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    Universidade Lusófona

    Mestrado em Educação Comparada e Internacional

    Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração

    Candidatar-me a este curso

    Em 2020-21 o estacionamento será gratuito no campus da Universidade Lusófona para todos os alunos de pós-graduação, mestrado e doutoramento do período noturno. Ler mais

    Apresentação do Curso

    A Educação Comparada e Internacional (ECI) é um campo das Ciências da Educação, que está presente nas melhores universidades, sendo uma área de estudo com maior tradição em países anglo-saxónicos. Esta nova oferta formativa da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias vem ocupar um lugar vazio pela ausência de formação especializada no campo da ECI em Portugal e nos países de língua portuguesa e conta com um corpo docente fortemente motivado (e qualificado) nas problemáticas da ECI, que contribuirá para uma formação relevante de um novo perfil de profissionais da educação. Assim sendo, este mestrado visa promover a compreensão dos fatores que contribuem para o desenvolvimento e trajetórias dos sistemas educacionais em diferentes partes do mundo, a nível aprofundado, e promove nos alunos as competências de pesquisa necessárias para entender, comparar e avaliar criticamente as políticas e práticas educativas que caracterizam os processos educativos.

    Despacho do curso

    Despacho n.º 5854/2019, de 25 de junho

    Estado de acreditação pela A3ES

    Acreditado - Deliberação da A3ES

    Data da publicação

    07/05/2019

    Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS

    Mestre | 4 Semestres | 120 ECTS

    Direção do Curso

    António Teodoro

    Coordenação Executiva

    Carla Galego

    Condições de Ingresso

    Podem candidatar-se à frequência deste Curso de Mestrado:
    a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;
    b) titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
    c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente;
    d) detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULHT como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.

    Critérios de seriação:
    - 50% nota da habilitação anterior
    - 50% apreciação curricular
    Candidatos sem habilitação anterior ou sem classificação da habilitação anterior:
    - 75% apreciação curricular
    - 25% Motivação e Justificação

    Requisitos de Graduação

    Ter concluído um total de 120 ECTS

    Objetivos

    Este mestrado visa promover a compreensão dos fatores que contribuem para o desenvolvimento e trajetórias dos sistemas educacionais em diferentes partes do mundo, a nível aprofundado, e promove nos alunos as competências de pesquisa necessárias para entender, comparar e avaliar criticamente as políticas e práticas educativas que caracterizam os processos educativos.

    Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

    Os estudantes desenvolverão a capacidade de entender e se envolver criticamente com:
    - os fundamentos teóricos, históricos e filosóficos da Educação Comparada e Internacional;
    - o trabalho empírico e teórico sobre educação empreendido em campos das ciências sociais;
    - a influência da história e da visão de mundo na construção dos sistemas nacionais de educação e nas políticas educacionais;
    - as influências, princípios e práticas de várias agências governamentais e não-governamentais ligadas ao planeamento educacional e aos diferentes aspetos da educação e formação;
    - o contacto com perspectivas e práticas culturais que informam local e global mente a educação;
    - o uso de abordagens metodológicas para o estudo comparativo e internacional da educação;
    - um amplo conjunto de questões relativas a estratégias de pesquisa em educação

    Saídas Profissionais

    Este mestrado promove o desenvolvimento de competências de empregabilidade, apelativas tanto no setor público como no setor privado, em Portugal ou no estrangeiro. Nesse sentido, os Mestres em Educação Comparada e Internacional poderão vir a desempenhar funções em setores do Estado ligados à educação, em organizações governamentais e não governamentais, em empresas de consultadoria em educação e em centros de investigação.

    Investigação

    APOIO CIENTÍFICO
    Os estudantes do Mestrado participam nas atividades do Centro de Estudos de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (www.ceied.ulusofona.pt), um centro acreditado e financiado no âmbito da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). O programa beneficia de protocolos existentes com diferentes universidades do Brasil, de Espanha, dos EUA, do Chile, da Argentina, de França ou do Reino Unido.

    Observações

    Disciplinas de opção:
    - A Educação em África: da colonização às perspectivas pós-coloniais
    - Perspectivas e reformas nos sistemas educativos ibero-americanos
    - Da consolidação do modelo escolar à escola do futuro: perspectivas e experiências internacionais
    - Educação e formação de adultos: perspectivas comparadas
    - Educação Superior Comparada. Modelos e perspetivas

    Docentes Convidados

    Adriana Sales, Universidade de Brasília
    André Robert, Université Lumière Lyon 2
    Arlinda Cabral, Secretariado Executivo da CPLP
    Carlos Alberto Torres, University of California, Los Angeles
    Célio da Cunha, Universidade Católica de Brasília
    David Rodrigues, Presidente da Pró-Inclusão, Conselheiro Nacional de Educação
    Emílio Lucio-Villegas, Universidad de Sevilla
    José Béltran Llavrador, Universidad Valencia

    Plano de Estudos

    Despacho n.º 5854/2019, de 25 de junho
    1.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
    Economia Política e Educação para o Desenvolvimento1º Semestre5
    Educação para Todos, Direitos Humanos e Cidadania Global1º Semestre5
    Introdução à Educação Comparada e Internacional: História e Problemáticas1º Semestre5
    Metodologias de Investigação I: Introdução1º Semestre5
    Mudança Social e Educação: Perspetivas Comparadas1º Semestre5
    Opção I1º Semestre5
    Acreditação, Monitorização e Avaliação dos Sistemas Educativos2º Semestre5
    Metodologias de Investigação II: Recolha e Análise de Dados2º Semestre5
    Metodologias de Investigação III: Construção do Projeto de Investigação2º Semestre5
    Opção II2º Semestre5
    Regulação Transnacional das Políticas de Educação2º Semestre5
    Sociologia Política da Educação: Análise de Políticas de Educação numa Perspetiva Comparada2º Semestre5
    2.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
    DissertaçãoAnual50
    Seminário II - Participação em Eventos CientíficosAnual3
    Seminário III - Temas Aprofundados em ECIAnual3
    Seminário I - Escrita Científica1º Semestre4

    Valores

    Candidatura

    2020/21
    Titulares de curso superior 140 €
    Titulares de Curso Superior Estrangeiro 325 €

    Matrícula e Inscrição

    2020/21
    Matrícula e Inscrição195 €
    Seguro Escolar40 €

    Propinas

    2020/21
    Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 259,2 €
    Valor por ECTS 8,64 €

    A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona para o presente ano letivo

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