Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Fundamentos de Arquitetura Paisagista

Curso

Arquitetura

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura; Mestrado | Semestral | 3

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

84 | 30

Código

ULHT36-10669

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Como fundamentos para a abordagem à arquitectura paisagista consideram-se: o conceito de paisagem - transversalidade disciplinar; noções de Paisagem natural, humanizada, rural e urbana; acontecimentos marcantes na âmbito da paisagem; legislação europeia e nacional relativa à paisagem; Convenção Europeia da Paisagem; importância dos valores paisagísticos; conceito de arquitectura paisagista; paisagismo no Ocidente e no Oriente; relação entre paisagismo, arquitectura, urbanismo e território; identificação e caracterização de diferentes tipos e escalas de paisagem; espécies arbóreas mais frequentes em Portugal; o ensino e a prática da arquitectura paisagista em Portugal; o papel da paisagem no contexto de crise actual - novos espaços públicos e participação cívica para a construção de um território sustentável; análise espacial sensível como metodologia aplicável ao projecto de paisagismo; aplicação de metodologia de análise sensível.

Objetivos

Como primeira abordagem, procura-se levar os discentes a entenderem o conceito de paisagem.
A partir dessa base, investe-se na sensibilização em relação aos valores ecológicos, culturais e estéticos inerentes à paisagem.
O discente poderá então conseguir identificar e caracterizar a paisagem natural, humanizada, rural e urbana, bem como compreender a relação entre arquitectura, território e paisagem numa perspectiva multifuncional a diferentes escalas e em diferentes culturas.
Este processo passa pela aprendizagem de uma abordagem sensível à paisagem e ao lugar, aplicável ao projecto de arquitectura paisagista.
Os conhecimentos adquiridos serão aplicados e testados num trabalho de grupo baseado na análise de uma paisagem e num exercício prático de projecto de arquitectura paisagista.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

No final do semestre, os alunos deverão ter adquirido e consolidado conhecimentos relativos à história e ao estado actual do paisagismo, cruzados com referências à arquitectura e ao urbanismo (tanto ao nível internacional como nacional).
De igual modo, deverão reconhecer a importância dos valores paisagísticos e possuir conhecimentos básicos no âmbito das espécies vegetais.
Estes conhecimentos serão de considerar nos seus projectos futuros nos campos da arquitectura e do urbanismo e deverão alertar os discentes para a importância da colaboração com profissionais da área da paisagem.

Metodologias de ensino e avaliação

Combinação de:
a) aulas teóricas
b) aulas práticas para aquisição de conhecimentos técnico-operativos
c) orientação tutorial.
A avaliação final resultará de uma avaliação contínua (15%), de um trabalho de grupo (35%) e de um trabalho prático individual (projecto de arquitectura paisagista) (50%).
Os critérios de avaliação dos trabalhos assentam no nível de elaboração, no seu carácter pessoal e analítico, elaborado com base nos conhecimentos adquiridos, resultando na aplicação coerente da matéria leccionada. No que respeita ao projecto individual, a sensibilidade em relação ao lugar e a criatividade reveladas na proposta serão valorizadas.
Conforme previsto no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos do MIARQ, é obrigatória a presença dos discentes em, pelo menos, 75% das aulas ministradas. Exceptuam-se os alunos com estatuto de trabalhador estudante.

Bibliografia principal

Bibliografia obrigatória:
Cabral, Francisco C. (1993). Fundamentos da Arquitectura Paisagista. ICN
Cota: UR/58-BC
Conselho da Europa (2000). Convenção Europeia da Paisagem. Disp. online
Domingues, Álvaro (2001). "A paisagem revisitada". Finisterra. XXXVI (72), pp. 55-66. Disp. online
Holden, Robert; Liversedge, Jamie (2014). Landscape Architecture. An Introduction. Laurence King
Cota: pedido
Bibliografia complementar:
Beck, Travis (2013). Principles of Ecological Landscape Design. Island Press
Cota: Pedido
Cabral, Francisco C.; Telles, Gonçalo R. (1999). A Árvore em Portugal. Assírio e Alvim
Cota: BO/19-BC
Jellycoe, Geoffrey; Jellycoe, Susan (1995). The Landscape of Man. Shaping the Environment from Prehistory to the Present Day. Thames and Hudson
Cota: AQ/606-BC
Magalhães, Manuela R. (2001). A Arquitectura Paisagista. Morfologia e Complexidade. Estampa
Cota: AQ/92-BC
McHarg, Ian (2000). Proyectar con la naturaleza. Gustavo Gili
Cota: AQ/161-BC