Apresentação do Curso
A área de Serviço Social na ULHT possui um vasto património de experiência no campo académico e na intervenção social e detém uma posição dianteira em termos de prática, inovação e desenvolvimento. Os seus profissionais, quer como produtores quer como executantes das políticas sociais, são, mais do que nunca, indispensáveis na sociedade atual em que se assiste a mudanças diversas que põem em questão as noções de cidadania e justiça social.
O Mestrado em Serviço Social: Gestão de Unidades Sociais e de Bem Estar obedece a uma estrutura curricular com 2 anos letivos (4 semestres). O primeiro ano inclui um tronco comum, onde são trabalhados conhecimentos, competências e aptidões fundamentais para uma prática profissional sustentada na evidência e no desenvolvimento da pesquisa científica autónoma.
Muitos dos profissionais que atuam nos domínios da Economia Social e Solidária (cooperativas, mutualidades, associações), nomeadamente nos setores de intervenção privilegiada das Instituições Particulares de solidariedade social, não possuem competências académicas em gestão, apesar de, cada vez com mais frequência, serem chamados a assumir essas responsabilidades.
Razões para frequentar este curso
- É uma experiência formativa única nos domínios do Serviço Social e da Economia Social e solidária de elevada qualidade.
- É uma contribuição com aprofundamento pessoal.
- É uma fonte indispensável de conhecimentos e competências de gestão aplicadas às áreas sociais não lucrativas, nomeadamente aos sectores de intervenção privilegiada das instituições particulares de solidariedade social (IPSS).
- É uma possibilidade de desenvolvimento/aperfeiçoamento de projetos de gestão de unidades sociais em ambientes institucionais relevantes.
- É uma oportunidade de acesso a funções de elevada qualificação.
Despacho do curso
Despacho nº 1101/2010, de 15 de janeiro, alterado pelo Despacho nº 9637/2017, de 2 de novembro
Estado de acreditação pela A3ES
Acreditado
Data da publicação
02/07/2015
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Mestre | 4 Semestres | 120 ECTS
Direção do Curso
Secretariado
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;
b) titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente;
d) detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULHT como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.
Critério de seriação
- 100% apreciação curricular
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 120 ECTS
Objetivos
Muitos dos profissionais que atuam nos nos domínios do Social (cooperativas, mutualidades, associações), nomeadamente nos setores de intervenção privilegiada das instituições de solidariedade social, não possuem competências académicas em gestão, apesar de, cada vez com mais frequência, serem chamados a assumir responsabilidades nesta área.
Esta lacuna ganha maior evidência se tivermos em consideração estruturas empresariais, detentoras de tais competências, que nos últimos anos vêm investindo em áreas sociais, a partir de bancos, seguradoras e empresas com fins lucrativos, com evidentes níveis de aceitação pública e de eficácia social.
É neste contexto que a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, concebeu e promove um 2º Ciclo de Estudos em Serviço Social - Gestão de Unidades Sociais e de Bem-Estar, com o objetivo de transportar, para os setores sociais não lucrativos, competências avançadas de gestão, sem prejuízo de servir ao mesmo tempo todos os profissionais, independentemente do setor em que a sua atividade se insere.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
Em termos gerais, o Mestrado visa formar profissionais de serviço social e de outras áreas do social, com uma formação avançada e competências em gestão de unidades sociais e de bem-estar.
Em termos mais específicos, o Mestrado proporcionará a aquisição de competências:
De organização, planeamento, orçamentação, acompanhamento e avaliação aplicáveis à gestão;
De aplicação de técnicas de gestão operacional de recursos humanos e de liderança com equipas multidisciplinares.
Equipamentos e Instalações
O Ciclo de estudo dispõe das seguintes instalações de apoio às atividades letivas: Centro de Trabalho Tecnológico, Biblioteca e Salas de Estudos.
Todas as nossas salas estão igualmente equipadas com: Videoprojetor portátil, PC/Netbook portátil e retroprojetor.
Estudos Futuros
Programas de especialização e pós-graduação, incluindo programas de 3º ciclo referentes a estudos de doutoramento.
Investigação
O plano de estudos está configurado de forma a integrar os estudantes nos processos de investigação, através de UC´s especificamente concebidas para o efeito.
Os estudantes têm possibilidade de se integrarem no Centro de Pesquisa e Estudos Sociais (CPES) e respectivas linhas de investigação e grupos de trabalho, iniciando desta forma uma cultura de investigação.
Observações
Horário:
Funciona às 6ª Feiras entre as 18h e as 22h e aos sábados das 9h às 13h
Áreas Científicas
Serviços sociais | Gestão e administração