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Universidade Lusófona

Educação Inclusiva: Gestão Curricular Contextualizada

Disciplina do Curso

Ciências da Educação (M)

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 24

Código

ULHT82-4-14786

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

A educação como exigência do processo de crescimento global
A educação no mundo contemporâneo: a ¿explosão escolar¿ após a II Guerra Mundial.
O acesso à educação: direito ou privilégio?
Evolução da escola portuguesa
Propostas de Veiga Simão
A educação e o 25 de Abril
O conceito de ¿escola para todos¿
Situação actual.
A organização curricular Portuguesa
Currículo e desenvolvimento Curricular
O Currículo como construção cultural e social
As teorias curriculares
O currículo na escola:
As decisões curriculares
Projecto educativo
Projecto Curricular de Escola
Projecto Curricular de Turma

Objetivos

Identificar a importância da escola na sociedade global
Compreender o aparecimento da Escola para todos na sociedade Portuguesa
Compreender o currículo como construção cultural e social
Interpretar o currículo da escola Portuguesa à luz das Teorias Curriculares mais importantes
Identificar os diferentes níveis de decisão curricular

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Ser capaz de problematizar a escola portuguesa em situação de globalização
Ser capaz de refletir sobre as opções curriculares de uma forma fundamentada
Ser capaz de resolver problemas de gestão curricular diferenciada

Metodologias de ensino e avaliação

Exposição para introdução de conceitos
Trabalhos individuais e de grupo sobre as temáticas abordadas
Apresentação de sínteses sobre conteúdos selecionados
Avaliação
Trabalho individual sobre um dos temas abordados

Bibliografia principal

Alves M.P.C., (2004) Um referencial para o projecto curricular de turma, in Currículo e avaliação ¿ uma perspectiva integrada. Porto: Porto Editora, pp. 108-119
Beane J. (2000) O que é um currículo coerente? in Políticas de integração curricular Porto Editora.Pacheco, José Augusto Pacheco.(org).,
Beane J. (2002) Como vai a integração curricular, in Integração curricular: a concepção do núcleo de educação democrática Didáctica Editora.
Flores M. A. (2000) Currículo, formação e desenvolvimento profissional, , in Políticas de integração curricular, José Augusto Pacheco, org., (2000). Porto Editora.
Gaspar, M.I,; Roldão, M.C. (2007) Elementos do Desenvolvimento Curricular. Lisboa. Universidade Aberta
Kilpatrick W. (2006). O método de projecto, Viseu: Livraria Pretexto e Edições Pedagogo
Leite, C (2005). A territorialização das políticas e das práticas educativas, in Mudanças curriculares em Portugal. Transição para o século XXI, Carlinda Leite, (org), Porto Editora.
Macedo B. (1995