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Universidade Lusófona

Metodologias de Intervenção e investigação no âmbito da Violência Doméstica I

Curso

Riscos e Violência(s) nas Sociedades Actuais: Análise e Intervenção Social

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

162 | 24

Código

ULHT782-14285

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1 - Especificidades na investigação com crianças.
2- A ética na investigação com crianças.
3 - Métodos e técnicas na investigação qualitativa com crianças:
- A Investigação participativa;
- Etnografia com crianças;
-Métodos observacionais;
- Entrevistas;
- Focus Group;
- Métodos visuais
4 - Investigação: Estruturação do projecto , desenvolvimento do trabalho de campo e redacção do texto científico

Objetivos

1.Conceber projectos de investigação, considerando a sua necessidade social, pertinência, adequação e factibilidade;
2.Inventariar métodos e técnicas de investigação em estudos da criança, considerando a sua adequação aos objectivos e orientações teóricas e epistemológicas;
3.Experimentar a aplicação de métodos e técnicas de recolha e análise de informação junto de crianças, em ligação íntima com a realização dos projectos finais de dissertação;

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Desenvolver uma consciência profissional crítica e uma capacidade e competência investigativa na actividade com crianças.

Metodologias de ensino e avaliação

A unidade curricular desenvolver-se-á em seminário, com debate dos tópicos devidamente assinalados nos conteúdos programáticos e com apoio num texto de referência apresentado para cada um dos tópicos e noutros materiais didácticos (normalmente, apresentações em power-point). Promover-se-á o diálogo aberto, a pesquisa orientada de textos, o contacto com experiências e projectos de investigação (nomeadamente, a partir dos repositorium universitários, sempre que necessário).
Avaliação
A avaliação compõe-se de um trabalho escrito individual, constituído pelo projeto de dissertação, sendo relevados os aspetos metodológicos: fundamentos, orientação, métodos e técnicas, aspetos éticos e bibliografia.

Bibliografia principal

Alderson, P., Morrow, V. (2004), Ethics, social research and consulting with children and young people. Barkingside: Barnardos
Christensen, Pia & James, Allison (ed.) (2006) Investigação com Crianças Perspectivas e Práticas. Porto. ESE Paula Frassinetti
Ferreira, Manuela e Sarmento, Manuel Jacinto (2008). Subjectividade e bem-estar das crianças: (in)visibilidade e voz. Revista Electrónica de Pesquisa. Universidade Federal de São Carlos, vol.2, nº 2 http://www.reveduc.ufscar.br/index.php?option=com_content&task=view&id=53&Itemid=50
Graue, M. E. & Walsh, D. J. (2003). Investigação Etnográfica com Crianças: Teorias, Métodos e Ética Lisboa. Fundação Calouste Gulbenkian.
Lange, A., Mierendorff, J. (2009), Method and methodology in childhood research. In Qvortrup, J, Corsaro, W., Honig, M.S. (ed), Handbook of childhood studies. Palgrave MacMillan, Hampshire: 78-95