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Universidade Lusófona

Inclusão Digital

Disciplina do Curso

Ciências da Educação (M)

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 24

Código

ULHT82-4-14789

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Inclusão digital: contextualização e conceitos em curso
1.1. As dimensões da inclusão digital
1.2. A escola diante este novo cenário da sociedade
1.3. Ensinar e aprender com meios digitais para todos
1.4. O novo papel do professor
2. Inclusão digital como fator de inclusão social
2.1. Políticas públicas de inclusão digital
2.2. Poder comunicacional e novas assimetrias
2.3. A comunicação em rede
3. Diretrizes metodológicas no âmbito da inclusão digital
3.1. Programas e projectos de inclusão digital e de formação
3.2. Experiências de inclusão digital em ambiente educacional
4. Software livre: algumas reflexões
4.1. Pressupostos pedagógicos e factores condicionantes na sua utilização.
4.2. Aplicações educativas em rede.

5. Recursos Educativos digitais
5.1. Conceitos
5.2. Reflexões práticas

Objetivos

Adquirir conceitos no âmbito da Inclusão digital e suas dimensões;
Refletir sobre o potencial pedagógico e social das tecnologias de informação e comunicação numa lógica de inovação;
Ter a capacidade de análise crítica de situações no contexto da inclusão digital;
Desenvolver a autonomia e a capacidade de trabalhar colaborativamente, numa perspetiva de formação profissional contínua.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Ser capaz de adquirir conceitos básicos no âmbito da inclusão digital e de os aplicar em contextos de sala de aula ou outros contextos educativos
Ser capaz de desenvolver autonomia e a capacidade crítica em situações de inclusão digital

Metodologias de ensino e avaliação

A natureza teórico desta unidade curricular contribuí para a preparação adequada dos futuros mestres em Ciências da Educação no amplo campo de aplicação profissional em que podem exercer a sua atividade, tendo como referências as exigências colocadas à preparação dos cidadãos no início do Século XXI.
¿ Com base na literatura fornecida, os alunos adquirem os conhecimentos essenciais para poderem analisar criticamente as implicações da inclusão digital na sociedade actual;
¿ Os alunos deverão expor oralmente os seus pontos de vista nas temáticas apresentadas;
¿ Os alunos elaborarão vários tipos de trabalhos escritos e práticos.
Avaliação:
Trabalhos práticos e escritos ¿ 40 %
Recensão crítica ¿ 10 %
Participação na aula ¿ 25%
Portfolio ¿ 25%

Bibliografia principal

Carneiro, R. (Coord.), Rodrigues, A. C., Matos, J. F., Almeida, J. Queiroz & Melo, R. (2010). Recursos educativos digitais. Um serviço público. Centro de estudos dos povos e culturas de expressão portuguesa ¿ F.C.H.. Lisboa-Universidade Católica Portuguesa
Castells, M.(2000). A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra
Lévy, P. (1999). Cibercultura. Rio de Janeiro: Ed. 34
Mcluhan, M. (2002). Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix.
Missão para a Sociedade da Informação (1997). Livro Verde para a Sociedade da Informação em Portugal. Ministério da Ciência e da Tecnologia. Consultado de: http://www.acesso.mct.pt/docs/lverde.htm
Negroponte, N. (1996). Ser digital. Caminho: Lisboa.
OECD. (2012). E-Skills for The 21st Century: Fostering Competitiveness, Growth and Jobs. OECD Publishing.
Ramos, J. L., Teodoro, V. D., & Ferreira, F. M. (2011). Recursos educativos digitais. Reflexões sobre a prática. Cadernos SACAUSEF VII. Ministério da Educação e Ciência/DGI