Apresentação do Curso
O MEISI - curso de mestrado em Engenharia Informática e Sistemas de Informação da Universidade Lusófona de Lisboa constitui o complemento natural para os candidatos que, tendo concluído a licenciatura em Engenharia Informática ou em Informática de Gestão, desejem prolongar os seus estudos com a realização de um 2º ciclo, com o objetivo de obter um maior nível de especialização nos temas de sua escolha e o acesso a níveis de contratação profissionais mais elevados.
Neste sentido, o curso de mestrado em Engenharia Informática e Sistemas de Informação da Universidade Lusófona de Lisboa está claramente vocacionado para a integração em contexto profissional de mestres com uma formação avançada em Engenharia Informática e Sistemas de Informação, aptos a atuarem como líderes em equipas de consultoria e desenvolvimento, ou como investigadores em projetos de base tecnológica inovadora.
Razões para frequentar este curso
- Obter um maior nível de especialização nas áreas da sua escolha e o acesso a níveis de contratação profissionais mais elevados.
- Construir currículos personalizados através da possibilidade de escolher, entre dois ramos de formação em áreas complementares e um leque de Unidades Curriculares opcionais, o percurso que melhor se adequa aos seus interesses específicos.
- Ter acesso a um ciclo de conferências realizadas por representantes de instituições empresariais, de ensino e de investigação, promovendo uma excelente oportunidade para a criação de sinergias entre os candidatos e possíveis empregadores.
- Poder efetuar o trabalho de dissertação inserido em projetos inovadores, pelo facto de uma maioria do seu corpo docente estar agregado aos Centros de Investigação da ECATI (COPELabs e CICANT).
- Tirar partido da articulação com a Lusófona Information Sistemas School (LISS), com o qual o MEISI partilha professores e unidades curriculares, podendo o candidato beneficiar de planos de equivalência entre as duas formações.
Despacho do curso
Despacho n.º 2661/2010, de 9 de Fevereiro, alterado pelo Despacho n.º 13779/2014, de 12 de Novembro
Estado de acreditação pela A3ES
Acreditado - Deliberação da A3ES
Data da publicação
25/07/2014
Registo
R/A-Ef 3033/2011
Auto-Avaliação
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Mestre | 4 Semestres | 120 ECTS
Direção do Curso
Prof. Doutor Paulo Jorge Tavares Guedes
Coordenação Executiva
Secretariado
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;
b) titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente;
d) detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULHT como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 120 ECTS
Objetivos
- Complementar a oferta formativa de 1º ciclo com um currículo de 2º ciclo em Eng.ª Informática e Sistemas de Informação, permitindo a evolução e continuidade do percurso académico dos alunos.
- Promover um ensino avançado, com conteúdos refletindo o estado da arte nos domínios lecionados, fornecendo competências adequadas à realização de atividades de investigação e garantindo uma excelente aceitação no mercado de trabalho.
Possibilitar percursos personalizados, através da proposta de UCs optativas com temas diversos e abordagens académicas ou profissionais em função das aspirações pessoais dos candidatos.
- Promover elevados graus de empregabilidade através da participação de entidades empregadoras empresariais e académicas em aulas e seminários, e do estabelecimento de parcerias específicas.
- Oferecer um ensino de qualidade assente num corpo docente próprio, integrando Mestres e Doutorados com elevado potencial pedagógico e atividades comprovada em investigação.
Destinatários
O curso de mestrado em Engenharia Informática e Sistemas de Informação da Universidade Lusófona de Lisboa destina-se as estudantes que pretendam:
- Adquirir um nível de especialização avançado nas áreas da Eng.ª Informática e Sistemas de Informação, permitindo o acesso a níveis de contratação profissionais mais elevados..
- Adquirir competências para a realização de actividades de investigação e desenvolvimento, garantindo uma excelente aceitação no mercado de trabalho.
Este Mestrado destina-se também a gestores e técnicos que exercem funções nas áreas de coordenação ou desenvolvimento de Projectos de Informática e/ou Sistemas de Informação, que pretendam consolidar os seus conhecimentos nas suas áreas de intervenção e garantir uma efectiva progressão nas suas carreiras profissionais.
Para ingressar neste Mestrado, os candidatos deverão:
- Ser titulares do grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas de Informática e/ou Sistemas de Informação ou áreas afins;
- Ser detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste mestrado
- Ser titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado Informática e/ou Sistemas de Informação e áreas afins.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
O curso de mestrado em Engenharia Informática e Sistemas de Informação da Universidade Lusófona de LisboaI oferece um currículo avançado nas áreas de Engenharia Informática e Sistemas de Informação, integrando as disciplinas que melhor refletem o estado da arte nestes ramos das Tecnologias de Informação, promovendo uma abordagem interdisciplinar entre os aspetos profissionais e de investigação nos projetos de carreira dos candidatos.
