Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Gestão da Inovação e ID

Curso

Gestão de Empresas (M)

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Trimestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

140 | 48

Código

ULHT461-8376

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Conceitos básicos
Inovação e tecnologia
Inovação e serviços
O ciclo de inovação
Gestão estratégica da Inovação e I & D
Gestão de projectos de Inovação e I & D
Gestão funcional: a inovação e a organização empresarial
Gestão da mudança
Financiamento de projectos de inovação e I & D
Financiamento da inovação e I & D
Inovação e empreendedorismo
Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação
Caracterização empírica da I & D e da inovação em Portugal. Comparações internacionais.

Objetivos

Solidificar conceitos e conhecimentos sobre inovação; Caracterizar os diversos aspetos do processo inovador ; Fornecer conceitos e instrumentos para compreender a gestão do processo de inovação ; Analisar programas e projetos de inovação; Estimular a capacidade de análise, escolha e seleção de propostas no âmbito da gestão de inovação ; Estudar a componente de elaboração de projetos e o respetivo financiamento ; Interiorizar a importância da inovação para o processo empreendedor; Examinar as políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Adquirir conhecimentos básicos acerca da inovação;

Caracterizar os diversos aspectos do processo inovador ;

Fornecer conceitos e instrumentos para compreender a gestão do processo de inovação ;

Analisar programas e projectos de inovação e I & D ;

Estimular a capacidade de análise, escolha e selecção de propostas no âmbito da gestão de inovação ;

Estudar a componente de elaboração de projectos e o respectivo financiamento ;

Interiorizar a importância da inovação para o processo empreendedor;

Examinar as políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Metodologias de ensino e avaliação

Metodologias de ensino:
Aulas teórico-práticas com
Estudos de caso.

Metodologias de avaliação :
Trabalhos Individuais
Testes
Intervenção oral
Participação

Bibliografia principal

Tidd, J., J. Bessant and K. Pavitt (2003), Gestão da Inovação : Integração das mudanças tecnológicas, de mercado e organizacionais, Monitor,Lisboa.

The Oxford Handbook of Innovation, (2004), edited by Jan Fagerberg, David C. Mowery and Richard R., OUP.

Freire, Adriano (2000), Inovação: Novos produtos, serviços e negócios em Portugal, ed. Verbo

Sarkar, Soumodip (2007), Empreendedorismo e inovação, Escolar Editora.

Bessant, John and Joe Tidd (2007), Innovation and entrepreneurship, John Wiley & Sons, Ltd

Ettlie, John E., (2006), Managing innovation, new technology, new products and new services in a global economy, 2nd edition, Elsevier.

Kelly, Tom e Jonathan Littman (2007), As dez faces da inovação: o poder da criatividade e da inovação na empresa, Editorial Presença.

Dantas, J. (2013), Inovação e marketing em serviços. Lidel ed. técnicas.