Apresentação do Curso
Este curso é dedicado a psicólogos de formação que pretendam aprofundar o conhecimento sobre a relação cérebro-comportamento e/ou que procurem desenvolver as suas competências em avaliação e reabilitação neuropsicológica. É dada igualmente ênfase à componente de investigação na estrutura curricular deste curso, pelo que psicólogos interessados em desenvolver competências de investigação podem igualmente encontrar uma formação relevante a este nível na área da Neuropsicologia.
Razões para frequentar este curso
- Importância crescente das Neurociências e da Neuropsicologia
- Curso focado na aquisição de competências de avaliação e intervenção
- Promoção do contacto com a prática clínica e a investigação
- Corpo docente com publicações científicas internacionais
- Laboratórios de realidade virtual e neuropsicofisiologia para apoio às atividades práticas
Despacho do curso
Despacho n.º 26209/2009, 30 de novembro, alterado pelo Despacho n.º 10123/2015, 8 de setembro
Estado de acreditação pela A3ES
Acreditado - Deliberação da A3ES
Data da publicação
18/07/2014
Registo
R/A-Ef 3039/2011
Auto-Avaliação
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Mestre | 4 Semestres | 120 ECTS
Direção do Curso
Secretariado
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se a este ciclo de estudos em Psicologia conducente ao grau de mestre titulares de grau de licenciado em Psicologia.
Critérios de seriação:
- 50% nota da habilitação anterior
- Entrevista
- 30% CV Científico ou profissional
- 20% Motivação e Justificação
Candidatos sem classificação da habilitação anterior:
- 80% CV Científico ou profissional
- 20% Motivação e Justificação
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 120 ECTS
Objetivos
O Mestrado em Neuropsicologia Aplicada pretende proporcionar formação especializada e adequada a vários contextos, promover o conhecimento e a prática clínica ao nível da avaliação neuropsicológica e reabilitação cognitiva e desenvolver e estimular competências de investigação, tendo como princípio orientador o modelo do cientista-praticante, que assume que uma boa preparação como profissional implica a aquisição de competências profissionais e de investigação.
Destinatários
Os candidatos deverão ser detentores de um 1º Ciclo/Licenciatura em Psicologia.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
a) Proporcionar formação especializada, através de conhecimentos teóricos e das metodologias atuais nas diversas áreas da Neuropsicologia.
b) Proporcionar formação especializada para a abordagem dos problemas específicos que surgem na atuação prática do neuropsicólogo.
c) Proporcionar formação especializada, possibilitando o domínio das ferramentas de investigação e a capacidade de produzir novo conhecimento científico nesta área de intervenção.
Equipamentos e Instalações
1) Laboratório de Psicologia Experimental equipado com diversas instrumentos de avaliação neuropsicofisiológica, como por exemplo, eletroencefalografia/potenciais evocados, condutância dérmica, frequência cardíaca, eletromiografia/eletro-oculografia e eye tracking.
2) Laboratório de Psicologia Computacional com equipamento de realidade virtual e realidade aumentada.
3) Possibilidade de desenvolvimento de trabalho de investigação e estágio na unidade de I&D associada à Escola de Psicologia e das Ciências da Vida
4) Hei-LAB, reconhecida e financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Estudos Futuros
Programas de especialização e pós-graduação, incluindo programas de 3º ciclo referentes a estudos de doutoramento.
Saídas Profissionais
As saídas profissionais a um estudante com um Mestrado na área da Neuropsicologia compreendem as instituições na área da saúde (Hospitais Públicos e Privados; Clínicas Privadas; Centros de Reabilitação, etc.) que se dediquem ao tratamento de sequelas de doenças neurológicas ou mesmo na área da Saúde Mental. Estas saídas podem também incluir as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) nestas áreas da Psicologia, ou carreira académica pela candidatura a bolsas de investigação para Unidades de Investigação. Tal como qualquer outra área da Psicologia, as saídas profissionais incluem a possibilidade de se desenvolver atividade privada após realização de Estágio Profissional à Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Observações
ATENDIMENTO AOS ALUNOS: segundas-feiras: 10h00-12h30
Contactos: jorge.oliveira@ulusofona.pt
Áreas Científicas
Psicologia