O MEISI proporciona assim uma formação avançada nas seguintes áreas tecnológicas:
- Arquitetura de Aplicações Empresariais;
- Gestão de Identidade e Segurança;
- Novos Paradigmas da Internet (Cloud Computing, Redes Sociais);
- Computação de Alto Desempenho;
- Gestão e Otimização de Grandes Repositórios de Informação (Big Data);
- Sistemas de Suporte à Decisão.
Equipamentos e Instalações
A Instituição dispõe de múltiplos espaços adequados ao ensino e formação e particularmente aos cursos que ministra quer ao nível da formação teórica, bem como ao nível de formação prática e laboratorial.
Os cursos dispõem de 23 laboratórios de informática equipados com 527 computadores, de forma a permitir a otimização da aprendizagem na área das Ciências Informáticas, destacando-se os seguintes equipamentos:
¿ Rede WiFi gratuita (eduroam) cobrindo todas as suas instalações;
¿ Datacenters com servidores físicos e virtuais, com ambientes de exploração em vários sistemas operativos, tão distintos como, Linux ou Windows;
¿ Laboratório com servidores, switches, routers, cablagem estruturada, componentes integrados (Raspberry Pi, Parallella, Jetson), bastidores e ferramentas diversas;
¿ Hardware complementar de apoio, tal como, projetores multimédia, quadros interativos, meios computacionais, portais académicos e de conteúdos, assim como, software licenciado dedicado a cada área específica de formação.
Estudos Futuros
O curso de mestrado em Engenharia Informática e Sistemas de Informação da Universidade Lusófona de Lisboa possibilita aos seus diplomados a possibilidade de prosseguirem a sua carreira académica com a realização de um Doutoramento na área das Ciências Informáticas, como por exemplo o Programa Doutoral NEMPS (Novos Media e Sistemas Ubíquos), fornecido pela Universidade Lusófona e o Centro de Investigação COPELABS.
Saídas Profissionais
Através de um ciclo de estudos contando com a colaboração de empresas e instituições de I&D, o MEISI implementa um programa destinado a garantir aos seus candidatos um alto grau de empregabilidade, com destaque para os seguintes perfis:
- Engenheiro / Arquiteto de soluções;
- Arquiteto / Gestor de Sistemas de Informação;
- Business Developper (Inovação e Empreendedorismo);
- Docente / Investigador.
Observações
Entre as principais razões para frequentar o curso de mestrado em Engenharia Informática e Sistemas de Informação da Universidade Lusófona de Lisboa, salientamos as seguintes:
1. Obter um maior nível de especialização nas áreas da sua escolha e o acesso a níveis de contratação profissionais mais elevados.
2. Construir currículos personalizados através da possibilidade de escolher, entre dois ramos de formação em áreas complementares e um leque de Unidades Curriculares opcionais, o percurso que melhor se adequa aos seus interesses específicos.
3. Ter acesso a um ciclo de conferências realizadas por representantes de instituições empresariais, de ensino e de investigação, promovendo uma excelente oportunidade para a criação de sinergias entre os candidatos e possíveis empregadores.
4. Poder efetuar o trabalho de dissertação inserido em projetos inovadores, pelo fato de uma maioria do seu corpo docente estar agregado aos Centros de Investigação da ECATI (COPELabs e CICANT)
5. Tirar partido da articulação com a Lusófona Information Sistemas School (LISS), com o qual o MEISI partilha professores e unidades curriculares, podendo o candidato beneficiar de planos de equivalência entre as duas formações.
O acesso ao MEISI é direto para os alunos das licenciaturas da ULHT da área de Informática (Licenciatura em Engª Informática e Licenciatura em Informática de Gestão), e em geral para qualquer candidato detentor de uma licenciatura na área das Tecnologias de Informação, Matemática, etc. Para uma informação mais detalhada sobre as condições de acesso, consultar o regulamento do MEISI, em particular o Artigo 2º).
Docentes Convidados
Nalgumas Unidades Curriculares são promovidas apresentações feitas por convidados externos, com perfis reconhecidos nas áreas científicas do ciclo de estudos, assim como profissionais de referência em empresas nacionais e multinacionais. Estas iniciativas têm por objectivo desenvolver a capacidade dos estudantes em adquirir e aprofundar conhecimento a partir de exposições realizadas em ambiente de conferência, e simultaneamente dar-lhes acesso ao estado da arte e às evoluções tecnológicas nas áreas da sua formação. Por outro lado, visa promover um contacto permanente do estudante com o mundo científico e empresarial de modo a promover a sua inserção no mercado de trabalho.
Áreas Científicas
Ciências informáticas