Apresentação do Curso
O mestrado em Sociologia e Economia do Trabalho: Inteligência Económica e Cooperação no Espaço Lusófono proporciona um conhecimento abrangente da realidade do espaço lusófono, alicerçada na Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), e extensivamente nas regiões económicas que estes países integram. Em particular, favorece a compreensão das dinâmicas económicas, empresariais, sociais, organizacionais, bem como a interpretação dos quadros relacionais e das estratégias dos principais atores da lusofonia, no contexto regional e internacional em que interagem.
As competências interdisciplinares que o mestrado proporciona, alicerçadas na inteligência económica e na sociologia, potenciam o desenvolvimento de um projeto internacional de uma empresa ou outra organização, num ou em vários países do espaço lusófono ou regiões envolventes.
Releva importantes temas relacionados com mercados; economia e sociedade; dinâmicas económicas e organizacionais; o trabalho e a sua organização; estratégias económicas e empresariais, cooperação e competitividade; internacionalização, aspetos multiculturais e gestão intercultural; inteligência económica, redes de conhecimento e de influência; diplomacia económica; intelligence e perception management, integração regional, energia e ambiente, economia do mar, e, dossiês estratégicos da CPLP no contexto da globalização.
Razões para frequentar este curso
- A possibilidade de desenvolver um projeto de uma empresa ou outra organização relacionada com um ou vários países da CPLP.
- O carácter inovador de um 1º Mestrado centrado na internacionalização das empresas, organizações e instituições no espaço da CPLP, com uma abordagem interdisciplinar assegurada pela inteligência económica e competitiva e a sociologia; e uma parceria sólida: CIP; Fundação AIP; CPLP; Escritório da OIT em Lisboa e outra.
- O modelo de Educação/formação - Ação / Conselho, tendo por base uma filosofia de projeto.
- Conhecimentos, capacidades e competências sobre as realidades sociológica e económica, dos sectores empresarial e do trabalho dos países da CPLP e das regiões económicas envolventes.
- Riqueza curricular com Seminários, Fóruns e Ateliers Temáticos, que privilegiam o conhecimento integrado.
- Valor científico e alcance estratégico, empresarial e institucional.
Despacho do curso
Despacho nº 11104/2013, de 27 de agosto
Estado de acreditação pela A3ES
Acreditado - Deliberação da A3ES
Data da publicação
19/07/2013
Registo
R/A-CR 127/2013
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Mestre | 4 Semestres | 120 ECTS
Direção do Curso
Secretariado
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se ao mestrado em Sociologia e Economia do Trabalho: Inteligência Económica e Cooperação no Espaço Lusófono:
a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;
b) titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente;
d) detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULHT como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.
Critérios de seriação:
- 50% nota da habilitação anterior
- 50% apreciação curricular
Candidatos sem habilitação anterior ou sem classificação da habilitação anterior:
- 75% apreciação curricular
- 25% Motivação e Justificação
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 120 ECTS
Objetivos
Dotar o espaço da lusofonia de um mestrado inovador, envolvendo os países da CPLP, numa perspectiva sociológica e económica, que estude os fenómenos contemporâneos da trilogia Trabalho, Economia e Sociedade.
Proporcionar a quadros em organizações, empresas e instituições, formação científica adequada em conhecimento e inovação, que sustente a competitividade e a cooperação. Essa formação estará sustentada numa linha de investigação e ação sob contextos globais, que assuma a multiculturalidade, a multilateralidade e o universalismo, contando com compromissos da rede de parceiros, como a OIT, a CPLP, a CIP e a Fundação AIP. Estudar os modelos de organização, de estruturação social e do trabalho, incluindo a legislação laboral comparada. Modelar processos de inteligência económica ligados à competitividade e à cooperação em múltiplos campos.
Proporcionar aos actores da CPLP um espaço de exposição e debate das suas propostas específicas, visando o seu posicionamento e inserção internacionais.
Destinatários
Licenciados em Sociologia, Economia e Gestão de Empresas ou outros com currículo adequado.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
a) Melhoria dos níveis de conhecimento das realidades amplas dos países da CPLP;
b) Compreensão da fenomenologia e da complexidade inerentes a um espaço político, económico, social e cultural
em processo de afirmação internacional;
c) Melhoria dos níveis de conhecimento das relações causais entre Trabalho, Economia e Sociedade num espaço intercontinental;
d) Aprendizagem das teorias sociológicas contemporâneas como instrumentos de trabalho no âmbito das temáticas centrais deste Mestrado;
e) Domínio de ferramentas e metodologias de análise das variáveis sociológicas para o conhecimento e a intervenção nas respectivas sociedades;
f) Aprendizagem de abordagens, de debate e de restituição que possibilitem a afirmação de alternativas no contexto da complexidade do processo de globalização em curso e de "novas eras mundiais" que se anunciam.
Equipamentos e Instalações
Salas equipadas com Datashow, aparelhagem de som e PC's Desktop. O Campus dispõe de salas de estudo e biblioteca com horário de abertura alargada.
Estudos Futuros
O curso de mestrado em Sociologia e Economia do Trabalho: Inteligência Económica e Cooperação no Espaço Lusófono concede o grau de Mestre em Sociologia e Economia do Trabalho: Inteligência Económica e Cooperação no Espaço Lusófono, aos alunos que completarem os 120 ECTS previstos no plano de estudos, podendo ingressar nos cursos de Doutoramento de 3.º Ciclo, em particular de Sociologia, Economia e Gestão.
Saídas Profissionais
Quadros especializados em organizações, empresas e instituições, consultores e empresários, em áreas de negócio internacional no mercado dos países da CPLP.
Investigação
A investigação no âmbito do curso enquadra-se no CPES - Centro de Pesquisa e Estudos Sociais, da FCSEA, centro I&D acreditado pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Os alunos podem integrar-se nas linhas de investigação existentes.
Observações
Razões para frequentar este curso
- A possibilidade de desenvolver um projeto de uma empresa ou outra organização relacionada com um ou vários países da CPLP;
- O carácter inovador de um 1º Mestrado centrado na internacionalização das empresas (e organizações/instituições) no espaço da CPLP, com uma abordagem interdisciplinar assegurada pela ¿inteligência económica e competitiva¿ e pela ¿sociologia¿; e uma parceria sólida: CIP; Fundação AIP; CPLP; Escritório da OIT em Lisboa e outras;
- O modelo de ¿Educação/formação ¿ Ação ¿ Conselho¿, tendo por base uma filosofia de projecto;
- Conhecimentos, capacidades e competências sobre realidades económica, empresarial, sociológica e do trabalho dos países da CPLP e das regiões económicas envolventes;
- Riqueza curricular com Seminários, Fóruns e Ateliers Temáticos, que privilegiam o conhecimento integrado;
- Valor científico e alcance estratégico, empresarial e institucional.
Áreas Científicas
Sociologia e outros estudos | Ciências sociais e do comportamento - programas não classificados noutra área