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Universidade Lusófona

Projeto

Curso

Riscos e Violência(s) nas Sociedades Actuais: Análise e Intervenção Social

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

162 | 24

Código

ULHT782-14287

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Construção do projecto de investigação, de estágio e profissional
1. Projecto de pesquisa e de intervenção
2. Elaboração do desenho do projecto
-Enunciação do pbjecto (formulação do problema) e dos objectivos
- A problemática e/ou qyuadro referencial teórico
3 - Definição do quadro teórico
4 - Estratégias de investigação qualitativa e quantitativa
-Metodologia qualitativa e quantitativa
-Métodos e Técnicas de Investigação
- Universo e Amostra (tipos de amostra)
5 - Planificação do projecto

Objetivos

Compreender os paradigmas e as tendências da investigação;
Construir e definir questões de investigação exequíveis e fundamentar teoricamente;
Reconhecer o melhor caminho a seguir para o desenvolvimento do desenho de investigação e de intervenção.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Os alunos nesta UC desenvolvem conhecimento a nível das metodologias de pesquisa e de intervenção de acordo com os padrões das ciências sociais e humanas e do Serviço Social. Neste âmbito pretende-se que os mesmos desenvolvem capacidade de análise reflexiva e de argumentação que lhe permita construir ideias e defender teoricamente as teses em presença. Para além desta capacidade argumentativa espera-se que os mesmos adquiram capacidade para a construção de objectos de estudo e a realização do plano de trabalho realistas e fundamentados tendo em conta os contextos onde os mesmos irão ter lugar. Operacionalizar um projecto de pesquisa de estágio ou profissional.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas magistrais, com frequência voluntária, seguindo o programa da disciplina de acordo com os objectivos definidos.
Aulas tutoradas, destinadas a esclarecer, clarificar e aprofundar os temas seccionados nas aulas magistrais, com auxílio de material didáctico adequado (exercícios práticos). A metodologia de ensino orienta-se para um processo edutivo centrado nas competências dos discentes e para a compresnão e reflexão conceptual dos temas. A avaliação será contínua valorizando a participação dos discentes na dinâmica de aprendizagem. Avaliação do trabalho de projecto.

Bibliografia principal

1. BLAIKIE, Norman, (2000), Designing Social Research, Cambridge Polity Press (capítulo 4).
2. FLICK, Uwe (2005), ,étodos Qualitativos na Investigação Científica, Lisboa, Monitor.
3.Hill, Manuela Magalhães e Hill, Andrew (2005), Investigação por questionário, Lisboa: Edições Silabo.
5. Moreira, Carlos Diogo (2007), Teorias e práticas de investigação, Lisboa: iscsp.
6. Quivy, Raymond (1992). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.
7. Pérez Serrano, Gloria (2008). Elaboração de projectos sociais casos práticos. Porto: Porto Editora.
8. Vilelas, José (2009), Investigação, o processo de construção do conhecimento, Lisboa: Edições Silabo.
9. Schiefer, Ulrich et al (2007) MAPA, MAPA - manual de planeamento de projectos, Lisboa, Príncipia.