Apresentação do Curso
A Educação Comparada e Internacional (ECI) é um campo das Ciências da Educação, que está presente nas melhores universidades, sendo uma área de estudo com maior tradição em países anglo-saxónicos. Esta nova oferta formativa da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias vem ocupar um lugar vazio pela ausência de formação especializada no campo da ECI em Portugal e nos países de língua portuguesa e conta com um corpo docente fortemente motivado (e qualificado) nas problemáticas da ECI, que contribuirá para uma formação relevante de um novo perfil de profissionais da educação. Assim sendo, este mestrado visa promover a compreensão dos fatores que contribuem para o desenvolvimento e trajetórias dos sistemas educacionais em diferentes partes do mundo, a nível aprofundado, e promove nos alunos as competências de pesquisa necessárias para entender, comparar e avaliar criticamente as políticas e práticas educativas que caracterizam os processos educativos.
Despacho do curso
Despacho n.º 5854/2019, de 25 de junho
Estado de acreditação pela A3ES
Acreditado - Deliberação da A3ES
Data da publicação
07/05/2019
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Mestre | 4 Semestres | 120 ECTS
Direção do Curso
Coordenação Executiva
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se à frequência deste Curso de Mestrado:
a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;
b) titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente;
d) detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULHT como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.
Critérios de seriação:
- 50% nota da habilitação anterior
- 50% apreciação curricular
Candidatos sem habilitação anterior ou sem classificação da habilitação anterior:
- 75% apreciação curricular
- 25% Motivação e Justificação
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 120 ECTS
Objetivos
Este mestrado visa promover a compreensão dos fatores que contribuem para o desenvolvimento e trajetórias dos sistemas educacionais em diferentes partes do mundo, a nível aprofundado, e promove nos alunos as competências de pesquisa necessárias para entender, comparar e avaliar criticamente as políticas e práticas educativas que caracterizam os processos educativos.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
Os estudantes desenvolverão a capacidade de entender e se envolver criticamente com:
- os fundamentos teóricos, históricos e filosóficos da Educação Comparada e Internacional;
- o trabalho empírico e teórico sobre educação empreendido em campos das ciências sociais;
- a influência da história e da visão de mundo na construção dos sistemas nacionais de educação e nas políticas educacionais;
- as influências, princípios e práticas de várias agências governamentais e não-governamentais ligadas ao planeamento educacional e aos diferentes aspetos da educação e formação;
- o contacto com perspectivas e práticas culturais que informam local e global mente a educação;
- o uso de abordagens metodológicas para o estudo comparativo e internacional da educação;
- um amplo conjunto de questões relativas a estratégias de pesquisa em educação
Saídas Profissionais
Este mestrado promove o desenvolvimento de competências de empregabilidade, apelativas tanto no setor público como no setor privado, em Portugal ou no estrangeiro. Nesse sentido, os Mestres em Educação Comparada e Internacional poderão vir a desempenhar funções em setores do Estado ligados à educação, em organizações governamentais e não governamentais, em empresas de consultadoria em educação e em centros de investigação.
Investigação
APOIO CIENTÍFICO
Os estudantes do Mestrado participam nas atividades do Centro de Estudos de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (www.ceied.ulusofona.pt), um centro acreditado e financiado no âmbito da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). O programa beneficia de protocolos existentes com diferentes universidades do Brasil, de Espanha, dos EUA, do Chile, da Argentina, de França ou do Reino Unido.
Observações
Disciplinas de opção:
- A Educação em África: da colonização às perspectivas pós-coloniais
- Perspectivas e reformas nos sistemas educativos ibero-americanos
- Da consolidação do modelo escolar à escola do futuro: perspectivas e experiências internacionais
- Educação e formação de adultos: perspectivas comparadas
- Educação Superior Comparada. Modelos e perspetivas
Docentes Convidados
Adriana Sales, Universidade de Brasília
André Robert, Université Lumière Lyon 2
Arlinda Cabral, Secretariado Executivo da CPLP
Carlos Alberto Torres, University of California, Los Angeles
Célio da Cunha, Universidade Católica de Brasília
David Rodrigues, Presidente da Pró-Inclusão, Conselheiro Nacional de Educação
Emílio Lucio-Villegas, Universidad de Sevilla
José Béltran Llavrador, Universidad Valencia