Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação
Apresentação
Disciplina de gestão de uma organização informática, focando numa perspetiva prática os aspetos mais importantes da gestão de equipas e organizações informáticas.
Disciplina do Curso
Engenharia Informática e Sistemas de Informação
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 7
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULHT457-2-8341
Disciplinas complementares recomendadas
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. Introdução ¿ Âmbito da Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação - Gestão da Procura e da Relação
2. Caracterização das Tecnologias e Sistemas de Informação Empresariais
- Estrutura organizativa de uma organização informática
- Aplicações e tecnologias
- Infraestruturas
3. Gestão Operacional
- Organização e responsabilidades das equipas
- Gestão financeira de projectos, portfólios e equipas
- KPIs de gestão operacional
- Produtividade e function points
- Gestão Lean de equipas
4. Gestão Transversal
- Gestão do Portfólio
- Arquitectura
- Risco
- Gestão de compras e fornecedores
- Processos e Qualidade
- Recursos humanos
5. Gestão Global
- Plano estratégico
- Orçamento anual e controlo orçamental
- KPIs e alinhamento organizacional
Objetivos
Aprendizagem das matérias e das práticas relevantes na gestão de uma organização informática. Os alunos devem ficar capacitados a entender as responsabilidades, desafios, práticas e competências de uma organização informática, desde as equipas, à gestão intermédia e até ao Director de Informática. Este conhecimento permite aos alunos uma compreensão global da organização informática onde trabalham ou podem vir a trabalhar, ou das empresas suas clientes, melhorando a sua capacidade de integração no mercado de trabalho e de progressão na carreira informática
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino baseia-se em aulas de 2h que têm sempre duas partes: uma parte inicial de exposição pelo professor, e uma parte de pesquisa e trabalho prático pelos alunos.
A avaliação é composta por trabalhos feitos e entregues semanalmente sobre cada um dos tópicos da disciplina, e por uma apresentação final feita na última aula.
Cada trabalho semanal explora o tópico coberto nessa aula. Os alunos terão que pesquisar matéria sobre o assunto e apresentar um resumo com a sua análise do tema.
Bibliografia principal
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Paulo Guedes Sempre disponível por email paulo.guedes@ulusofona.pt