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Universidade Lusófona

Avaliação e Gestão de Projetos

Curso

Serviço Social: Gestão de Unidades Sociais e de Bem-Estar

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

162 | 24

Código

ULHT794-10947

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1-Conhecimento científico da realidade. O processo de conhecimento científico. Investigação e análise da realidade;
2-Conceitos de planeamento, estratégia, desenvolvimento social e humano e desenvolvimento sustentável. Contexto mundial, europeu e português na modernidade tardia;
3-Planeamento e estratégia do projecto. Racionalidade, dimensão técnico política, construção e reconstrução do objecto. Referenciais teórico-práticos. Diagnóstico social;
4-Dimensão operativa do projecto: destinatários, resultados previstos, intervenção;
5-Processo de execução: acções, actividades, calendarização, diagramas;
6-Avaliação: conteúdo e processo. Apresentação dos resultados. Conclusões.

Objetivos

Problematizar as questões: ciência e conhecimento da realidade;
-Conhecer e identificar os conceitos fundamentais presentes na UC;
-Problematizar a sua interligação com a realidade actual;
-Apreender as origens e causas da metodologia de projecto de intervenção no contexto económico e social;
-Saber operacionalizar as várias fases do projecto;
-Conhecer, criar e aplicar os instrumentos de gestão e avaliação de projectos.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

- Capacitar para a reflexão/articulação conhecimento e realidade da interevnçao;
- Capacitar para o domínio dos modelos de planeamento do projecto;
- Capacitar para a elaboração do diagnóstico a partir da problemática/problema, contexto sócio político e público-alvo;
- Capacitar para o domínio de técnicas de planeamento e avaliação nas várias fases de intervenção;
- Capacitar para a monitorização, validação e legitimação das fases do projecto;
- Capacitar para a utilização, criação e recriação de indicadores de avaliação;
- Capacitar para a análise e avaliação do projecto nas suas várias fases e sobretudo na avaliação final.

Metodologias de ensino e avaliação

Metodologias de ensino:
Aulas interactivas com participação, através do método expositivo ¿ interrogativo;
Debates em painel sobre temas do programa e ou textos;
Trabalho de grupo para apresentação em aula;
Valorização da experiência teórico prática dos mestrandos em debates e apresentação de trabalhos;
Avaliação
Elaboração de um projecto de investigação/intervenção individual, contemplando os seguintes elementos: definição do tema, da problemática, do problema, teorias de suporte, metodologias, justificação, calendarização. Bibliografia.
Classificação: 0-20 valores. Inclui participação em aula.

Bibliografia principal

Ander-Egg, E. e Idáñez, M (1999). Diagnóstico social conceptos y metodologia. Madrid: ICSA.
Ander-Egg, E. e Idáñez, M. (2002). Avaliação de Serviços e Programas Sociais. Lisboa Buenos Aires Madrid: Projecto Atlântida e I Congresso Nacional de Serviço Social 2002.
Baptista, M. (2000). Planejamento Social intencionalidade e instrumentação. São Paulo: Veras.
Coutinho, C. (2011). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática. Coimbra: Almedina.
Herrero, G. e Navarro, J. (2002). Diseño y evaluación de Proyetos sociales. Zaragoza: Certeza.
Rubio, M. e Varas, J. (2004). El Análisis de la Realidade n laIntervención Social Métodos y técnicas de investigación. Madrid: CCS.
Serrano, G. (2008). Elaboração de Projectos Sociais Casos Práticos. Porto: Porto Editora.
Silva, M. (2008). Pesquisa Avaliativa aspectos teórico-metodológicos. São Paulo: Veras.