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Universidade Lusófona

Estratégia Empresarial

Curso

Gestão de Empresas (M)

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Trimestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

140 | 48

Código

ULHT461-2580

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. A estratégia empresarial face à complexidade da envolvente.
2. As principais escolas do pensamento estratégico;
3. Análise estratégica
4. Formulação da estratégia
5. Organização, implementação e controlo da estratégia
6. Cadeias de valor globais
7. Ética, responsabilidade social das organizações e corporate governance
8. O roteiro do plano estratégico
9. O ¿Balanced Scorecard¿
10. Novos desenvolvimentos na indústria: sustentabilidade, crescimento inteligente e clusters
11. Estudo de casos

Objetivos

1. Compreender os desenvolvimentos conceptuais e analíticos referentes à estratégia e tomada de decisão em contexto empresarial e em ambientes complexos.
2. Equacionar e discutir o conceito de estratégia num contexto amplo (mercado, tecnologia e regulação).
3. Compreender a relação entre a estrutura e o comportamento dos mercados, a arquitetura das organizações, e a estratégia empresarial.
4. Facilitar a aprendizagem da estratégia através da análise de casos.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

No final os alunos devem ser capazes de:
1. Descrever o que é uma estratégia e equacioná-la no ambiente de negócios
2. Entender como as empresas usam a estratégia para tomar decisões em ambientes competitivos de complexidade crescente
3. Descrever os efeitos nas empresas/organizações quando as suas indústrias são objeto de modelos de negócio e de mudanças estratégicas
4. Perceber a importância da problemática e dos recursos informacionais no desenvolvimento da estratégia
5. Instrumentalizar os diferentes passos subjacentes à formulação, implementação e controlo da estratégia numa organização;
6. Compreender os novos desenvolvimentos no domínio da estratégia

Metodologias de ensino e avaliação

A metodologia de ensino e a avaliação adotada valoriza uma adequada combinação entre a exposição teórica, a auto-aprendizagem e a análise de casos, cuja aferição inclui também a realização de testes. Concretamente, para além da exposição da matéria pelo professor, os alunos são suscitados a desenvolverem metodologias de auto-aprendizagem, onde também se inclui a seleção e análise de casos para facilitar a consolidação da aprendizagem. Um momento de realização de testes (ponderação de 60%), cuja notas serão aferidas numa escala de 0 a 20, entendendo-se por nota positiva um valor igual ou superior a 10, e a realização de um trabalho de grupo (ponderação 40%), permitirão aferir o nível de consolidação de conhecimentos, sendo também valorizada a participação e as intervenções dos alunos nas aulas.

Bibliografia principal

Teixeira, Sebastião, Gestão estratégica, Escolar Editora, 2011, Lisboa
Serra, Fernando; Ferreira, Manuela; Torres, Maria e Torres, Alexandre, Gestão Estratégica: Conceitos e Prática, Lidel, 2010, Lisboa
Freire, Adriano, Estratégia: Suceso em Portugal, Verbo, 1997, Lisboa
Grant, R. (2008), Contemporary strategie analysis, Oxford, Blackwel Publ.
Pigneur, Yves & Osterwalder, Alexander, Criar Modelos de Negócios, D. Quixote, 2010, Alfragide, Portugal
Pessoa, Luis, Estratégias Inovadoras: Como Fazer?, Editora RH, 2010, Lisboa