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Universidade Lusófona

Desenho Arquitetónico II

Curso

Arquitetura

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura; Mestrado | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

168 | 75

Código

ULHT36-12619

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1º Tema ¿ Introdução da questão da estrutura.
¿ A massa e estruturas maciças;
¿ Estruturas reticuladas;
¿ Estruturas laminadas.
2º Tema ¿ morfologia e síntese expressiva.
¿ Reconhecimento do detalhe e do funcionamento de mecanismos pelo contorno das partes do particular para o geral;
¿ Promover equivalências expressivas entre os registos detalhados e as sínteses construídas pelas potencialidades expressivas das marcas gráficas.
Tema constante relativo a composição
¿ Relação figura fundo
¿ Relação entre figuras

Objetivos

¿ Reabilitação da disciplina do Desenho como elemento infraestruturante nas Artes Visuais e na Arquitetura.
Substituir preconceito pela noção.
Recusar o operatório e procurar o operativo.
Procurar a intenção e excluir o gratuito.
¿ Reconhecimento de um pensamento visual.
¿ Entendimento dos fundamentos da expressão e da composição, num ciclo preparatório para ação projectual da Arquitetura.
¿ Configurar a prática do Desenho como linguagem primordial.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

¿ Capacidade de interdisciplinaridade com a Arquitetura.
¿ Reconhecer o desenho como expressão de uma mensagem formal e artística.
¿ Eleger do meio envolvente os elementos de estímulo gráfico.
¿ Capacidade de comunicar conceitos e impressões recorrendo à potencialidade expressiva dos grafismos.
¿ Conhecer os procedimentos do desenho e as regras do seu pensamento.
¿ Assimilar a sintaxe do desenho.
¿ Registar formas naturais e artificiais.

Metodologias de ensino e avaliação

¿ As aulas de desenho articulam um aspecto formal de contextualização dos temas a abordar em cada sessão e consequente produção presencial dos exercícios práticos propostos;
¿ As aulas decorrem num ambiente de ateliê com acompanhamento e apoio do docente;
¿ Estão previstas aulas no exterior, e visitas de estudo.
¿ Os alunos são incentivados no registo gráfico em formato de diário desenhado.
Aavaliação será continua.
Serão avaliados no decorrer do semestre a participação,interesse/motivaçãoe também o comportamento do aluno na sala de aulas.
No final do semestre cada aluno deverá entregar formalmente umportefólio individual ( formato A3 ).

Bibliografia principal

Dondis, D. A. (1976). La sintaxis de la imagen: introducción al alfabeto visual. Barcelona: Gustavo Gili.
Cota: AQ/394-BC
Kandinsky, Wassily, (1970) Ponto, Linha Plano, Edições 70, col. Arte & comunicação. Lisboa. ISBN: 9789724412856.
Cota: HA/44-BC
Massironi, Manfredo, (1982) Ver Pelo Desenho, edições 70, Lisboa. ISBN: 972-44-0716-0
Cota: AQ/480-BC
Molina, Juan José Gomes (1999) Estratégias del Dibujo en el arte contemporáneo. Madrid: Ediciones Cátedra. ISBN: 8437616948
Cota: AQ/549-BC
AA.VV., (1992) ENCICLOPÉDIA EINAUDI, Criatividade - Visão, edição portuguesa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, Lisboa.
Cota: OR/78.X-BC
Bibliografia complementar:
Collier, Graham (1984) Form, Space and Vision. An Introduction to drawing and design. Fourth Edition. New Jersey :Prentice Hall
Cota (encomendado)
Pignatti, T, (1982) O desenho de Altamira a Picasso. S.l: Livros Abril. Lisboa.
Cota (encomendado)