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Universidade Lusófona

Ética e Deontologia Profissional

Disciplina do Curso

Ciências da Educação (M)

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 24

Código

ULHT82-3-7310

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1.1 ¿ Delimitação do conceito de profissão
1.2 - A natureza ética da profissão docente
1.3 ¿ A consciência ética
2 ¿ O Problema do Fazer Profissional
2.1 ¿ A cultura docente e as atitudes axiológicas
2.2 ¿ Os mecanismos de qualificação/desqualificação
2.3 ¿ A ética, a moral e a autoridade
2.4 ¿ A ética deontológica, teleológica e da virtude
3 ¿ O Problema do Saber e Querer Fazer Ser Profissional
3.1 - A dimensão intelectual e afectiva da acção moral
3.2 ¿ O pensamento pré-ético e estádios de desenvolvimento moral
3.3 ¿ A função axiológica da utopia
3.4 ¿ O paradigma da responsabilidade e do direito
4 ¿ A Competência Ética
4.1 ¿ As diferentes dimensões da competência ética
4.2 ¿ Competência ética e desenvolvimento profissional
5 ¿ Os Códigos Deontológicos
5.1 ¿ O significado e o alcance dos deveres profissionais
5.2 ¿ Cultura e deontologia
5.3 - As diferentes funções dos códigos deontológicos
5.4 - O carácter configurador e pedagógico dos códigos

Objetivos

1.1 ¿ Realizar um trabalho sobre a problemática abordada no âmbito da disciplina, mobilizando as seguintes competências:
1.1.1 - Demonstrar uma aplicação crítica dos conceitos abordados na análise do processo de qualificação/desqualificação da profissão docente.
1.1.2 - Utilizar argumentos éticos para fundamentar o desenvolvimento profissional como um processo organizacional e de participação individual.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

- Ser capaz de identificar os diferentes níveis de responsabilidade no processo.
- Saber relacionar a competência ética com o desenvolvimento profissional.
- Discutir o código deontológico como afirmação da profissionalidade
- Evidenciar um pensamento reflexivo sobre a natureza ética da profissão docente

Metodologias de ensino e avaliação

Os alunos organizados em pequenos grupos têm que realizar um trabalho sobre a problemática que é abordada no âmbito da disciplina. O trabalho é obrigatoriamente apresentado e discutido por todos os alunos do grupo. Posteriormente, os alunos têm um prazo para corrigirem e entregarem o trabalho por escrito. A nota final do trabalho resulta da média da avaliação feita da apresentação oral e escrita. Os trabalhos não apresentados (ou os alunos que não apresentem) não são avaliados.
Ao longo das aulas os alunos têm obrigatoriamente que realizar individualmente fichas de trabalho (com consulta). Estas fichas servem para ir confrontando o aluno com a matéria que se vai leccionando. Por outro lado, servem de base para fomentar discussão e o esclarecimento de dúvidas acerca da matéria. No final, este elemento de trabalho serve de factor de ponderação (+ 1 ou ¿ 1 valor). A nota do trabalho pode subir ou descer em função do factor de ponderação.

Bibliografia principal

Altarejos, F. et al (1998). Ética Docente. Elementos para uma Deontologia Profesional. Barcelona: Ed. Ariel.
Brás, J. V & Gonçalves, M. N. (2012). A Invenção da Profissão Docente: uma vontade colectiva. Actas do III Seminário da rede de pesquisadores sobre associativismo e sindicalismo dos trabalhadores em educação. Rio de Janeiro: ISBN é 978-85-86315-74-9.
Brás, J. V., Gonçalves, M. N. (2010). A Construção da Profissão Docente na I República ¿ O Movimento Associativo. Entretextos, 19, [http://www.ceief.ulusofona.pt/images/stories/Entetextos_n-_19.
Cunha, P. D´O. (1996). Ética e Educação. Lisboa: Universidade Católica.
Dubar, C.(1997). A Socialização. Construção das Identidades Sociais e Profissionais. Porto: Porto Editora.
Esteves, M. et al (1994). Ética e Deontologia. ¿O Professor¿, 38.
Proença, J. & Brás, J. V (2012). A condição ética das instituições de formação. Actas do XVIII Colóquio da Afirse Deontologia, Ética e Valores na