tenham a capacidade para executar, com autonomia, os procedimentos experimentais envolvendo qualquer uma das técnicas analíticas leccionadas e que tenham a capacidade para, com base nos conhecimentos teóricos adquiridos, analisarem de forma crítica resultados experimentais e melhorarem os procedimentos.

Metodologias de ensino e avaliação

A unidade curricular compreende aulas teóricas e laboratoriais. Os conteúdos programáticos são abordados nas aulas teóricas, valorizando os conceitos básicos aplicados aos métodos analíticos II. O material didático de apoio será disponibilizado na plataforma on-line Moodle.
A avaliação contínua engloba: Assiduidade e desempenho 10% (A); dois testes escritos com 35% cada um deles (B); um trabalho laboratorial de mini-projecto, 10% (C); a apresentação e discussão de trabalhos laboratoriais, 10% (D) (final = A (10%) + B1 (35%) + B2 (35%) + C (10%) + D (10%)).
O trabalhador-estudante que optar pela avaliação contínua deverá cumprir com os requisitos acima definidos.
A avaliação por exame final aplica-se aos alunos que por ele optem abrangendo a totalidade dos conteúdos programáticos (exame escrito e exame laboratotial).
A melhoria de nota é realizada sob a forma de prova de avaliação oral, englobando a totalidade dos conteúdos programáticos.

Bibliografia principal

1. Harris, D.C. (2010). Quantitative Chemical Analysis. New York: W. H. Freeman & Co.
2. Skoog, D., Holler, F. J., Crouch S. R. (2007). Principles of instrumental analysis. Belmont: Thomson Brooks/Cole.
3. Skoog, D., Holler, F. J., Crouch S. R. (2013). Fundamentals of Analytical Chemistry, USA: Cengage Learning US.
4. Christian, G.D. (2003). Analytical Chemistry. New York: John Wiley & Sons.
5. Skoog, D., Holler, F. J., Crouch S. R. (2000). Analytical Chemistry: an Introduction. USA: Cengage Learning US.