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Universidade Lusófona

Geometria Aplicada à Arquitetura I

Curso

Arquitetura

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura; Mestrado | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

140 | 60

Código

ULHT36-12616

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1 Breve história, contexto e noções básicas dos diferentes tipos de geometria na sua relação com a natureza, arte e arquitetura.
1.1 Aplicação e necessidade da geometria na arquitetura.
2 O plano | Estudos de composição no plano:
2.1 Elementos do plano
. ponto, linha e superfície
. linhas no plano segundo a sua posição
. segmentos: operações, translações, rotações e simetrias
. ângulos: classificação e operações
2.2 Figuras geométricas
. polígonos: classificação
. triângulos: elementos, classificações e relações trigonométricas
. circunferências e círculos: elementos e particularidades
. cónicas: elipse, hipérbole, parábolas
2.3 Proporcionalidade de elementos e figuras; escalas e traçados reguladores
3 O espaço| Estudos de composição no espaço :
3.1 Conceitos de espaço: do paralelismo ao triedro
. tipos de projeção
. múltipla projeção ortogonal e projeção cotada
3.2 Sólidos
. poliedros: classificação
. prismas e pirâmides
3.3 Superfícies de revolução
. cilind

Objetivos

Valorização de uma visão interdisciplinar e criativa.
Estabelecer relação entre diferentes ¿tipos¿ de estruturas¿ geométricas com edifícios icónicos da história ou da arquitetura contemporânea.
Desenvolver a capacidade de visão espacial a partir de traçados bidimensionais.
Dominar relações de escala, simetria, proporção e composição geométrica. Aplicar estes conhecimentos na análise de ¿objetos¿ de arquitetura, arte e design.
Desenvolver a capacidade de composição abstrata a partir da relação entre figuras, sólidos e superfícies geométricas - forma, corpo e superfície. Construção de modelos tridimensionais e sua passagem para desenho bidimensional e vice-versus.
Compreender a relação corpo/espaço. Promover atos performativos, deslocação de objetos, marcação de limites no espaço real e construção de maquetas à escala 1:1.
Relacionar os conteúdos da unidade curricular com o tema geral proposto para o 1º ciclo, com as unidades da mesma área científica e com Elementos da Arquitetura

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Ao concluir a unidade curricular, o discente deverá ter adquirido os seguintes conhecimentos:
¿Dominar os conceitos geométricos fundamentais;
¿Situar-se na problemática da geometria do espaço;
¿Utilizar o sistema das projeções cotadas.
¿Determinar verdadeiras grandezas de distâncias e de ângulos.
¿Elaborar estudos dimensionais de poliedros;
¿Representar sólidos em sistema diédrico e triédrico de projeção.
E capacidades:
¿Compor ou criar de forma criativa e crítica espaços ou objetos a partir de elementos básicos da geometria descritiva.
¿Desenvolver uma linguagem própria e criteriosa de desenho geométrico.
¿Elaborar maquetas de ¿estudos geométricas¿ a diferentes escalas recorrendo a diferentes tipos de materiais e processos.
E competências:
¿Autonomia na capacidade de resolução de todo o tipo de representações que envolvam a problemática da geometria;
¿Utilização de uma metodologia de trabalho que valorize a relação concomitante entre representação bidimensional e tridi

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas práticas e tutoriais, cruzando exposição teórica e iconográfica com abordagens de carácter heurístico e experimental.Realização de visitas de estudo e convite a profissionais - arquitetos, artistas ou outros com trabalho relevante na área dos conteúdos lecionados ¿ para palestras e conversas em aula com os alunos.
Trabalhos práticos individuais e em grupo complementados com 1 Teste.
[enunciados a divulgar no decorrer do semestre]
Média dos trabalhos a desenvolver ao longo do semestre - 70%.
Teste a realizar no final do Semestre - 15% ,Participação e assiduidade ¿ 15%.
[as classificações intermédias são expressas em A, B, C, D, E; a nota final, de 0 a 20].Esta Unidade Curricular não admite exame de 1ª Época.
Só poderão apresentar-se a Exame (2ª Época) os alunos que, não aprovando à disciplina, satisfaçam as seguintes condições:- mínimo de 50% de Presenças;- entrega de pelo menos 1 trabalho com avaliação positiva.
O Exame será conduzido pelos docentes da Unidade Curricular.

Bibliografia principal

Bibliografia obrigatória
CHING, Francis D. K. (2010), Dibujo y Proyecto, Editorial Gustavo Gili, Barcelona.
Cota: AQ/157-BC
Cunha, Luís Veiga da (1997), Desenho Técnico, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
Cota: AQ/ 88 ¿ BC
ELAM, Kimberly (2011), Geometry of Design - studies in proportion and composition, Princeton Architectural Press, New York. Cota: AQ/595-BC
KANDINSKY, Wassily, (1970) Ponto, Linha Plano, Edições 70, col. Arte & comunicação. Lisboa.
Cota: HA/44-BC

Bibliografia de contexto
Ghyka, Matila C. (1983), Estética de las Proporciones en la Naturaleza y en las Artes, Editorial Poseidon, Barcelona.
Cota: AQ/ 206 ¿ BC
MASSIRONI, M. (1983), Ver pelo Desenho ¿ Aspectos técnicos, cognitivos, Edições 70, Lisboa.
Cota: AQ/ 206 ¿ BC
RODRIGUES, Maria João Madeira (2005), Vocabulário Técnico e Crítico da Arquitectura, Quimera, Lisboa.
Cota: AQ/ 35 ¿ BC