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Universidade Lusófona

Lideranças Pedagógicas, Currículo e Avaliação

Disciplina do Curso

Ciências da Educação (M)

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 24

Código

ULHT82-3-14783

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1 -Autonomia das escolas, liderança e ação pública - definição de conceitos na literatura científica e a abordagem normativa.

2 - A pressão social e política para a qualidade dos desempenhos escolares: efeitos nas políticas de avaliação do desempenho dos alunos, dos líderes, dos profissionais e das organizações escolares.

3 - Estratégias de desenvolvimento e de regulação organizacional:
3.1 - Áreas de Liderança prática:
A definição da missão da escola e a construção do projeto educativo;
A gestão do currículo;
A promoção do clima de escola
A supervisão pedagógica

3.2 -.A prestação de contas interna e externa como ação política: transparência, democraticidade do sistema, confiança nos líderes e nos profissionais das escolas. .
Etapas e processos de envolvimento de atores e parceiros

4.- Modelos de liderança e suas características distintivas: Liderança Transacional, Liderança Transformacional; Liderança Pedagógica , Liderança Moral; Liderança Distribuída

Objetivos

- Objetivo Geral: Promover o estudo, a reflexão e o debate sobre Lideranças Pedagógicas.
- Objetivos específicos:
Problematizar perceções e práticas de liderança em uso nas escolas: Apresentar diferentes perspetivas de organização escolar, e de modelos de liderança.
Conhecer como a investigação apresenta e analisa a necessidade de uma nova agenda para as políticas de equidade e de aprendizagem.
Analisar modelos de desenvolvimento curricular e de gestão curricular.
Modelos e práticas de avaliação em uso relativas ao desempenho da organização, dos lideres, dos profissionais e dos alunos.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Análise crítica dos fundamentos de uma nova agenda para mudar e melhorar a escola
Analise dos fatores críticos no desenvolvimento da organização escolar e das aprendizagens dos alunos, bem como no desempenho dos líderes escolares.
Pensamento crítico aplicado aos seus contextos de trabalho: relação entre liderança e uso da autonomia na escola de pertença. Casos de boas práticas promotoras da equidade em uso nas suas escolas
Selecionar evidências e construir indicadores para avaliar a escola e seus atores.

Metodologias de ensino e avaliação

Como acima referido, as metodologias de ensino combinam trabalho expositivo por parte do responsável da docência deste módulo, para apresentação das temáticas em análise e desenvolvimento das problemáticas implícitas, tendo três objetivos explícitos:
a) situar as questões a apresentar como objeto de trabalho em oficina de pequenos grupos,
b) indicar literatura a consultar para trabalho individual, cuja reflexão e comentário serão apresentados oralmente e por escrito na aula seguinte.
c) ser modelo e ser fonte de informação.
Estes elementos serão parte integrante do processo de avaliação final, combinados com um exercício de trabalho empírico individual ou em pares, focalizado numa das três vertentes da unidade curricular, constituindo um portfólio ou dossier individual.
Serão critérios de avaliação a correção da fundamentação científica, a reflexão e comentário individual sobre práticas significativas observadas e avaliadas no âmbito da vertente selecionada.

Bibliografia principal

Abrantes, P. (2009). Perder-se e encontrar-se à entrada da Escola - Transições e desigualdades na educação básica. In Sociologia, problemas e práticas, nº 60, 2009, pp.33-52.
EPNoSL (2013)- Critical factors in the discourse on School Leadership from the perspective of Equity and learning. Del 2.1 Final version. in www.schoolleadership.eu/portal/project/delieverables
EPNoSL (2014). Promover a Agenda política sobre Liderança na Escola, na perspetiva da Equidade e da Aprendizagem, www.schoolleadership.eu/portal/project/delieverables
Ferreira, M.; Cardoso, A.P.; Abrantes, J. L. (2013). Fatores Preditores do Sucesso Escolar no Ensino Secundário, in Da compreensão do fenómeno às estratégias para o alcançar. Lisboa: Editora Mundos Sociais, pp. 29 - 58.
Hallinger, P. & Heck R. H. (2010). Collaborative leadership and school improvement: understanding the impact on school capacity and student learning. in School Leadership and Management , Vol.30, No 2, April 2010, pp. 95-110
Leithwood et