Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Seminário de Investigação

Curso

Gestão de Empresas (M)

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Trimestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

140 | 48

Código

ULHT461-2723

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

A1. Cap. 1 - Introdução à Investigação em Gestão
A2. Cap. 2 - Definição do Tema e Questões de Investigação
A3. Cap. 3 - Preparação da Proposta de Investigação
A4. Cap. 4 - Teoria e Abordagens de Investigação
A5. Cap. 5 - A Metodologia da Investigação
A6. Cap. 6 - Investigação quantitativa
A7. Cap. 6 - Investigação qualitativa
A8. Cap. 7 - Pesquisa Bibliográfica
A9. Cap. 8 - Considerações Éticas
A10. Cap. 9 - Dados da Investigação e Selecção da Amostra
A11. Cap. 9 - Utilização de Dados Secundários
A12. Cap. 10 - Obtenção e Utilização Dados Primários
A13. Cap. 10 - Tratamento de Dados Primários
A14. Cap. 11 - Análise de Dados e Resultados
A15. Cap. 11 - Análise de Dados e Resultados (cont.)
A16. Cap. 12 - A Redacção e Publicação da Investigação
A17. Cap. 12 - A Redacção e Publicação da Investigação (cont.)
A18. Apresentações de Propostas de Investigação
A19. Apresentações de Propostas de Investigação
A20. Apresentações de Propostas de Investigação

Objetivos

O principal objectivo desta unidade curricular consiste em transmitir aos alunos os conceitos, etapas e métodos fundamentais envolvidos no processo de investigação em gestão. Isto inclui, nomeadamente, a definição do tópico e questões de investigação, a definição do quadro metodológico e os processos de amostragem, obtenção e análise de dados.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

No final da unidade, os alunos deverão ter a capacidade para planear, organizar, desenhar e redigir uma proposta dum projecto de investigação em gestão. Em particular, esta unidade será útil para os alunos que tencionem realizar uma dissertação baseada num trabalho empírico sobre um tópico de gestão que envolva a obtenção e análise de dados.

Metodologias de ensino e avaliação

Nas primeiras aulas, serão apresentadas as etapas e os principais conceitos e métodos envolvidos no processo de investigação. Artigos especificamente seleccionados serão distribuídos para discussão conjunta nas aulas. Os alunos apresentarão na aula, um trabalho de investigação com base num artigo ou tese por eles seleccionado. Os alunos são incentivados a participarem, contribuindo com ideias e reflexões para discussão na aula. O processo de avaliação é baseado numa proposta de investigação elaborada individualmente pelos alunos sobre um tópico seleccionado por eles. A proposta de investigação será apresentada nas aulas ao longo do período lectivo. Um guião detalhado para a orientar a elaboração da proposta será entregue aos alunos.

Bibliografia principal

Bryman A, Bell C, (2011). Business Research Methods, Oxford University Press.
Sampieri R, Collado C, Lucio P, (2006). Metodologia de Pesquisa, Mc Graw-Hill
Saunders M, Lewis P, Thornhill A, (2012). Research Methods for Business Students, Prentice Hall.
Yin R K, (2013). Case Study Research: Design and Methods (Applied Social Research Methods), Sage.